Pessoas Não-Binárias Respondem: O que é ser não-binário? Como chamar? Qdo percebeu? - Põe Na Roda

preview_player
Показать описание
Pessoas Não-Binárias respondem: Afinal, o que é ser não-binário? Quando se deu conta de que era assim? Como se referir ou chamar uma pessoa não-binária sem ofender? No masculino, feminino ou gênero neutro? Como família e amigos reagiram? Por que acham que mesmo entre LGBTs há muitos que não respeitam ou entendem a não-binariedade? Participação especial: Gustavo Mendes como Ministra Danada.

⭐️ Participantes do vídeo:

Ane

Miguel

Serginho

Participação especial: Gustavo Mendes

🔥 COMUNIDADE DO PÕE NA RODA NO SPARKLE:

★ ACESSE NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS LGBTs:

★ SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

★ PEDRO HMC
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Algumas (muitas) coisas ainda não estão claras para mim. Por exemplo, nesse próprio vídeo eles falam que roupa não define gênero, dizem que alguns não-binários sequer performam uma feminilidade ou masculinidade. Mas o que é exatamente se identificar como mulher ou como homem? É gostar de usar vestido, maquiagem... é deixar a barba crescer, usar cueca?

A explicação da Ane Molina foi a melhor para mim nesse vídeo, mas ainda não me deixou satisfeito. Ela diz que o não-binário é aquele que não se enquadra 100% em uma masculinidade ou feminilidade que tá no senso comum das pessoas. Mas a maioria dos gays e lésbicas não é assim? Por exemplo, eu sou homem, mas nunca gostei de futebol, sempre me interessei mais por novelas, também não entendo nada de carros, etc... ou seja, isso também não se enquadraria como "menos masculino", de acordo com o senso comum?

Da mesma forma, tenho amigas lésbicas que são bem "masculinas", jogam futebol, raramente usam vestido ou saia, não entendem de maquiagem tão bem etc... isso deveria significar que elas são não-binários?

Em resumo, essas atitudes e características não são apenas uma construção social, ou seja, coisas impostas socialmente para nos enquadrar dentro de um gênero? O que é ser homem, mulher, ou não-binário?

LucasSoares-zvdv
Автор

Eu me considero uma pessoa não binária, eu descobri que era não binária assistindo o põe na roda, nos vídeos de mulheres e homens trans, nesse vídeos e vê que o gênero não está na genital e sim na nossa cabeça, e me perguntei o que me faz uma mulher, porque eu sou mulher e percebi que eu não me sentia uma mulher mas também não era um homem, e isso me quebrou mentalmente entende, eu me cobrava muito para ser feminina, e não me sentia uma mulher e também não me sinto um homem, fiquei feliz em saber que existia uma identidade que eu me encaixava e fui mais feliz depois disso.

milenemoreira
Автор

Sinto que essa identidade deveria ser mais explorada aqui no youtube, as pessoas deviam saber mais, e dar espaço à não-bináries. Sou gênero fluído, e sinto que todos nós merecemos simplismente ser quem somos certo?

teruhashi-san
Автор

Agradeço TER conhecido o Põe na roda e a cada dia poder apreender um pouquinho mais da realidade de todos nós seres humanos e a Nossa vida sexual! Tenho 51 anos sendo cis gay e moro na Argentina! Seria tão fácil nos entender como pessoas que gostam de pessoas, respeitando cada escolha individual sem importar a identidade e escolha de cada um? Vc é feliz na sua vida? Só procura amor e respeita? Se a resposta for sim, não temos mais do que falar! Boa vida! Seja feliz !❤️

norbertoascar
Автор

Sou cis e tenho dificuldade de entender o que são não-binaries, obg põe na roda pelo vídeo, entendi melhor!

بولسوناروهوخاليةبكلفخر
Автор

O mundo tá evoluindo muito,

Só falta o preconceito acabar, algo que é um pouco difícil

ryankunoficial
Автор

Cara é muito legal ver o Serginho, pensar que se ele participasse das edições pós internet ele seria um influenciador gigantesco, pois ele foi muito bem na edição dele em todos os sentidos, deveria ter mais espaço.

Asilvr
Автор

Eu, como pessoa não binarie, esperei tanto por esse vídeo e achei tudo, quero muito mais vídeos com esse assunto Pedro! Ainda existe muita falta de informação e representatividade e esse vídeo foi muito importante! Obrigade põe na roda! 🥰🥰

aguiaires
Автор

Isso aí. Estou com o Serginho. A pessoa tem que ser feliz da forma que lhe for mais confortável.
Ainda chegará o dia em que seremos todos apenas SERES HUMANOS, independente de sexo ou sexualidade, origem, cor da pele, crença ou a falta dela ou qualquer outro rótulo.

Alex_science
Автор

A parte mais importante foi o depoimento sobre como até qdo se fala em transexualidade há uma pressão binária. A validação das pessoas vem da necessidade de uma passabilidade, e cai na mesma armadilha dos esteriotipos do feminismo e masculino.

Parabéns pelo vídeo.

nksilva
Автор

Nossa Pedro, não faz tanto tempo que me descobri gênero fluido que é em si não binário, seu vídeo apareceu, que coisa incrível, no momento eu prefiro que me chamem pelo neutro e ainda tô descobrindo esse mundo e esse vídeo veio em boa hora

Dominik--
Автор

Pra mim, faz mais sentido o que o Serginho falou. Se ele tem um gênero fluído, tanto faz a forma que chamarem ele. Se no dia ele esta mais feminino ou mais masculino, chamarem ele pelo pronome de um ou outro. Eu respeito todo mundo, entendo que o que a pessoa "é", é problema dela e não meu. Eu só conheço LGBTs, nunca conheci ninguém de fora dessa sigla. Se um dia conhecer, vou respeitar igual e tentar chamar do jeito que a pessoa pedir. Só não vejo a gente mudando a língua portuguesa inteira, da noite pro dia, como alguns falam.

marlonfuhlendorf
Автор

Quando estava na Universidade, uma pessoa que também estudava lá, (nascido homem, pelo corpo e barba), alguns dias chegava vestido como homem, algumas vezes como mulher. Nunca conversei com a pessoa, mas sempre observa e admirava, uma pessoa muita estiliza, sempre bem vestida e na moda. Admito que certas roupas daquelas que a pessoa usava, eu usaria se fosse mais magro (não me sinto a vontade com meu corpo, pois, ando acima do peso, e não faço nada pra mudar isso, por enquanto). Só quero destacar que acho muito legal abordar temas como este.
Meu ex-cunhado, acredito que seja uma pessoa não-binária, pois, se bem que ele quase sempre está muito feminina, nunca julguei, sempre acolhi, apesar de fazer mais de 10 anos que não estou mais com a irmã dele, ainda nos falamos e brincamos sempre que nos vemos. Certa vez ele me agradeceu por ser tão respeitoso com ele, pois, sempre dava apoio em tudo que ele fazia, exceto quando ele queria ser uma vadia, pois dava em cima de mim, e eu sempre deixei claro que somos amigos.

jeffersonlucian
Автор

Vídeo importantíssimo. Importante ressaltar que pessoas não-bináries não são o mesmo que pessoas trans, e sim pessoas que não se sentem pertencentes a um gênero único, vivenciando isso de formas pessoais e diversas. Sou uma pessoa não-binária e acredito muito na importância de dialogarmos mais sobre essas pautas, principalmente dentro da nossa comunidade. E isso irá contribuir na vida de todas, todes e todos, sem exceção.

ronaldssilva
Автор

Meninas vestem rosa, Meninos Azul. EU: Arco-íris

Noob-hlmj
Автор

Eu não sei vcs, mas eu me sinto tão bem em vêr (ou ver) anúncios sendo apoio ao lgbtqia+ (sei, as vezes pode ser para ganhar dinheiro), porque antes não tínhamos liberdade de expressão

yummy
Автор

Quando esse novo tema de "não-binário" aparecer nas novelas, muitas pessoas irão querer saber mais e mais. Gostaria de sugerir que o programa falasse sobre casais LGBTQI que parecem irmãos.

claudiomaia
Автор

Eu também sou uma pessoa não-binária e fico muito feliz de ver esse assunto sendo debatido!

Algumas pessoas nos comentários estão em dúvida, então para esclarecer:

Cisgênero: pessoa que se identifica com o gênero atribuído a ela ao nascer, homem ou mulher cis (que são os gêneros binários).

Transgênero: pessoa que NÃO se identifica, totalmente ou em partes, com o gênero atribuído ao nascer. Pode ser homem trans, mulher trans ou pessoa não-binária. Existem diversas identidades dentro da não-binariedade.

"Para que servem tantos termos?"

Gênero é um espectro bastante variado. Imagine uma régua onde em uma ponta você identifica o masculino e na outra o feminino. Todas as pessoas que não estão em um dos extremos da régua (que podem até mesmo não estar na régua) são não-binárias, por isso existem vários termos para expressar melhor como diferentes identidades de gênero funcionam.

Eu me identifico parcialmente com o feminino, mas a intensidade do meu gênero varia, sendo sempre em parte, nunca totalmente mulher. O termo que melhor me define é demigirlflux (não encontrei uma boa tradução para o português).
A minha identidade é diferente de uma pessoa agênero (que não se identifica com gênero nenhum), uma pessoa gênero fluido (que o gênero muda, flui para outro diferente), alguém que é demiboy (uma identidade parcialmente masculina) e assim por diante... Termos diferentes ajudam na compreensão da própria identidade, por isso eles existem.

laiclaro
Автор

Curti muito as falas da ane_molina. Super organizadas, tranquilas e objetivas. Totalmente compreendido.
Sair da caixa, fora da caixa é mais clichê que zona de conforto. Só se sai de uma caixa pra cair numa caixa maior e assim sucessivamente. Pra ser diferente, não poderia haver caixas, mas onde estaria nossa civilização, nossa cultura?!

hudsonandrade
Автор

A palavra de ordem é respeito. Binário ou não binário o importante é sempre respeitar o outro.

marlenepires
visit shbcf.ru