FUNCIONÁRIO DÁ COMIDA NA BOCA DE DEFICIENTE 😱

preview_player
Показать описание
Um vídeo de um funcionário de um fast food dando comida na boca de uma pessoa com deficiência numa praça de alimentação de um shopping de Salvador viralizou nas redes sociais e virou notícia nos jornais do mundo inteiro. Muitas pessoas falaram sobre a boa ação do rapaz, e como o ato de bondade dele foi inspirador. Ou seja, a imagem de uma pessoa com deficiência é usada como caridade mais uma vez. Nada de novo no mundo.

REDES SOCIAIS:

CONTATO:
-----
Música de introdução: Héctor Príamo - Ela é Blues
-----
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Ajudar pessoas sem deficiência não é considerado inspiração e nem viraliza nas redes sociais.*
Não somos pessoas que precisam de caridade. Precisamos de acesso e inclusão DE VERDADE.

Автор

Outro ponto: será que aquela pessoa com deficiência *queria* ser filmada? Imagina como ele se sentiu sendo visto como frágil e dependente por 22 milhões de pessoas

mariafernandaguastini
Автор

Mari, o cara que ajudou deu entrevista e perguntou se ele precisava de akuda, e tambem disse que nao entendeu a reacao das pessoas, pq pra ele foi uma atitude normal de tentar ajudar o outro.
Sou mae de autista, e concordo contigo em partes.
Entendi tua chateacao com os termos (tambem me incomoda), mas acho que te precipistaste e exaltaste ao que tange a atitude do atendente. Quem deu essa sensacao de inutilidade da pessoa com deficiencia foi a midia, nao ele. Talvez se tivesses falado isso sem personaliza-lo, ficaria melhor.
Mas isso nao desabona teu conteudo e nem acho que nao deveria ser falado, pq é o que acontece sempre: ou deixam as pessoas com deficiencia se fodendo e nao oferecem ajuda pra nada, ou ja chegam fazendo tudo sem perguntar.

josi
Автор

O moço com deficiência foi totalmente exposto gente, não tinha parado pra pensar mas QUE HORROR, que matéria agoniante! Socorr

paulabarrosbrizola
Автор

Bem, eu como pessoa com deficiência gostaria de dar minha opinião.
Pra mim, oferecer ajuda não tem nada demais. Até porque tem algumas pessoas com deficiência que tem vergonha de pedir ajuda. Chegar ajudando é péssimo, pois vc estará invadindo o espaço daquela pessoa.
O que me incomoda, de fato, é a supervalorização a quem ajuda uma pessoa com deficiência, porque a partir do momento em que alguém é visto como herói/heroína, logo alguém é o "coitadinho", no caso, a pessoa com deficiência, o que só reforça a visão de pena que as pessoas costumam ter de nós.

crismartini
Автор

É que hoje tá tão difícil ver alguém ajudando sem ganhar ND em troca que td mundo fica chocado qnd vê .acho q e isso

larissagabrieli
Автор

Eu conheço ele pq ele é amigo de meu pai amigão, e ele gostou muito da ajuda .

codbiaa
Автор

Fiquei triste dessa vez com a crítica ao vídeo. :(

Acho importante bons exemplos aparecerem na mídia, porque estimula outras pessoas a "imitarem" e também fazer gentilezas para o próximo, sejam pessoas com deficiência ou não.

Acho que o vídeo viralizou porque é uma ajuda "incomum", mas as pessoas no dia a dia ajudam as outras sem perguntar, em pequenos gestos, tipo segurar uma porta aberta (dessas que fecham com mola) pra pessoa atrás passar sem tomar uma portada na cara.

Ou recolher um lixo ou alguma coisa do chão que alguém derrubou e colocar no devido lugar. Ver alguém meio perdido procurando água, banheiro, fraldário e chegar e falar "Ó, o que você ta procurando ta ali".

É possível e natural fazer essas gentilezas, mas ninguém filma isso porque é rápido, espontâneo e imprevisível. No entanto essas pequenas ajudas causam impacto, eu já fiquei feliz de ver e de ser ajudado. No caso do vídeo a pessoa só teve um pouco mais de tempo pra registrar. E o moço aceitou ajuda, ele podia ter negado, podia ter dito "Eu to ok, consigo comer sozinho, obrigado." Mas ele aceitou ajuda, não penso que ele achou invasivo o atendente.

Enfim, dessa vez pensamos diferente, mas ainda te adoro e sou um feliz mamãozinho. rs :3 ❤️

adonesjb
Автор

É bem verdade, as poucas vezes que tive oportunidade de ajudar pessoas com deficiência, foram elas que me pediram ajuda. Sempre achei que a pessoa poderia se sentir ofendida caso eu me oferecesse, então quando vejo alguém que eventualmente possa precisar, fico meio de olho, acho que se ela realmente necessitar, vai perceber e me pedir ajuda.

helendeandrade
Автор

olha, parece que ele aceitou a ajuda, o funcionário não tava empurrando goela abaixo do cara, essa parte da problematização foi desnecessária, mas no resto concordo.

Pedro-ulgr
Автор

Mas deduziu que o funcionário não perguntou se ele precisava de ajuda, ele pode ter perguntado e o rapaz aceitou... Eu acho que inspira sim esse tipo de atitude pois o mundo ta muito individualista, tomara que a gente chegue ao ponto de não precisar dessa inspiração. Ps: discordei um pouco mas eu amo você, seu trabalho e você me inspira muito.

landremolinario
Автор

Achei um pouco desnecessário o que você falou, é uma coisa banal mas ainda é difícil de acontecer e tenho certeza que as intenções do homem que ajudou foram as melhores.

mariapaulaleandroribeiro
Автор

Claro que palavras como comoção, solidariedade e outras se aplicam bem a uma situação dessas, uma pessoa sem deficiência não costuma precisar desse tipo de ajuda . Da próxima vez que agente ver uma pessoa com deficiência, então é melhor nem se despor a ajudar porque é mal interpretado. Eu achei que esse rapaz não estava esperando aplausos, tenho certeza que ele não pediu para ser filmado.

rizdiaz
Автор

não vi caridade, nem inspiração, vi empatia. o rapaz foi mesmo legal, já a filmagem talvez seja constrangedora.

LucianaSouzas
Автор

sempre que vejo alguém com deficiência visual eu me ofereço pra ajudar, principalmente quando é no semáforo do TICEN (terminal de ônibus), porque fico pensando: "essa pessoa pode estar com pressa, querendo pegar seu ônibus" ou também quando está cheio de vendedor de muamba em cima da guia do chão, me da uma angústia porque os vejo perdidos, então pergunto se precisa de ajuda, para onde vai, e normalmente volto agradecida por ter me dado a oportunidade de ouvir um pouco da história de vida de outras pessoas e muitas vezes ser um motivo de sorriso e alegria no dia de alguem. Uma vez ajudei um senhor muito querido, ouvi suas histórias, em 15 minutos tive gratidão por poder ajudá-lo e por ouvir o que ele tinha a dizer, ele era sozinho e super me agradeceu. Outra vez ajudei um rapaz que estava indo pra faculdade, inclusive trocamos MSN e ele me adicionou e conversamos muito na época. acho q temos q ter empatia e respeito com o espaço do outro, pq concordo contigo, mt gente "faz caridade" em troca de benefícios e fama.

dudinhh
Автор

Acho q se ele não quisesse ajuda pra comer teria dito:não precisa obrigado! Poxa o rapaz queria ajudar....Acho q uma gentileza faz bem a qqr um sendo com deficiência ou não...O mundo tá tão egoísta q ver uma coisa assim realmente não deve passar em branco.... Assim como ajudar alguém com uma sacola, ceder um lugar no ônibus, até desejar saúde a um estranho q espirra...Precisamos mais disso sabe de ser mais humanos uns com os outros....Gostei da atitude do rapaz...Não sou deficiente mas acho q ficaria feliz se eu fosse e alguém dedicasse um pouco do seu tempo a mim ao invés de me olhar atravessado....Mas cada um tem um modo de pensar neh?!?

thamyaraujo
Автор

Se você não gosta disso, proíba que façam com você. Mas, sinceramente, ele apenas quis ajudar, não vejo nada de errado nisto.
Sucesso para você! Você merece, Mari 💕

leticiahasman
Автор

Achei desnecessário. Acho que se ele não quisesse não aceitaria a comida ou não abriria a boca. E ajuda e gestos bons sempre devem ser divulgados.

anasilva-zypq
Автор

Mulher, eu te amo. Sério, obrigada pela tua sinceridade e coragem de expôr tua opinião. Obrigada pelo conteúdo que tu produz, ele é muito necessário ❤

nicrabelosoares
Автор

Caralho Mariana, fiquei minutos aqui refletindo sobre seu vídeo. O MUNDO NÃO TEM NOÇÃO DE COMO PRECISAMOS DESSE SEU VÍDEO!

O que sempre me parece é que os outros não enxergam pessoas com deficiência como pessoas.

drielly