Como a África resiste à pandemia de coronavírus? | #Entendaem1Minuto

preview_player
Показать описание
ENTENDA EM 1 MINUTO ⏲

No último dia 14, completaram-se seis meses desde que, oficialmente, a Covid-19 chegou ao território africano. Foi no dia 14 de fevereiro que o Ministério da Saúde do Egito confirmou que um cidadão chinês era a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus no país e, por extensão, em toda a África. Àquela altura, já se noticiavam também os primeiros casos na Itália, que, semanas depois, seria arrasada pela doença e passaria a acumular milhares de mortes. Se na Europa a pandemia teve efeitos devastadores, o temor era por uma tragédia ainda maior na África, continente mais pobre do planeta, palco de conflitos internos e que, em um passado recente, sofreu com outras epidemias.

Seis meses depois, o continente de 1,3 bilhão de habitantes soma mais de 1,2 milhão de infectados e 26 mil mortes causadas pela Covid-19. É apenas o segundo com menos registros da doença, atrás apenas da Oceania. A título de comparação, o Brasil, um sexto desta população, tem o triplo de infectados e quatro vezes mais mortos. País africano mais afetado pela pandemia até agora, a África do Sul, com mais de 12 mil óbitos, tem um índice de mortes por milhão de habitantes inferior a Suécia, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, entre outros.

Afinal, o que explica esse cenário de aparente resistência ao vírus e que fez com que, pelo menos até agora, não se confirmasse uma tragédia anunciada por pesquisadores e autoridades de saúde? Cientistas ainda estão em busca de respostas mais concretas, mas alguns fatores ajudam a entender: o fato de ter uma população jovem, a experiência adquirida no enfrentamento de doenças como o ebola, atuação conjunta entre os países e adoção de medidas mais severas no início da pandemia.

-------------------------

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

#África #Pandemia #Coronavírus
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Lá não teve a mídia para aumentar as mortes

tonydantas
Автор

Tá sofrendo menos porque tá acompanhando menos isso é obvio

guilhermeapura
Автор

Minha querida, que vídeo é esse! Sei não viu

lanasantiago
Автор

Péssimo....não falou nada com nada!
Medida restritiva mais severa?! Kkkk lá nem teve quarentena quanto mais lockdown num fala merda garotinha

Alexandre-loik
Автор

Achei que vc iria falar que era por conta do calor intenso da África !!!!

eduardodanilonunes
Автор

Em muitos países as pessoas não vivem acima de 60 anos ...

fabioronaldomachadoaita
Автор

Acho que porque, eles recebem poucos turistas, por ser um país muito pobre com pouco atrativo.

edneiad
Автор

Você só esqueceu de mencionar o motivo mais óbvio, o número de viajantes internacionais por lá é muito mais baixa que em outros países.

rolandos.
Автор

Pensei que a Gazeta ia reproduzir as baboseiras do mito!

marcusflorentino