ORAÇÃO A SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD

preview_player
Показать описание
SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD

– Apóstolo da Eucaristia

Patrono dos Retiros Agapeterapia e intercessor pela adoração perpétua no carisma

O Apóstolo da Eucaristia, nasceu em Esère, França, em 4 de fevereiro de 1811, filho do segundo casamento de um comerciante viúvo. Pedro Julião marcou toda a Igreja com o verdadeiro culto a Jesus Eucarístico.

São Pedro Julião Eymard pertencia a uma família tão religiosa que a própria mãe o levava diariamente na Igreja para receber a benção do Santíssimo. Certa vez o menino de cinco anos desapareceu de casa e quando o procuraram na Igreja encontraram Pedrinho com o ouvido colado ao Sacrário com esta resposta nos lábios: “Aqui eu escuto melhor o que Jesus me diz”. Foi à luz do Cristo Eucarístico que descobriu sua vocação ao sacerdócio, a qual se concretizou depois de vencer as oposições do pai, tornando-se assim um padre secular e mais tarde religioso na Congregação dos Maristas. Como sacerdote secular foi zelosíssimo, a ponto de ser comparado ao Cura d’Ars. Passou, a seguir, 17 anos como religioso na Sociedade de Maria, chegando a ocupar cargos dos mais altos nessa família religiosa.

Padre Eymard já notava que havia certo distanciamento do povo da Igreja. Algo precisava ser feito. Rezou muito, pediu conselhos aos superiores e para o próprio Papa Pio IX. Entretanto, percebeu que por meio do Instituto dos Maristas não poderia executar o que era preciso. Deixou o Instituto e foi para Paris. Lá, em 1856, com a ajuda do arcebispo de Paris, fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento. E, depois de três anos, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Mais tarde, também fundou uma Ordem Terceira, em que leigos se comprometeram na adoração ao Santíssimo Sacramento.

São Pedro Eymard percebendo a indiferença do povo para com Jesus Eucarístico e inspirado por Nossa Senhora concluiu: “É necessário tirar Cristo do Sacrário, apresentá-lo ao povo como grande Senhor, Mestre, Salvador, vivo, real em nosso meio”. Viajando toda a França, deixando vários escritos, abrangendo sacerdotes, religiosos e leigos na sua obra em honra ao Santíssimo Sacramento, São Pedro Julião tudo conseguiu por causa do auxílio da graça e têmpera diante dos inúmeros sofrimentos. Durante estes anos de vida eucarística, vemos o Pe. Eymard empenhado em um apostolado que se dirige, sobretudo, aos pobres da periferia de Paris e aos sacerdotes em dificuldade; dedica-se à Obra da primeira comunhão de adultos e atende numerosos compromissos na pregação, centrada principalmente na Eucaristia.

Seus últimos anos de vida foram repletos de sofrimentos, ocasionados estes em boa parte por seus próprios religiosos que já não tinham confiança em seu Santo Fundador. Disse ele nessa penosa conjuntura: “Eis-me aqui, Senhor, no Jardim das Oliveiras; humilhai-me, despojai-me; dai-me a cruz, contanto que me deis também o Vosso Amor e a Vossa Graça”.

A vida e a atividade deste santo estão centradas no mistério da Sagrada Eucaristia. Ao princípio, entretanto, seu enfoque era tributário da teologia de seu tempo, insistindo sobre a presença real. Mas, chegará a livrar-se pouco a pouco do aspecto devocional e reparador que tingia de maneira quase exclusiva a piedade eucarística de sua época, e conseguirá fazer da Eucaristia o centro da vida da Igreja e da sociedade. Permaneceu sempre insistindo: “Nenhum outro centro se não de Jesus Eucarístico”.

Ele foi um dos Santos mais eucarísticos da história da Igreja. Toda a sua espiritualidade e mística estavam centradas na Eucaristia. São Pedro Julião Eymard pôde com seus lábios e vida proclamar: “Para mim, viver é Cristo, e Cristo Sacramentado”.

Faleceu no dia 1º de agosto de 1868, aos 57 anos de idade. Celebramos em sua honra todo dia 2 de Agosto.



A cada dia, como São Eymard, oremos após recebermos a Santa Eucaristia:

“Adoro-Vos, Ó Divino Jesus, vivo e presente na Eucaristia, tesouro inesgotável dos dons celestes; fonte universal de onde o bem, a luz, as virtudes, a felicidade, a bênção, a perfeição e tudo que há de mais puro, belo e santo emanam e difundem-se na Igreja e nas almas.

Pela virtude desta admirável plenitude, dignai-Vos, vo-lo peço, atendei as minhas humildes súplicas, afastai de minha alma e de meu corpo os perigos a que estão expostos, e concedei-me a graça de que tenho premente necessidade. Com inabalável confiança vo-lo peço e, em retribuição de vossos benefícios, ofereço-me sem reserva para Vos amar, servir e glorificar no adorável Sacramento da Eucaristia. Amém.”

São Pedro Julião Eymard, rogai por nós e por nossa Comunidade!

🥰⭕👩‍💻Inscreva-se no canal
⭕👍Deixe seu Like
⭕🔔Ative o sininho de notificações
⭕📲Compartilhe com os amigos
⭕👨‍👩‍👧‍👦Compartilhe com seus familiares
Рекомендации по теме