FALA, BIBLIOTECÁRIA: BIBLIOTECONOMIA X CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO por Gabriela Pedrão

preview_player
Показать описание
Para comemorar o dia do bibliotecário, resolvi trazer uma discussão (saudável) para o canal!
Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer aqui que todas as afirmações que faço em vídeo foram pesquisadas, ok? ;)

- Precisa de ajuda na sua biblioteca ou acervo? Entre em contato para saber sobre meus serviços de consultoria! –

*ME ACOMPANHE:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

ótimo vídeo Gabriela, estudo na UFG, e faço Biblioteconomia. Acho a grade curricular bem completa, e a maioria dos meus professores são doutores em ciência da informação, acho incrível, não vejo disputa também, pelo contrário, penso que são complementos um para o outro.

amandacarolteles
Автор

Resolvi cursar biblioteconomia aos 39 anos e a cada video seu me certifico que fiz a escolha certa. Você é uma inspiração!!! Muito obrigado.

fabioc
Автор

Gabriela eu comecei o curso de Biblioteconomia aos 59 anos, já havia alguns anos que queria fazer esse curso, mas a oportunidade veio enfim. Acho que esses esclarecimentos sempre são válidos, você fez a pesquisa e nos trouxe o que encontrou e a sua opinião, isso simplesmente eleva o nosso nível de conhecimento. Muito obrigada.

ritaribeiro
Автор

Aqui na Ufscar é BIBLIOTECONOMIA E CIENCIA DA INFORMAÇÃO.. eu sinto um peso pros dois lados, é bem completo! Quem sair daqui vai sair muito bem preparado pra trabalhar numa biblioteca ou centros de informação e também vai sair apto pra continuar na científica e ir pra um mestrado e doutorado.. por isso to bem feliz na Ufscar hahahaah
Adorei o video, sim só consegui ver esse agora husauhsauhsa hazzô, miga!

nathaliacardosoleu
Автор

Não se preocupe com pessoas que não contribuem com a área. Que não tem disciplina de estudo, que não dedicam o seu tempo para oferecer o que há de melhor no coração. compartilhar conhecimento como você.

gabrielacrispimdasilva
Автор

De acordo com o que professores do meu curso de Biblio, no ES, Ciência da Informação seria uma área maior onde está incluído além de Biblioteconomia as áreas de Arquivologia e Museologia. Bjs, adoro esse quadro do canal.

louiselima
Автор

A Biblioteconomia é MUITO mais antiga que a Ciência da Informação. Essa segunda só surgiu em 1962 enquanto que a biblioteconomia existe desde tempos muito antigos. Mas seus conceitos básicos que existem até hoje datam de 1627, com a obra de Gabriel Naudé "Advis pour dresser um bibliothéque", que era tipo um manual de instrução para bibliotecários. A confusão entre as duas surgiu quando começou a haver uma preocupação devido a muito informação registrada ter começado a surgir, e como se deve recuperá-las quando se for necessário.

WitchettyMan
Автор

Parabéns Gabriela Bazan Pedrão, muito bom esse seu trabalho, suas ponderações e principalmente sua capacidade de exposição. Alguns detalhes sobre o vídeo: apesar da grade da USP de Ribeirão quase não apresentar diferenças de quando você cursou, o grupo de disciplinas técnicas do núcleo da biblioteconomia (representação, linguagens documentárias, etc) foram realinhadas e hoje contam com docentes com formação mais específica para ministra-las. Também é importante ressaltar que o trabalho técnico nem sempre é dentro da biblioteca, ele pode ser feito fora dela, e inserimos na nossa grade disciplinas que tendem a fortalecer a atuação junto a empresas, industrias entre outros setores, como: bibliometria, gestão de documentos eletrônicos, comunicação científica, gestão de conteúdo digital, inteligência competitiva, gestão do conhecimento, entre outras. Destaca-se ainda que continuamos com as disciplinas de formação e embasamento crítico e sócio-cultural que você encontrou por aqui!! É sempre um orgulho ter você como nossa egressa!!

joseeduardosantaremsegundo
Автор

Achei excelente a sua abordagem! Concordei com tudo! Só pra acrescentar, existe o curso de mestrado em biblioteconomia na Unirio. E um mestrado profissional, e não acadêmico, mas acho q é o único que não tem o "ciência da informação" no nome.

anapatguimaraes
Автор

Muito boa sua explanação. Eu me formei pela FESPSP e o curso chama-se BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO e consegue oferecer aos graduandos boa formação técnica e uma ótima visão da ciência da informação. Vale a pena você olhar o site da Fespsp. Beijos.

denissilva
Автор

Gabriela parabéns pelo vídeo, realmente é há algumas diferenças sim e que bom que ter você explicando para os futuros acadêmicos possam se informar direito sobre qual área ele terá mais afinidade e esta até mesmo preparado. Eu por exemplo ficaria mais contente se aqui na UFPA (Belém) tivessem grades com disciplinas mais voltadas para o social, histórico e antropologico, mas aí já que estou apredendo as técnicas facilita eu prestar um concurso e depois aprendo mais o que quero nas pós.
sucesso aí. Por favor grave mais vídeos falando sobre nossa área, o YouTube ta carente disso ( olha a responsabilidade)

keillanihira
Автор

Muito obrigada. Você esclareceu algo que me atormentava. Agora sou sua fã. Fala de forma clara e concisa.

gabrielacrispimdasilva
Автор

Legal. Acho q essa análise do currículo dos cursos é mt importante. Conheço 2 pós em biblio. Uma é especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Signorelli, e a outra é o mestrado em Biblioteconomia do Cariri- Juazeiro do Norte.

viagemastraldakini
Автор

Oi Gabriela. Obrigada pelo vídeo. Acho que é por aí mesmo. Parabéns pela análise. Cursei Biblioteconomia na UFAM e senti isso mesmo, um curso mais técnico, e a Iniciação Científica me ajudou a ampliar algumas leituras. Ah, a profa. Henriette Ferreira Gomes, da UFBA, me parece ser maravilhosa, pelos textos que ela publica. Quero um dia estudar com ela na pós-graduação, mas terei que batalhar bastante porque a seleção de lá não me parece fácil...rsrs. Um abraço.

raquelmaciel
Автор

Ótima explanação!Fiz Biblio e Gestão de Unidades de informação e estava curiosa sobre os detalhes de cada uma!

danielamariano
Автор

Estudei Biblioteconomia na UFMG, (o nome do curso é Biblioteconomia) a exemplo de sua graduação na USP, pude perceber ao me inserir no mercado de trabalho que meu curso foi mais voltado para a parte teórica e crítica. Não acho que tenha sido ruim, pelo contrário, foi um curso que gostei imensamente, abriu minha mente para muitas perspectivas diferentes, agradeço meus professores por isso, mas infelizmente o mercado de trabalho ainda busca o bibliotecário tradicional, e nesse ponto foi um pouco difícil aprender a técnica que foi falha na graduação. Tenho consciência que é difícil equilibrar a parte teórica e técnica em quatro anos. Mas é um curso que amei fazer é uma profissão que amo e recomendo muito.

fabianrodrigodossantos
Автор

Legal! Tenho, agora, outra perspectiva sobre sua profissão. A propósito: parabéns pelo canal e pelo dia do bibliotecário(a)!

mawoliveira
Автор

Gabi... Estou correndo atrás de informações sobre cursos no seguimento da nossa querida Biblioteconomia fora do Brasil! Fica uma dica para falar sobre o tema! Agradeceria muito tua forcinha! Beijinhos querida! Te acompanho direto! <3

pattiprestes
Автор

Excelente vídeo Gabriela. Me ajudou bastante. Não veio rivalidade nisso, concordo plenamente com você. O importante é conhecer os dois lados e estudar bastante, pois o conhecimento liberta o ser humano da ignorância. Parabéns!!!

fabiothales
Автор

Aqui na UnB estão fazendo uma reforma curricular. E só se chama "biblioteconomia". Queriam incluir CI mas isso deu tanta discussão quanto ao seu último vídeo. Cê é maravilhosa. Adoro teus vídeos e invejo a sua formação social/científica porque me encaixo nessas que querem trabalhar com pesquisa mas têm um ensino voltado pro mercado de trabalho. Tenho um professor formado pela UNESP incrível que começou a incluir esse lado mais social e de pesquisa e estou amando. Espero que, com a reforma curricular, a gente chegue perto da UFBA. Um beijão :3

MrGrazigomes