A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA: Entenda o Mundo Bipolar | Aula de Geografia para o Enem

preview_player
Показать описание

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS

/// SOBRE O VÍDEO
A Guerra Fria foi um importante momento político e econômico da história do mundo. Aprenda sobre a geopolítica da Guerra Fria nesta aula do professor Raphael Carrieri para mandar bem nas provas do Enem e dos vestibulares!

Com o fim da guerra, a Europa e vários países de outros continentes sofreram intenso declínio econômico, com cidades destruídas e produções agropecuárias e industriais arrasadas. As duas guerras mundiais foram responsáveis por encerrar a hegemonia europeia conquistada nos séculos anteriores.

O continente se viu economicamente desorganizado e refém da urgência pela reconstrução. A partir de então, uma nova ordem mundial polarizada se iniciava, com duas potências que saíram vitoriosas da guerra disputando o poder: Estados Unidos da América e União Soviética (URSS).

Essa reordenação do mundo em dois blocos antagônicos foi a regra durante toda a Guerra Fria. No continente europeu, havia uma linha que delimitava nitidamente a divisão espacial entre os dois sistemas políticos e econômicos, conhecida como “cortina de ferro”.

Em 1947 – mesmo ano de lançamento do Plano Marshall, que consistia numa ajuda econômica de grandes proporções dos EUA às nações europeias destruídas pela guerra, visando consolidar o capitalismo na região –, as relações entre as duas superpotências se acirraram.

Juntamente com o Plano Marshall, houve o lançamento da Doutrina de Contenção (ou Doutrina Truman), por parte do presidente dos EUA, Harry Truman, que afirmava abertamente ter a firme intenção de barrar o avanço do socialismo no mundo. A partir de então a Guerra Fria é, de certo modo, oficializada.

Isto abre um período de cerca de 40 anos de disputas mais ríspidas, com a corrida armamentista e tecnológica (aeroespacial, inclusive) e os intentos de ampliação de suas áreas de influência adquirindo maior intensidade. Todos os acontecimentos político-militares do período em todo o mundo (1947-1989) eram acompanhados de perto pelos dois países.

Precavendo-se nesse sentido, ainda em 1949, os EUA lideraram a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Essa aliança militar formou um sistema de defesa multinacional, reunindo, além do país líder, Canadá e diversos países também capitalistas da Europa.

A resposta soviética veio em 1955, com a criação do Pacto de Varsóvia. A organização tinha basicamente o mesmo objetivo: a defesa militar comum entre seus associados, que eram adeptos do sistema socialista aliados da URSS – extinto em 1991, com o fim da União Soviética.

A partir de 1985, o governo de Mikhail Gorbachev se viu obrigado a ceder, iniciando uma transição política e socioeconômica (Perestroika). O governante reformulou a economia, transformando o sistema de produção e da propriedade, além de introduzir mecanismos de mercado.

Como a resistência de setores comunistas era intensa, sua administração implementou um conjunto de reformas que garantiam a liberdade de expressão e informação (Glasnost), visando a propaganda e apoio popular para as mudanças em andamento.

A política de austeridade levou a URSS a consolidar acordos de desarmamento com os EUA. O objetivo era eliminar os gastos da corrida armamentista e recuperar sua economia. Essas medidas ocasionaram um efeito dominó, com a queda dos governos socialistas no Leste Europeu, a democratização das instituições e a abertura às eleições livres e diretas.

Essas mudanças tiveram efeitos imediatos nas dinâmicas fronteiriças, com a paulatina liberação de migrações entre as áreas capitalistas e socialistas. Contudo, foi a própria população que se encarregou de garantir as aberturas de caminhos.

Entre novembro de 1989 e outubro de 1990 consolidava-se o marco do fim do modelo de socialismo da URSS: a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha – que até então era dividida em Alemanha Ocidental, capitalista, e Alemanha Oriental, socialista.

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Introdução
01:00 O fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria
03:10 A polarização entre Estados Unidos e a União Soviética
05:25 A geopolítica da Guerra Fria
06:19 O Plano Marshall e a Doutrina Truman
07:55 A ameaça nuclear e a corrida espacial durante a Guerra Fria
08:33 A criação da OTAN e o Pacto de Varsóvia
10:40 O enfraquecimento da União Soviética
11:45 A queda do Muro de Berlim e o fim da URSS

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ O QUE FOI A GUERRA FRIA

+ A INVASÃO RUSSA NA UCRÂNIA

+ SOCIALISMO E CAPITALISMO

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"Se você não gostou dessa aula recomenda pra quem você não gosta" adorei

Dinh_nha
Автор

querides irmão? no momento em que estou escrevendo esse comentário o "querides" anterior tá com uma barrinha vermelha em baixo e isso pra mim é engraçado o suficiente pra não falar mais nada

Arthur-mror
Автор

Amei eu tenho prova de geografia hoje tenho 13 anos (mn porque tu falou querides eu aceito que é lgtb+ mas não gosto quando falam querides

laviniaklochdaroza
Автор

Aula top, agora queria saber professor se querides tá na gramática?

felipeazevedo
Автор

curtir primeiro so pelo uso certo do pronome neutro, a maioria dos videos que eu vejo usando e como meio de piada, gostei muito e achei super respeitoso 😊😊😊😊

rjj
Автор

a partir do momento que um professor foge da regra básica da língua portuguesa, sabemos que essa aula não agrega em nada, amigues? querides? faça me um favor né

matheusjoaquimballospinass
Автор

queridos, querides e queridas alunas, alunes e alunos do curse enem gratuite

analuizis