Como Restituir: Seguro de Proteção Financeira (Seguro Prestamista), Nos Contratos de Financiamento

preview_player
Показать описание

É possível obter a restituição do seguro de proteção financeira nos contratos de financiamento? 🤔

O Seguro de Proteção financeira, também chamado de seguro prestamista, oferece cobertura para os casos de morte ou invalidez.

Contudo, a contratação do Seguro de Proteção Financeira nos contratos de financiamento deve obedecer algumas regras. Acima de tudo, as regras do Código de Defesa do Consumidor e aquelas fixadas pelo Superior Tribunal de Justiça.

Na prática, muitas vezes os consumidores são surpreendidos com a inclusão de um Seguro no contrato de financiamento. Ou seja, sem prévio aviso do Banco ou agente financiador do contrato.

Com isso, o consumidor vê o valor da contratação aumentada, na grande maioria das vezes sem prévia notificação ou conhecimento. Por outro lado, isso impossibilita que o consumidor possa cotar o valor e contratar este seguro junto a outras seguradoras. 💸

Em primeiro lugar, o Código de Defesa do Consumidor (art. 46) prevê a aplicação do princípio da transparência às relações de consumo. Em outras palavras, os consumidores não podem ser obrigados a concordar com cláusulas cujo conteúdo seja desconhecido. ⚖️📄

Ademais, o art. 51, inciso IV do Código de Defesa do Consumidor veda a imposição de qualquer desvantagem exagerada. Ou seja, qualquer prejuízo que seja incompatível com a boa-fé ou equidade, consubstanciada na cobrança excessiva de tarifas. Isso porque, não se pode repassar ao consumidor os custos da operação de crédito.

Na prática, muitos Bancos e agentes financiadores, ainda assim, cobravam o seguro de proteção financeira em seus financiamentos.

Além disso, na maioria das vezes o seguro de proteção financeira é oferecido por empresa vinculada ao próprio Banco responsável pelo financiamento. Essa prática comercial é considerada venda casada, o que é vedado pelo art. 39, inciso I do Código de Defesa do Consumidor.

O Superior Tribunal de Justiça recentemente reconheceu a abusividade e venda casada na contratação de seguro de proteção financeira.

Isso ocorreu em sede de julgamento de Recursos Especiais Repetitivos (o que permite sua aplicação em outras causas).

Concluiu-se que o consumidor não pode ser compelido a contratar o seguro com instituição financeira responsável pelo financiamento. Muito menos, com seguradora por ela indicada.

Esse entendimento se extraí do Recurso Especial Repetitivo nº 1.639.320 – SP (2016/0307286-9), Tema 972/STJ, proferido em 12 de dezembro de 2018 e relatado pelo Ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Segundo o entendimento do STJ, a venda casada se confirmada nesses casos. Isso porque a Cláusula contratual já condiciona a contratação da seguradora integrante do mesmo grupo econômico da instituição financeira. Em razão dessa imposição, não há possibilidade de contratação de outra seguradora, à escolha do consumidor.

Portanto, o Código de Defesa do Consumidor e o entendimento do STJ permitem a restituição do seguro de proteção financeira. Tal seguro deve observar a lei, o devido conhecimento do consumidor e possibilidade de ser contratado com a outras seguradoras.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fui no meu banco cancelar esse seguro e só me devolveram uma parcela das quais eu já havia pago. Será que tem como recuperar as demais?

welingtonaraujo
Автор

Fui ao Procon para cancelar este seguro e pedir meu dinheiro de volta, o Procon falou que foi com meu consentimento, sendo que descobri 1 ano depois, meu financiamento é de veiculos por 5 anos

aldrovanoaguiar
Автор

O que ocorre quando a administradora faz seguro no nome do cliente, com várias seguradoras, e cada uma faz seguradoras fazem uma apólice, e mudam os valores ? Como proceder, se a administradora usou o nome do cliente para fazer outros seguros em outras seguradoras, sem o cliente ter conhecimento?

mariatavares
Автор

boa tarde minha esposa tem um financiamento no banco Santander Dilma motocicleta eu não sabia do seguro prestamista porém minha esposa faleceu dia 06/03 /24 liguei ao banco e acionei o sinistro referente ao falecimento dela me pediram 10 dias para tá solucionando o problema mandei o atestado de óbito mandei o laudo médico do que foi a causa da morte e o Santander está dificultando para resolver o meu problema perdi minha esposa e o meu filho ao mesmo tempo como posso fazer para conduzir a situação desde já quero agradecer os seus vídeos são muito bons obrigado Maurício de Mogi das cruzes

MaurícioMuniz-ch
Автор

Quem fica com o seguro, se o cliente, pagar adiantado, ou não precisar de usar o seguro, quanto tempo pode pedir a devolução?
A seguradora deveria entrar em contato com o beneficiário, caso o cliente tivesse um seguro, que contrataram sem o cliente saber?
Até que ponto a seguradora seria responsabilizada, caso soubesse desse seguro e não entrasse em contato com esse beneficiário e o prazo prescrevesse?

mariatavares
Автор

Meu filho tirou um carro pro amigo só que ele não pagou até agora esse amigo veio aqui na minha casa e falou que eu teria que ir na seguradora cardif que eu tinha o seguro pra receber já que meu filho morreu de câncer 😢😢

Jurozemback
Автор

E o outro o parcela foi 1075 48 parcelas.

carlosdarck
Автор

Como acionar esse seguro em caso de financiamento inadimplente ? (O Titular morreu)

redbino
Автор

Verifiquei q em todos os meus contratos há essa cobrança. Posso pedir a devolucao?

sandrodossantosaraujo
Автор

Como entrar em contato com o advogado especialista neste ou nestes casos, necessito de auxílio.

luizalbertosaar
Автор

Bom estou preste a. Quitar meu carro tenho um contrato de 1800 assinado pela minha esposa só que nunca acionamos o seguro, sendo que diante o contrato ele vai está ativo até a data da quitação, a seguinte pergunta
Tem como eu se reembolsado esse valor de contrato de seguro se nunca usei ?

tiagogomes
Автор

Twnho esse seguro desde 2019 agora q fiquei desempregado e acionei e eles nao qrem me pagar. DR.CONSEGUE ME AJUDAR?

CANALDOFABIMTB
Автор

Quitei antecipado meu veículo, o próprio banco entrou em contato para que finalizar o seguro de financiamento e que dentro de 5 dias o valor estaria em conta !!

t.h
Автор

Foi meu caso comprei 2 carros um de 54 mil a vista e outro 44 mil a vista

carlosdarck
Автор

Estou desempregado e acionei o banco para a questão d pagar a parcelas atrasadas e o banco fica me enrolando e dizendo q vou receber um email em até 30 dias para depois acionar o seguro entre outro.
Falta d respeitos.
O q devo fazer?
Sem contar q é muito burocrático falar c a central do banco e ainda quando alguém atende, fica jogado a ligação p um e p outro.
Me de uma dica

adrianobarbosa
Автор

Como faco quitei um financiamento banco safra

carlitosilva
Автор

O carro e 54 mil ai vou paga 48 de 1706.00 quanto ele cobrou de seguro não sei o nome

carlosdarck
Автор

Comprei caminhão, caminhonete tudo financiado mais de cinco anos tudo quitado tenho direito prestamista boa noite

marciofeitosa
Автор

Foi muito ultio, gostaria de saber como pedir o pagamento das parcelas em caso de desemprego.

Paraisoverde.
Автор

Minha mãe foi no banco para adiantar o 13 salário em 2018 e o banco além de colocar seguro prestamista também fez isso olha só que absurdo, colocou o saldo devedor do 13 salário como saque no cartão consignado 😱 pode isso, o que devo fazer

nalinibarbosadossantos