Como encolhimento da população da China afeta o mundo

preview_player
Показать описание
A população da China caiu pela primeira vez em 60 anos, com a taxa de natalidade nacional atingindo recorde de queda — 6,77 nascimentos por mil pessoas.

A população do país em 2022 — 1,4118 bilhão — caiu 850 mil em relação a 2021.

A taxa de natalidade da China vem caindo há anos, desencadeando várias políticas para desacelerar essa tendência, como o fim da famosa política do filho único.

Neste vídeo, nossa repórter Julia Braun explica, em três pontos, o que isso significa para o mundo.

Assista e confira.

Reportagem em texto:

#bbcnewsbrasil #internacional #demografia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

As pessoas fazem analise sobre a China, sem levar em conta a cultura e a realidade do país.
Fala se sobre queda de produção, como se a China não estivesse investindo nada em tecnologia e dependesse apenas de mão de obra humana.
Cada ano que passa as produções ficam mais automatizadas para aumentar a eficiência e produtividade, mesmo porque as pessoas mais novas não querem mais trabalhar nas áreas rurais e nem querem mais trabalhar em fábricas.
Sobre a população estar envelhecendo, a geração idosa de hoje em dia não tem uma aposentadoria boa, por isso que na cultura chinesa quando eles ficam idosos é de responsabilidade da família cuidar, maioria das vezes o filho homem trás os país para morar junto e ficam responsáveis por tomar conta deles.
As pessoas mais novas que não estão querendo ter filhos que tem que se preocupar mais com isso porque é elas que vão precisar da ajuda do governo quando envelhecerem.
E os chineses no geral é um povo poupador (tirando a geração mais nova), porque eles sempre pensam em constituir família, comprar uma casa, e não existe tratamento de saúde totalmente gratuito por exemplo como o SUS como opção, eles sabem desde cedo que precisam estar preparados para caso aconteça alguma coisa então sempre guardam uma porcentagem do salário. Os chineses ficam assustados quando eu falo que no Brasil existe a opção de comprar roupas e dividir em 12 vezes, "vocês tem que dividir até coisas baratas assim?"

CymyeTripList
Автор

Nunca imaginei que fosse ouvir falar em formas de aumentar a natalidade na China. Se países como China e Índia continuarem a crescer e crescer, juntamente com populações de outros países, o que vai acontecer?

anaaraujo
Автор

Excelente reportagem. Eu que agradeço moça. Parabéns!

alexandrej.d.araujo
Автор

Eu tenho quase 40 anos e não pretendo ter filhos, ainda bem que nem todos pensam assim, por que não teria mais gente nesse mundo, uns tem outros não assim é a vida.

hegbertomarques
Автор

A Natalidade sempre foi um Problema para uma nação... A faixa etária da População ativa sempre tem que ser o dobro do que a faixa acima de 60 anos e de crianças 0 aos 15 anos. Um casal sempre tem que ter 2 filhos no mínimo... E ainda tem a obrigação de cuidar dos pais idosos (geralmente 4)... Ou seja um casal precisa manter 8 bocas ... Já que o Estado nem sempre tem condições de manter os idosos em asilos. E crianças precisam de creche e escola.

dianapappascontarini
Автор

Mais uma excelente matéria explanada por Julia Braun.

annea.
Автор

É engraçado que a bbc sempre usa vídeos gravados dos anos 80-90 da china nas reportagens atuais

jonasfr
Автор

Já pararam para perceber o por quê muitos países ricos estão abrindo as portas para vários imigrantes de vários lugares? A taxa de natalidade deles é baixissima e isso trará um impacto econônimo gigantesmo no futuro, com empobrecimento e consequentemente queda na qualidade de vida.
Enquanto isso o Brasil está diminuindo a natalidade e exportando vários brasileiros ao exterior. Então adivinha o que ocorrerá no futuro por aqui se isso continuar acontecendo?

williamr.r.
Автор

O que interessa é só a economia, não a qualidade de vida 🤔

sandramargoni
Автор

A população do mundo inteiro vai encolher, só não vê quem não

Mr
Автор

As chinesas q não são bobas . Elas sabem q a sociedade cobra filhos MAS a sobrecarga sempre sobra pra elas ...Bendito anticoncepcional, amém !!!

musicasrelaxantes-controla
Автор

Eu não entendo essas reportagens que dizem que a economia chinesa depende dos 1, 4 bilhões de habitantes....Por alguns motivos:
- Apenas 60% dos chineses vivem em cidades e trabalham na economia industrial....
- Ainda tem 40% de "mão de obra barata" disponível...
- Apenas 39% dos chineses tem algum vínculo previdenciário pelo Estado. A maioria na se aposenta e é a família que cuida. Os jovens de hj que não tem filhos, esses sim vão precisar da aposentadoria do estado no futuro.. E a saúde na china não é 100% bancada pelo Estado. Boa parte é privada e co-participativa.

marcelochang
Автор

Finalmente uma notíca boa! Melhor que isso, só se fosse a diminuição da população mundial.

joaoferreira
Автор

O mundo inteiro está reduzindo sua população, exceto África e Oriente Médio. E preste atenção, veja o quando subiu a população do Brasil em 1 século. A queda será rápida também.

BlackMage
Автор

Enquanto o Brasil precisava de um controle rígido de Natalidade

andersoncampos
Автор

Complicado a situação da China ! Ademais, ótima ideia do filho único, era ótimo naquele momento, mas não a longo prazo.Entretanto, isso é péssimo para a economia brasileira, pois eles são nossos maiores consumidores.

gustavobastos
Автор

Sem desemprego não é possível haver concentração de capital. Até a China que se diz comunista sabe disso. Sem falar que menos gente nascendo vai se tornar no futuro "menos gente consumindo".

Weissenschenkel
Автор

A galera não ta querendo procriar e isso ta aumentando no mundo todo. E eu tô contribuindo hahaha

ImperadorMendigo
Автор

Tem q diminuir no mundo todo, a gente não precisa de tanta gente destruindo o planeta.
Mais pessoas consomem mais recursos e isso é insustentável.

LueDi
Автор

O.11 sec. Qual a fonte desses números? São confiáveis? Oficiais pra qual versão? :) informações interessantes anyway

ricardobaraldi