Stalking (Perseguição): como a vítima de um stalker deve agir | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

preview_player
Показать описание
Perseguição: você já foi vítima de stalking ou perseguiu alguém? Mais de uma pessoa pediu para falar sobre esse tema. Bisbilhotar, tentar comunicação com alguém, tudo isso é stalking, ou seja, perseguir alguém.

Sabe quando o sujeito fica monitorando a vida do outro? Não é o marido ciumento. Às vezes é alguém desconhecido ou um ex que fica perturbando, tentando forçar contato e mandando até presentes. De qualquer forma, é perturbador. Quem sofre stalking pode sofrer, ter depressão, ansiedade, perda de qualidade de vida.

Quando alguém famoso sofre stalking, na maioria das vezes o stalkeador tem alguma doença mental e precisa se tratar. É um problema psiquiátrico. Mas se quem passa por isso é uma pessoa anônima, na maioria das vezes o stalkeador não tem problemas mentais. Às vezes eles até fazem perfil falso para seguir a pessoa. Isso indica apenas dificuldade de seguir em frente sem esse relacionamento, a possessividade.

Uma revista fez um perfil de 200 stalkers (perseguidores) e revelou que 87% dos casos duravam mais de 15 dias. Nesse caso, o perfil dos stalkers era: desconhecidos, jovens, solteiros, que não forçavam intimidade.

Metade dos casos durava poucas semanas. São casos desgastantes, há tentativa de contato e são pessoas já conhecidas. Com o tempo vai diminuindo.

Apenas 25% dos casos dura mais de um ano, ou seja, minoria. O fator de risco para a perseguição durar mais era de perfis de ex-maridos ou ex-namorados.

Como agir nesses casos? O mais importante é não responder aos contatos. Não responda mensagens, não tente acalmar o stalker. Pode ser perigoso. A maioria dos stalkings não dá em nada, mas uma minoria pode dar em perigo.

Se você sofrer ameaças reais, avise amigos ou mesmo à polícia. A melhor coisa é ignorar e pedir ajuda às autoridades e à família, a amigos. É importante tomar medidas de precaução. Na dúvida, procure ajuda médica, não se deixe adoecer por esse problema. Não minimize!
Compartilhe esse vídeo. Alguém perto de você pode estar passando por isso e com vergonha de falar.
---------------------------------------------------------------------------------

A gente se encontra nas minhas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

As autoridades muitas vezes não acreditam e ainda culpam a vítima.

CristinaSilva-bhpq
Автор

E quando você não tem vínculo algum com o perseguidor e ele tenta a todo custo forçar um contato? Realmente é algo perturbador que parte de gente com transtorno mental.

Re_Ribeiro
Автор

Gratidão! Vim parar nesse vídeo porque um cara da academia ontem parou o carro pra me oferecer carona (eu sempre vou e volto a pé) dizendo que tinha havido um assalto. Eu neguei, mas ele insistiu TANTO que fiquei com medo (porque às vezes é perigoso mesmo nos arredores) e caí na burrada de aceitar a carona. Agora tô paranóica que ele sabe meu endereço, mas nem meu nome falei pra ele no carro. Tive um feeling ruim desde o começo. Vou ter que ser grosseira - coisa que é muito difícil pra mim - caso ele me aborde novamente, talvez seja até mentira isso do assalto. Também vou mudar o horário dos treinos. Cuidem-se, meninas.

sophiac
Автор

Estou passando por isso ha 1 ano! Sendo perseguida por um vizinho que nunca tive vinculo nenhum, nunca tive amizade, nunca tive nada com ele! Não sei nem o none desse cara! Estou traumatizada, tenho nojo desse cara e da voz dele! Fiquei com depressão e já deixei muitas vezes de sair de casa por causa disso, ele fica na rua direto, qnd saio na rua fica me chamando, me constrangendo, ja quis me dar presentes quando passei na rua, ja veio no portão da minha casa! É horrivel! Eu sempre ignoro ele e ele ensiste em perturbar! Graças a Deus estou vendo uma casa longe pra mudar, ja que vai acabar o contrato de 1 ano! Vou ter que sair de uma casa maravilhosa por causa de um cretino louco😢 Estou com psicologico muito abalado, me sentindo pessima, ja chorei muito por isso! 😢

rejanesousanunes
Автор

Fui desagraciada pela menor porcentagem, fui stalkeada durante 10 anos, minha vida se tornou um inferno com um vizinho.

ricardarj
Автор

A família não acredita acha que agente está louca . É horrível vou ter que ir na Delegacia. Obrigado 🙏

filhadorei
Автор

Sou Norma, tenho 61 anos, saude péssima, estou sendo perceguida por vizinhos. E amigos desses.São muitos. Essas pessoas jogam coisas no telhado, batem nas paredes e passam música imoral em volume altíssimo, fazendo um tipo de auto e baixo na tão insuportável que faz minha cabeça doer todo o tempo. Não durmo direito a noite e durante o dia, quando tenho um tempinho também não posso porque beles colocam crianças para gritar di lado da janela do meu quarto, e tem cachorro que eles amarram para ficar gritando, e ainda batem com pau na minha calsada e parede sem nenhuma piedade. Já chamei a policia uma vez mas eles correram e fingindo serem meus amigos do jeito mais cínico que já vi, a polícia foi embora e nunca mais me atendeu. Não tenho ninguém que pode me ajudar, sou sozinha. Tenho duas filhas mas também não podem fazer nada porque esse povo parece do tipo perigoso entende? Nao é justo isso que estão fazendo, nunca fiz mal a ninguém, no entanto vivo sem poder nem me alimentar direito porque falta apetite por conta do meu sofrimento. Existe uma lei ou alguma coisa que possa ser feito no meu caso? Por favor! E obrigada.

normaalves
Автор

A maior vergonha que tenho na vida é ter perseguido uma mulher. Nos conhecemos pela internet e nos demos muito bem. Mandei flores e fiauei apaixonado por ela. Não disse por timidez, e já estava há meses sem meu tratamento psiquiátrico. Quando cheguei de viajem eu estava péssimo. Bipolar sem remédio fica depressivo e tem episódios de euforia. Fui atrás dela com tudo na casa, no trabalho, na internet e mesmo quando ela não queria mais falar comigo eu continuava importunando, até que tive de assinar uma medida protetiva. No fundo foi só uma amiga querida que perdi. Hoje eu não posso nem pedir desculpas, embora a família dela tenha entendido que eu não era uma pessoa perigosa, eu tenho medo de entrar em contato até porque a lei deve ser respeitada. Nunca mais fico sem tomar remédio.

Leandro
Автор

Tem pessoas que passa a ti perseguir por simples inveja. Ela passa a inventar histórias erradas a seu respeito para que outras pessoas também lhe persigam, ele fica procurando saber da sua vida, ela te segue. Traduzindo, são pessoas perturbadas e que claro tem que deixar a família, amigos e a polícia sabendo disso por que mesmo que aconteça alguma coisa ela seja identificada

jennconstrucao
Автор

Sofrer perseguição por um obssecado e perverso e não ter condições de o impedir é horrível. Não consigo provar e vai parecer que é delírio!

manuribeiro
Автор

Meu ex me stalkeou por 2 anos, fazendo fakes, xingando e forçando contato. Eu só bloqueava. Quando resolvi encarar e mandei na lata que ia dar queixa e processar, ele sumiu!

Barbara_Mor
Автор

tenho um vizinho fazendo isso e mais de 2 anos todos sabem, porem todos tem medo de que sejam perseguidos. Já procurei a policia e eles invertem td.

rodrigocosta
Автор

Fui vítima de stalking no Facebook. Foi horrível. No começo não me importei muito mas depois, comecei a receber notificação de alerta de invasão de conta, várias vezes, e eu sei quem estava fazendo isso pois ele queria ler minhas mensagens. Ele parecia ter raiva de mim e achava que tinha algum direito sobre minha vida. Conclusão: excluí minha conta e espero que ele esqueça que eu existo.

cmlessa
Автор

Pode chegar a assédio moral, provocar constrangimento, e levar a violação de intimidade, aliás é uma violação de intimidade e restrições de liberdades

estudioemhotepolhodehorus
Автор

Conheço um caso que dura 10 anos. Mas porque a outra pessoa também tem problema. É narcisista e mantém contato, usa o "perseguidor", que na verdade é um dependente afetivo grave, e descarta quando enjoa dele. As coisas muitas vezes não são como as pessoas enxergam de fora.

douglasfiorentini
Автор

Minha filha passou por isso... é isso mesmo, como sempre suas palavras são sábias... valeu

mariacordovil
Автор

A ex do meu marido fica nos stalkeando e utiliza os assuntos relacionados ao meu enteado para isso.. Ela acessa minhas redes sociais, se intromete nas nossas vidas, etc. Já bloqueamos ela, tiramos o poder dela de nos enviar mensagens ofensivas e desrespeitosas. Já faz mais de 8 anos e a mulher não conseguiu superar o fim do relacionamento. Acho que ela está no caso dos 25%.

msnataliapinheiro
Автор

Infelizmente a maioria não acredita porque tem casos em que a mulher vai na delegacia e depois volta. Isso prejudica muito àqueles que precisam de ajuda.

Army
Автор

Maravilhosa explicação. Top. Agora Stalking (perseguição constante) é crime no Brasil, Art. 147-A, do Código Penal.

superdireitobrasil
Автор

As pessoas falam de Stalker mas nunca de gang stalking

individuoalvo