POR QUÊ NÓS ESPIRRAMOS?

preview_player
Показать описание
Vocês sabem por que espirramos? Vamos lá. O espirro é nada mais do que um mecanismo de defesa da nossa via aérea. O que acontece é que, ao inspirarmos, também acabamos inalando micropartículas nocivas para o nosso sistema respiratório.

Essas micropartículas não devem alcançar, principalmente, a via aérea inferior. Portanto, temos esse mecanismo de defesa, o espirro. Basicamente, quando substâncias entram pelo nariz, irritam a mucosa nasal. Essa informação de irritação é captada pelo nervo trigêmeo, que a leva para o nosso sistema nervoso, desencadeando uma resposta reflexa. Essa resposta se manifesta como uma contração abrupta da musculatura torácica e abdominal, resultando na expulsão do ar inspirado em alta pressão e velocidade.

Por que não devemos prender o espirro? Primeiramente, ao fazê-lo, estamos atrapalhando nosso mecanismo de defesa. Em segundo lugar, ao prender, estamos modificando a rota desse fluxo de ar, o que pode resultar na entrada desse ar pelas tubas auditivas, causando um barulho ou barotrauma, potencialmente rompendo a membrana timpânica e, além disso, gerando tontura. Portanto, ao espirrar, sempre proteja a boca para evitar a propagação de vírus e germes para outras pessoas. Use um lenço para cobrir a boca, mas nunca obstrua a via aérea, tampouco o nariz. Vamos agir corretamente em prol do nosso organismo.

#bemestar #saude #otorrino #medico #dicas #curiosidades
Рекомендации по теме