ENGENHARIA QUÍMICA: VALE A PENA? | TEM MERCADO DE TRABALHO? | AONDE TRABALHAR?

preview_player
Показать описание

📐Engenharia Química: como é o mercado de trabalho? Vale a pena fazer o curso de engenharia química? Engenharia química tem mercado de trabalho? Engenharia química tem emprego? Aonde trabalha um engenheiro químico? Essas e outras dúvidas estarão sendo respondidas neste vídeo.

Muitas pessoas tem o sonho de fazer engenharia pois entendem como uma excelente oportunidade de ingressar no mercado e assim ter uma profissão de destaque. Uma das engenharias mais populares é a engenharia química. Mas em meio a popularidade desta engenharia um grande questionamento surge, como é o mercado de engenharia química? Vale a pena?

O engenheiro químico é um engenheiro muito versátil que pode trabalhar em diversas áreas, podendo substituir inclusive em muitas funções os engenheiros de alimentos e engenheiros ambiental, devido suas atribuições junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Uma das principais funções do engenheiro químico é a atuação em processos químicos industriais. Desde o projeto da composição química de produtos até os pontos finais para o desenvolvimento do próprio produto.

Este engenheiro tem um papel fundamental dentro da indústria, por isso é considerado uma das engenharias mais procuradas pelas indústrias no Brasil afora.

De um modo geral o mercado de trabalho é muito bom tendo uma grande demanda por este profissional.

No vídeo detalhamos mais sobre a atuação do engenheiro químico, suas possibilidades de atuação e como esta o mercado da engenharia química de um modo geral.

#engenhariaquimica #engenharia #melhoresengenharias

The Show Must Be Go by Kevin MacLeod
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ótimo vídeo. Sou Engenheiro químico e atuo na área ambiental. O curso é bem difícil mas vale a pena fazer. Meus colegas de faculdade atuam em diversas áreas como tratamento de água, refino de óleo e produção de biocombustível, análise de combustível, controle de qualidade, indústria de alimentos entre outras áreas. Então, se quiser fazer, faça. Dificuldades há em todas as áreas mas a vida é assim.

eduardosales
Автор

Sou graduando em Eng. Química.
Para quem tem interesse em cursar: o curso é realmente muito pesado, envolve cálculo, física e química em conjunto. Para quem gosta, como eu, é mais tranquilo de estudar, porém há muita sobrecarga, tanto de matérias como de atividades extracurriculares. Sim, você PRECISA se envolver com atividades extracurriculares, você PRECISA se destacar de alguma forma, ou se não vai cair como as pessoas que relatam odiar o curso por não conseguir emprego. Não se preocupe, não é necessário que você faça exatamente o que certa pessoa fez para ter sucesso, a grande característica desse curso é que ele é realmente muito amplo, há vagas de trabalho em praticamente quase todas as áreas, busque mais sobre as áreas de atuação e tente se identificar com alguma, procurando formas de se envolver com projetos relacionados a ela durante sua graduação. Ah, o inglês é requisito básico, então já procure um cursinho pela universidade.

wellersantos
Автор

Estou no último semestre de Engenharia química, o que posso dizer é que o curso é realmente desafiante, as matérias especificas são bem pesadas. Matemática e física estão presentes no curso do início ao fim, se trata de um curso com carga teórica elevada, então não há tanta aula em laboratórios;
A parte de química também é outro fator a ser considerado, não há tanta química como se parece. Há semestres em que a química nem aparece kkk
O mercado é amplo, vale a pena fazer uma pesquisa de como ele está na sua cidade e o inglês é indispensável. Inglês não é diferencial, é pré requisito

kaique
Автор

Tem muita empresa que subestima o profissional também, achando que eles são verdadeiros químicos. E na verdade eles não são, eles são ENGENHEIROS. Muitas empresas contratam Engenheiros Químicos pra ir pra laboratório, sendo que o maior potencial do profissional está em analisar e otimizar processos industriais.

AlbertoSantos-cvls
Автор

Bom dia e Parabéns pela explicação, professor Eduardo. É a engenharia que mais tive interesse em fazer, e foi muito bem explicada nas áreas de atuação, não sabia que pode substituir e muito os engenheiros de alimentos. Bom dia.

felipevieira
Автор

Faço engenharia química na UTFPR, segundo semestre já trabalho em uma multinacional, mas satisfeita impossível, curso muito bom. Saber q no Enem não perdia nenhum vídeo daqui e hoje menos de um ano, essa conquista 🥰.

ingridf.m.
Автор

Bom dia
Meu filho fez Etec química e colegial juntos e concluiu, e passou com 17 anos na USP EEL Lorena aonde está cursando já e usou a nota redação para ganhar bolsa na faculdade particular e está cursando química com licenciatura EAD.
Está fazendo as duas e está gostando pois ele e muito estudioso e veio de escola pública. Todos os caminhos são dificil mas temos q nos esforçar para alcançar nossos objetivos. Sou motorista e ele e o 1 pessoa da nossa família a passar na faculdade pública. Passou na:
FUVEST : engenharia quimica EEL
Unicamp: engenharia de manufatura
Enem : engenharia ambiental EEL
Unesp passou para segunda chamada mas não foi pq estava garantido e foi feito só em março

JefersonSilva-mfff
Автор

Me formei em 2012 com mais 60 pessoas. Atualmente se tiver 5 que são engenheiros é muito. A maioria mudou de profissão pq não conseguiu nem o estágio. Só conseguiu quem tinha QI. Filhos de engenheiros, alunas que namoraram professor, etc. Isso na região de Santos/Cubatão que tem bastante fábrica...

priscilacarbonimartins
Автор

Me lembro que assistia esse vídeo na época de pré-enem e hoje já tô no 5° Período sem pretensões de desistir kkkk

nayaravitoria
Автор

Meu sonho é fazer engenharia, mas tenho muita dúvida sobre qual escolher, minhas favoritas são aeronáutica e aeroespacial. Vc poderia fazer um vídeo falando sobre alguns detalhes de alguma delas? Como por exemplo: mercado de trabalho, salario médio etc.

murilomazzoni
Автор

Faço engenharia química na UFPR, excelente curso ! Estou indo pro segundo semestre.

khann
Автор

Tenho 22 anos, sou Farmacêutica com 2 pós graduações, um bom inglês e realmente tem muita vaga de emprego, mas muitas vagas ruins! No próximo semestre começo Engenharia Química, espero conseguir algo que seja bom.

lanacarolinelimadesouza
Автор

Tenho facilidade em Exatas e amo química, por isso pensei em fazer Eng Química quando terminar o ensino médio ano que vem. Mas na minha escola conheço duas engenheiras químicas, sendo que uma é professora de ensino médio, então não exerce, e a outra foi contratada como professora da quarta série. Ambas tem diplomas em universidades de renome, mas não parecem ter tido muito sucesso na profissão. Por isso tenho medo de me dedicar cinco anos a um curso e depois encontrar um mercado de trabalho não tão bom, pelo que já vi em outros comentários de engenheiros. Não sei o que prestar ano que vem, tô desesperada.

Melissa-bbxd
Автор

Só de ouvir a palavra "Química" eu sinto calafrios...

gilbertobispo_
Автор

Caso você:

Não esteja disposto a cursar outro idioma, para aumentar suas chances de emprego

Não esteja disposto a passar por um ciclo básico difícil e um ciclo profissional pior ainda

Não esteja disposto a se deslocar até alguma zona industrial do país

Não esteja disposto a enriquecer absurdamente seu currículo

Não esteja disposto a estudar para concurso público

Nem tente fazer engenharia química. Foque em alguma engenharia mais fácil, como a de produção, por exemplo, que te dará o mesmo “status” de engenheiro e possibilidades diversas de atuação no mercado.
Alem disso acredito que nos dias de hoje uma graduação, tirando os casos de direito, medicina e odontologia, por exemplo, não irão assegurar que você irá trabalhar com a sua área e muito mais garantirão um salário confortável para você. A faculdade na área de exatas, principalmente com a subversão do papel do engenheiro no mercado, é uma coisa que será extinta em breve.

leonardokoatz
Автор

Olha, sou da área e o mercado está muito ruim no Brasil, com desmonte do parking industrial generalizado no país... as empresas não respeitem o piso, pois contratam engenheiros como analistas com salários incrivelmente baixos. Infelizmente não é uma profissão valorizada no Brasil. Poucas pessoas estão conseguindo emprego na área.

Brazilyahel
Автор

Pretendo fazer o IME. Muito bom, excelente profissão! 👏🏻👏🏻

paulo_
Автор

Muito bom!!! Faz um sobre Engenharia Ambiental <3!!!!

marianamello
Автор

Tem mercado… pra ser peão com diploma por décadas. O sujeito estuda 5 anos pra monitorar reloginhos e ganhar 2 salários mínimos, essa q é a realidade.

rickdl
Автор

Estou ha 10 anos na área e posso afirmar: É o pior momento. Está saturado de profissionais, industria nacional em decadência, tudo é preço, tudo é por centavos e as importações cada vez mais superam as exportações e meus colegas com experiência levam de 18 a 24 meses pra se recolocar. Podem ver, toda vaga do LinkedIn tem 200+ inscritos. Eu não aconselho

ale_crim_