APENDICITE AGUDA - LIVE

preview_player
Показать описание
APENDICITE AGUDA
LIVE REALIZADA PELO INSTAGRAM EM 13/04/2019

Apendicite aguda é a principal causa de abdome agudo inflamatório e a principal causa de todos os tipos de abdome agudo.
A inflamação aguda do apêndice tem como causa base a obstrução de sua luz. Essa obstrução pode ter diversas causas como o fecalito, a hiperplasia linfoide, tumores (como o tumor carcinoide), corpo estranho, verminose, etc.
A posição do apêndice é muito importante para entender sua clínica. Ele está fixo na base do ceco na confluência das tênias, porém sua ponta é móvel e pode estar em qualquer local em um eixo de 360°. Essa variedade de posições da ponta do apêndice pode levar a dor abdominal a iniciar em qualquer local do abdome.
O local mais comum é na fossa ilíaca direita no chamado ponto de McBurney.
Quatro fases são bem definidas na apendicite:
- fase inflamatória ou edematosa
- fase purulenta ou supurativa
- fase necrótica ou isquêmica
- fase perfurativa
Essa perfuração raramente ocorre em peritônio livre e costuma ser bloqueada podendo formar um plastrão.
A clínica clássica consiste em anorexia, dor periumbilical e epigástrica de moderada intensidade e mal definida, que se localiza posteriormente em fossa ilíaca direita, associada a náuseas e vômitos e por último febre.
Muitos sinais são encontrados no exame físico, entre eles os sinais de Blumberg, Rovsing, Dunphy, Lenander, Psoas e Obturador que são descritos no vídeo.
Quanto aos exames espera-se uma leucocitose leve com desvio a esquerda e exame de urina normal. Exames de imagem podem auxiliar nos casos duvidosos principalmente o ultrassom de abdome e transvaginal e a tomografia de abdome (maior sensibilidade).
O tratamento é cirúrgico e logo no diagnóstico!
A cirurgia pode ser aberta ou por videolaparoscopia, sendo a vídeo muito útil na dúvida diagnóstica e na peritonite difusa pois consegue lavar toda a cavidade.
Em caso de peritonite difusa e cirurgia aberta a incisão deve ser mediana pois a incisão de McBurney não consegue lavar a cavidade.
Casos iniciais exigem apenas a antibiótico profilaxia com cefoxitina e casos avançados com grande contaminação e perfuração exigem antibiótico terapia que cubra gram negativo e anaeróbios, os mais usados são ciprofloxacina + metronidazol e ceftriaxone + metronidazol.
A sepse é a principal causa de óbito e a infecção de parede abdominal a principal complicação da apendicite aguda.
O que fazer em caso de Apendicite Branca? Quando você opera e não era apendicite? O melhor é retirar o apêndice, principalmente se foi realizada incisão de McBurney, para evitar confusão diagnóstica posterior.
Lembre-se que a Gestante também pode ter apendicite, é a emergência não ginecológica mais comum na gestante. O problema é que o apêndice muda de lugar e sai da pelve no 5° mês, portanto a dor pode ser mais alta e mais lateral. Além disso, existe a leucocitose fisiológica da gestação. A ressonância magnética pode ser um ótimo exame de diagnóstico e que não expõe a gestante a radiação. O tratamento é sempre cirúrgico, mesmo na grávida.
O conceito de Apendicectomia de Intervalo deve ser sempre discutido como uma exceção!!
Quando existe um quadro mais arrastado, com plastrão palpável, abscesso localizado, com o paciente estável, sem sinais de obstrução, sem peritonite difusa, você pode drenar o abscesso de forma percutânea e realizar antibiótico. A apendicectomia será realizada nesse caso após 6 a 10 semanas, por isso o termo apendicectomia de intervalo.
Lembre-se é uma exceção!!! Na dúvida opere sempre!!!

Acompanhe o Instagram

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pela aula, passei por duas cirurgias de apendicite com intervalo de 10 dias mais ou menos, tive abcesso; quando fiz a primeira cirurgia de emergência ja tinha suporado. Me internaram com infecção urinária, e nos exames de urina não dava a infecção. A última coisa que o medico me pediu antes de confirmar meu diagnóstico foi para eu tossir e eu não conseguir de tanta dor, em seguida tomei morfina e fiz uma ultrassom. Após a segunda cirurgia meus leucócitos chegaram a 30 mil. Fiquei quase 3 meses internada. Nasci novamente e sou muito grata a Deus.

rachelgertrudes
Автор

Dr Fábio este e outros vídeos me ajudaram muito no estudo, fui muito bem na prova da LIGA Acadêmica com as suas dicas. Muito obrigado 🙏🏼

guilhermesouza
Автор

Não sou aluna mas passei por apendicectomia.
Que aulão!
Sabe muito e explica muito bem!
Me dá uma prova com esse tema que tiro de letra😉
Valorizem esse vídeo, ele é maravilhoso!

zararhenius
Автор

Doutor minha filha operou tem sete dias e falamos levei ontem de volta espremeram a secreção aumentaram o antibiótico e passaram anti inflamatório ela tem dezoito anos e está se recuperando melhor agora desde o dia que operou só parou de doer ontem fui bem atendida pelo sus mas não operaram minha filha yslania no mesmo dia só no outro a noite graças à Deus deu tudo serto gostei muito desse vídeo mesmo vendo ele depois da cirurgia ☺

srkogama
Автор

Melhor vídeo sobre o assunto de apendicite. Quase morrir e os médicos que me atenderam parece que nunca estudaram esse assunto, pois eu tinha todos os sintomas citados no vídeo e eles diziam que ñ era nada apenas uma infecção.

professorafelismar
Автор

Primeiramente parabenizar pelo canal, suas aulas são muito boas, suas aulas são bem explicativas e didáticas, como sugestão de pedido, fico aguardando um vídeo de peritonites, plastron apendicular, fistula

rodrigoaraujo
Автор

Profe vc é excelente, não deixe de nos dar seus conhecimentos. Obrigada

lisandrareyes
Автор

Bom dia! Dr.Fábio, sou Enfa de C/c e Instrumentadora de Cir. Geral a 16 anos, estou no meu 7º dia PO de Apendicectomia VL, a minha foi diagnosticada no 1 dia de evolução, sintomas: dores intensa região umbilical, região epigástrica e hiporexia...Parabéns pela aula muito bem elaborada e objetiva...

leasilvestroni
Автор

Obrigada Dr. pela sua contribuição. Excelente live

fabianaresende
Автор

Obrigada por disponibilizar essas aulas aqui, professor. Você é fera!

tayonaraneppel
Автор

Grande Professor sempre um prazer em cada aula.

gilvanmarques
Автор

Esse professor é muito bom!!!! Parabéns ! Aula incrível!!

lucianogermanomaximojunior
Автор

Explanação EXCELENTE!! Muito obrigada pelos seus videos, ajudando demais na faculdade

paulavnuernberg
Автор

-Boa.Muito útil.Continue sempre com essas explicações esclarecedoras em vários pontos de vista técnicos.

sapinho
Автор

Excelente, professor. Obrigado pela aula.

luizfernandobe
Автор

Saudações professor
Eu sou de Moçambique e residente de cirurgia geral, tenho acompanhado as suas aulas gravadas na Youtube e são muito boas.
Gostaria de saber se continua a fazer os lives para poder acompanhar.

adalbertoclementeboca
Автор

Excelente, professor! Muito obrigada!

leticiaklabinske
Автор

Tenho 37 anos e fiz a cirurgia no dia 28 de dezembro.Fiz com corte. Tô cuidando certinho desde então e hj saiu uma secreção muito fedida. Fui no médico e ele Disse q é normal

joiceveloso
Автор

Há 17 anos atrás fiz uma cirurgia de apêndice, e foi um corte enorme 14 pontos, . E hj vejo casos com 3, 5 pontos.. porque cortaram toda minha barriga, parece uma cesárea cm linha vertical.

neydhmartins
Автор

Tive apendicite pelo que este médico esta falando a minha foi retroperitonial pois eu sentia muita dor nas costas e não conseguia andar e tive infecção de urina alias foi tratado no inicio como infecção de urina quando me abriram já tinha estourado colocaram dreno também.

cristianequiteria