De onde vem as notas musicais? | Nerdologia

preview_player
Показать описание
MUSICDOT:

SHOPFÁCIL:

No Nerdologia de hoje, vamos entender de onde vem as notas musicais. Como são formadas essas ondas sonoras que gostamos de ouvir, as notas musicais tem tudo a ver com essa frequência de ondas.

Apresentação e Roteiro:

Edição e Arte:

FONTES e SAIBA MAIS:

MATERIAL USADO:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É o primeiro Nerdologia que eu não entendo quase nada

marlonm
Автор

Depois de anos sem entender notas músicas, me enchi de alegria quando vi que saiu o Nerdologia explicando o tema. Assisti. Continuo sem entender.

JPBessa-pfcl
Автор

Percebi que a matemática está na música, assim como em tudo. Sugestão: De onde vem a matemática?

NoOne-gncm
Автор

Excelente episódio! Tenho alguns comentários.

Quando o Átila fala que a partitura permite pintar qualquer nota em qualquer instrumento, isso vale pra música OCIDENTAL. Algumas culturas usam notas entre semitons que não estão disponíveis na escala diatônica ocidental (no piano, como um exemplo simples, não tem como fazer aquele bend da guitarra de blues). O canal em inglês do Adam Neely discute extensivamente ferramentas que outras culturas musicais exploram que nossa música não.

Outro comentário é a questão dos timbres. Existe uma ferramenta matemática que nos permite pegar um sinal no tempo e avaliar o seu timbre. É a transformada de Fourier. É uma transformada que a primeira vista é muito intimidadora, mas é um conceito matemático lindo e o nosso cérebro faz em tempo real. Quando estamos reconhecendo timbres, estamos comparando a quantidade de cada harmônicas que cada voz/instrumento produz. O diapasão é uma senoide bonitinha porque quase não produz harmônicas, só a frequência fundamental. Quando o musicista está afinando, o cérebro dele tenta alinhar a frequência fundamental do seu instrumento com a frequência fundamental da referência que está usando pra afinar. O canal, em inglês também, 3blue1brown tem vídeos incríveis sobre a transformada de Fourier.

BrunoTaglietti
Автор

Guido d'arezzo foi quem nomeou as notas, mas o pentagrama foi criado por Guillaume de Machault.
Antes da criação do pentagrama as músicas costumavam ser uníssono, quando muito em terças ou quintas, mas ainda assim era tudo na prática e na intuição.

Quando Machault criou a pauta surgiu a liberdade de criatividade, que vai culminar com as super polifonias renascentistas que, por sua vez, vai dar origem ao que vamos conhecer como música popular.

História da música é sensacional.

raphaelmenezes
Автор

esse video deveria ter uma parte dois ou tres (ou mais videos sobre musica), pois é um assunto muito extenso que não da pra falar em só um video.

Cokinho
Автор

A música é uma das melhores contribuições que a Revolução Cognitiva nos deu. E a importância evolutiva da música é muito grande, não acho que teríamos chegado onde chegamos sem o embalo da música.

Автор

Fala Átila! Só de boa? Aqui é o Laguna! Brincadeira, brincadeira! Vale acrescentar, que o sistema de notação que usamos no ocidente é o sistema "temperado" que utiliza as 7 notas como intervalos padrão (por assim dizer) e as demais 5 notas como ajustes para que se tenha um "sistema tonal equilibrado". O cravo bem temperado de Bach de meados do sec XIV funciona como uma prova de que o sistema temperado funciona dando um salto para a música. O sistema usado anteriormente e que sugere as "escalas regionais" ( escala japonesa e afins) chama-se sistema modal. Se quiser ler algo sobre isso, sugiro Teoria Musical de Bohumil Med, Uma breve História da Música de Roy Bennett e Como Ouvir e Entender Música de Aaron Copland. Uma sugestão? A origem da música impressa, seria um bom vídeo também! Valeu Átila!

andrehipolito
Автор

Sugestão de tema: O Relógio do Ben10...

arturalves
Автор

Que vídeo maravilhoso. Já temos humanas e exatas, agra faltam um um especialista em artes e um em linguagens. Vamos trazer esse público para adorar ciência conosco

joseduarteneto
Автор

Sugestão: Quais os "poderes especiais" seriam biologicamente possíveis?

whordman
Автор

Sugestão de nerdologia:
Influência da música na mente e no corpo

hudsonspeed
Автор

Excelente video!
Por favor, faz um explicando o que é a harmonia e por que tendemos a gostar mais de padrões harmonicos especificos

patrickmeneses
Автор

Adorei! Sonata para dois pianos de Mozart de fundo!

alvaroromao
Автор

"No máximo tocador de campainha". ahahah
Eu fiz muito isto, toquei muito este instrumento da casa dos vizinhos. Corria para direita, e voltava andando, quando aparecia o dono da casa, eu falava: "os garotos correram para lá".

MorpheusRJSim
Автор

Existem intervalos menores que o tradicional semitom da música ocidental e elas são distinguíveis por nós. São chamados de microtons. No entanto, para a maioria de nós, acostumados com o sistema musical ocidental de temperamento igual, esses microtons podem acabar soando como se fossem notas desafinadas.

Algumas palavras-chave para expandir o assunto: microtonalismo, temperamento musical e série harmônica.

brunoalves
Автор

Incrível como sempre, só senti falta de referências auditivas das notas e instrumentos falados.

BrunicoLeao
Автор

O Átila é o único produtor de conteúdo que me faz ver em velocidade menor pra absorver melhor as informações

chaves
Автор

Eu tava pensando sobre esse tema esses dias, que satisfatório!!

fe
Автор

Pequena correção: aos 2:48 você fala de um piano, mas o instrumento que mostra na imagem é um Fortepiano. Mas o vídeo é incrível, sou professor de música e certamente vou usar em minhas aulas. Abraço!!

TheVonDollinger