O QUE É UM LIVRO CLÁSSICO?

preview_player
Показать описание

O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do YouTube. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.

Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_

_

ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:

A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_

Ler Antes de Morrer nas redes sociais:

Você pode usar esta música e gerar receita em seu vídeo, mas você deve incluir o seguinte na descrição de seu vídeo:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quando percebemos que jamais poderemos perder tempo assistindo a todos os filmes, indo a todos os teatros e lendo todos os livros, entendemos que devemos tentar assistir aos melhores filmes, ir aos melhores teatros e ler os melhores livros.

Ler os clássicos é sobretudo uma maneira de curadoria daquele que sabe que o próprio tempo é limitado. Que conseguirá quem sabe ler 1001 livros antes de morrer.

MatheusC
Автор

Estes livros de capa dura e letras douradas são tão lindos.

pedrofagundesdeborba
Автор

Isa, sou professor de Língua Portuguesa e leciono Literatura. E não saberia definir com tanta clareza o que é "clássico".
Você é incrível e sempre indico os seus vídeos aos meus alunos e que tenho bons retornos nas minhas aulas.
Parabéns, dileta Youtuber!

rodrigosiqueira
Автор

Clássico, eu vejo como algo atemporal, ou seja, que nunca perde o sentido o enredo é tão bom que ele é apreciado sempre e servindo até de referência!📖

esevcnaofossecurioso
Автор

Sou apaixonado pelos clássicos, até gosto dos livros atuais, mas confesso que acompanho o canal justamente por essa tendência aos livros que marcam época, é tipo a identidade do canal, na minha humilde opinião rsrs

edivaldoribeiro
Автор

Muito boa a menção ao Hobbit. Aliás, sua resenha do Hobbit é uma das melhores que já vi. Abraços!

TolkienTalk
Автор

O mundo de sofia é um clássico da filosofia. E os miseraveis, do Victor Hugo, é um clássico da literarura.

aleksonteixeiralima
Автор

"Laranja Mecânica" e "O Iluminado" também se tornaram clássicos no cinema dirigidos pelo "inigualável" Stanley Kubrick

vanderleib.c
Автор

Pior que até hoje as pessoas ainda usam estantes com livros para enfeitar, já conheci vários assim.

xcarlosjrx
Автор

Amei o seu canal! É estranho, mas não acho muitas pessoas jovens que têm essa preferência por clássicos como eu. Parabéns pelo trabalho, beijos!

Enzaaa
Автор

Bela definição!
É isso aí: um livro clássico é um livro atemporal. E livros como jogos vorazes, por exemplo, podem futuramente serem considerados como clássicos.

sisil
Автор

Essa foi uma das perguntas que você me fez, e concordo com a sua resposta. Clássicos marcaram um momento e continuam importantes. E é assim que a gente escolhe os Clássicos da FC no site :)
~Gabi

Whosgeek
Автор

Isa, que demais! Sempre muito bom aprender mais contigo.

Não sou uma leitora digamos, veterana, mas quando comecei a me aventurar nesse mundo sempre recorri aos clássicos, principalmente dos meus gêneros preferidos (ficção científica, distopia e os que puxam para uma temática social) por perceber que eram "investimentos" confiáveis, a probabilidade de eu não gostar era menor, lógico focando primeiramente nos gêneros que eu gostava, depois descobrindo outros tipos e olha foi tiro e queda rs me apaixonei por livros como 1984, Admirável Mundo Novo, 2001: Uma Odisseia no Espaço, os Miseráveis, enfim, espero ainda aumentar essa pequena lista cada vez mais. Hoje, estou lendo a série Harry Potter pela primeira vez e realmente, a sua fama não é por acaso, se ainda não é um clássico do seu gênero, aposto que um dia será, é o tipo de livro que a gente guarda para os nossos filhos lerem. Na minha opinião, acho que os clássicos são os influenciadores, no sentido de que muitos outros livros de outras gerações vão se espelhar neles e tomá-los como referência, além de também influenciarem na nossa visão de mundo independente do tempo em que se viva. É isso, beijo Isa!

barbarabarros
Автор

Um dos trabalhos mais legais sobre esse tema acho que é o "Por que ler os Clássicos", do Ítalo Calvino, e a parte mais legal do livro são justamente as dez primeiras páginas, que ele apresenta algumas definições sobre o que poderia ser chamado de clássico, ou porque as pessoas costumam chama-los assim. Dentre as mais de uma dezena de possibilidades, as que mais gosto são duas: "um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha pra dizer"; e uma outra que essa que é só pra aqueles que são, pelo menos pra mim, "OS CLÁSSICOS": "chama-se de clássico um livro que se configura como equivalência do universo, a semelhança dos antigos Talismãs". Concordo com você Isa, quando vc diz que um clássico é um livro que sobrevive à prova do tempo, mas acho que isso é mais uma consequência do que uma causa de eles serem clássicos. Os verdadeiros motivos de eles serem clássicos são acho que um pouco diferentes. Se você algum dia tropeçar no Por que ler os Classicos vc poderia dizer qual conceito você mais gostou Isa? Fiquei curioso!
Parabéns pelo canal! Adoro seus videos

vini
Автор

Alguns exemplos de livros mais recentes que já são tidos como clássicos: Ensaio Sobre a Cegueira (1995), Clube da Luta (1996), O Mundo de Sofia (1991), O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979-1992), trilogia Sprawl (1984-1988), entre outros...

danilocavalcante
Автор

Muito boa a sua explicação, Isa. Mas faltou falar de um tipo de obra: o que não faz tanto sucesso na época de seu lançamento, mas é redescoberto tempos depois (às vezes depois da morte de seu autor). Na literatura brasileira, temos o caso de Lima Barreto (principalmente o Triste fim de Policarpo Quaresma), e na pintura, Van Gogh, que morreu na miséria e hoje suas pinturas estão avaliadas em milhões de dólares.

esperantista
Автор

Oi moça que fez o vídeo. Os clássicos não dependem das opiniões externas, ou seja, de um valor atribuído externamente a eles. Isso seria relativista e subjetivo. Os clássicos possuem valor intrínseco objetivo. São aqueles que tratam de temas universais que fazem parte da realidade radical da vida humana de modo que são atemporais e ampliam o horizonte de consciência dos leitores bem como seu repertório de possibilidades de ação. Ler um clássico é se apropriar de uma experiência transcendente real por intermédio do seu imaginário. Ótimo canal

jimcaviezel
Автор

Você realmente é Fantástica. Amo suas resenhas. 💚

duarte_
Автор

Amei!!! 😍
Você fala tão bem, moça...toda vez me impressiono, hahaha.

Автор

Nossa, amo os clássicos e não acho nada chato. Esses livros de capa dura e letras douradas adoro e já li vários.
Ótimo vídeo!
Beijos

escritosguardados