Você é um cérebro numa cuba? Tem certeza?

preview_player
Показать описание
Somos apenas cérebros em potes? Como provar que não?
Entenda a teoria do cérebro numa cuba do filósofo Hilary Putnam.

Redes sociais:

Grupo de Psicologia no Facebook

Comunidade de Psicologia no Google+
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

As pessoas usarem a frase "penso, logo existo" pra invalidar esse experimento mental é um tanto quanto curioso. A frase justamente quer dizer que a única coisa que é inegavelmente real é o lugar (cogito) de onde nasce o questionamento da realidade. É literalmente reafirmar o experimento

lucasrocha
Автор

Essa pergunta tem bugado minha mente a a vida toda.

tazhi
Автор

A proposta do vídeo e legal, mas a explicação não está agradável.
Sua mente não é só o seu encéfalo, a várias teorias para o que ela é, mas sabemos que o que conhecemos como mente não existe sem um corpo, ela resultado de toda as suas terminações nervosas, e vc pode até continua sendo vc sem partes periféricas, mas se vc transplanta um cérebro a outro corpo, o resultado não é o dono do cérebro (não sabemos o verdadeiro resultado final, por ainda não ter existido esse tipo de transplante) . Isso porque a singularidade que experiênciamos na mente e self e resultado das sinapses que temos em nosso corpo que é diferente em cada indivíduo, sem ela nós nos constituímos de outra forma, sendo outro ser.
Sobre a concepção monista de mente e corpo, há várias teorias não só a apresentada por vcs, cada uma diferente e rica a sua maneira.
o cérebro em uma Cuba daria certo se emparelhassem o encéfalo o S.N Central e boa parte do S.N periférico juntos em uma cuba, o que até agr mostrou se impossível.
* A explicação do penso logo existo também tem um significado maior do que isso. Entendo que é um vídeo pra ser rápido mas gera idéias erradas que vão ser reproduzidas depois.
Não estou sendo maldoso, gosto do trabalho de vcs continuem...

joaolcs
Автор

Eu acredito que a consciência é uma oscilação ou vibração eletromagnética...

diegovitor