[CORREÇÃO DO ENEM] Questão 24 - Enem 2021 - Prova azul ▷ Seus primeiros anos de detento

preview_player
Показать описание

🤓 Seja membro do canal e ganhe benefícios exclusivos:

Análise, correção e interpretação da QUESTÃO 24 do ENEM 2021, acompanhando pelo CADERNO AZUL.

EQUIVALENTES:
Questão 18 - Prova amarela - Enem 2021
Questão 29 - Prova branca - Enem 2021
Questão 44 - Prova rosa - Enem 2021

PROFESSOR: Samuel Marques

TEXTO DA QUESTÃO:

Seus primeiros anos de detento foram difíceis; aos poucos entendeu como o sistema funciona. Apanhou dezenas de vezes, teve o crânio esmagado, o maxilar deslocado, braços e pernas quebrados; por fim, um dia ficou lesionado da perna quando foi jogado da laje de um pavilhão. Nem todas as vezes ele soube por que apanhou, muito menos da última, quando foi deixado para morrer, mas sobreviveu. Seu corpo, moído no inferno, aguarda o fim dos seus dias. Já não questiona mais. Obedece. Cumpre as ordens. Baixa a cabeça e se retira. Apanha, às vezes com motivo, às vezes sem. Por onde passou, derramaram seu sangue. Seu rastro pode ser seguido. Intriga ter sobrevivido durante tantos anos. Pouquíssimos chegaram à terceira idade encarcerados.

MAIA, A. P. Assim na terra como embaixo da terra. Rio de Janeiro: Record, 2017.

A narrativa concentra sua força expressiva no manejo de recursos formais e numa representação ficcional que

A) buscam perpetuar visões do senso comum.
B) trazem à tona atitudes de um estado de exceção.
C) promovem a interlocução com grupos silenciados.
D) inspiram o sentimento de justiça por meio da empatia.
E) recorrem ao absurdo como forma de traduzir a realidade.

Abra o link para deixar uma dúvida, sugestão, reclamação, pedido, xingamento, desabafo, crítica, declaração de amor, pedido ou qualquer tipo de conversa fiada.

CONTATO:

#Enem #Correção #Linguagens
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essa eu marquei letra E. Porque tem um trecho que diz que ele apanha "às vezes com motivos, às vezes sem". Essas frases trazem uma coisa de "absurdo", violência sem motivo. Essa letra E achei que foi então um distrator dos brabos, pq marquei quase que com convicção. Essa palavra "absurdo" também causou um problema pra mim...

lucaslap
Автор

O enem 2021 sem dúvidas foi a prova mais difícil de linguagens de todos os enems até hj

alicevieira
Автор

nessa questão, eu interpretei o "estado de exceção" como se a situação mostrada fosse uma exceção à regra do que normalmente ocorre nas penitenciárias. excluí a alternativa B por entender que o retratado não seria uma exceção, nesse sentido, já que esse atos são bastantes recorrentes.... obrigada pela correção e pelo esclarecimento, prof, esse termo é ótimo para usar em redações!!!!

giuliameneg
Автор

parabéns pelo vídeo, ótimo profissional 👏

choijinripeach
Автор

O melhor canal de Linguagens disparado

marcosbrandao
Автор

Essa parte do item B "estado de exceção" seria muito mais compreensível se fosse escrito "Estado de exceção". Em minúsculo, eu entendi como o indivíduo do texto ser a exceção, já que ele é idoso, como afirma o fim do texto. -.- Obrigado, professor! :)

juliocesarx
Автор

Curiosidade: essa questão e do Calunga no Enem 2021 não contabilizaram para a nota, ou seja, não foram anuladas, mas não valeram pontos pra quem acertou e nem impactou a noda de quem errou. O Enem não fala a razão pra isso, mas alguns professores dizem que provavelmente essas questões não seguem um padrão de acerto coerente entre os candidatos, algo que não faz sentido para o TRI, então o sistema julga essas questões como não aptas para pontuação.

_LamG_
Автор

Estado de exceção, conceito perfeito pra usar na redação .

alexiacosta
Автор

Errei a questão por não saber o que era estado de exceção. Excelente resolução, prof!

julianacamila
Автор

Ótimo professor. Não só pelo vídeo, mas também pelas respostas nos comentários, que sanaram minhas dúvidas nessa questão. Falta isso aos demais canais. Obrigado

LucasReiss
Автор

Explicação incrível 🎉❤ obrigada professor

NicoleAmaral-bd
Автор

Obrigado, professor! Ótima explicação. Eu não sabia o conceito de "estado de exceção", ou seja, dessa vez, o ENEM não foi democrático com as pessoas que não conhecem termos específicos do direito. É isso! Vivendo e aprendendo! :)

viniciuspires
Автор

você é muito bom, professor! eu fui pega no "estado de exceção", não sabia o que significava

anacarolina
Автор

O problema é que mesmo fora do estado de exceção há essas situações nos sistemas prisionais.

jairomedUFAM
Автор

Achei essa questão bem complicada, mas vc esclareceu todas as minha dúvidas! Muito obrigada!

yasmingoncalves
Автор

Pra mim a questão mais difícil da prova, essa do estado de exceção me pegou muito

lia
Автор

Não concordo com sua explicação para a letra D. Prof, você não acha que a alternativa diz sobre gerar um sentimento de justiça no leitor, por conta da empatia que sentimos ao ver a situação desse detento? O que o texto realmente nos causa

victorfellipe
Автор

Minha dificuldade foi entender exatamente esse "estado de exceção", mas você explicou de forma bem clara. Muito obrigada, em questões interpretativas precisamos de profs como você, que explica tudin!

marianarosa
Автор

Eu marquei a Letra E no dia da prova e hoje resolvendo questões justamente por ainda escorregar na mesma "casca de banana" que foram as hipérboles no texto. Mas foi esclarecedora sua explicação e espero não errar uma 3° vez caso eu retorne a resolve lá novamente

Fernando-nwye
Автор

O estado deveria ser escrito com letra maiúscula, "Estado", por isso muitas pessoas devem ter errado essa questão.

kimdressa