Elis Regina / 05- Beguine Dodoi

preview_player
Показать описание
Álbum: Essa Mulher (1979)
05- Beguine Dodoi
Autoria: Aldir Blanc / João Bosco / Cláudio Tolomei

Música parte do álbum "Essa Mulher" da cantora Elis Regina.
O álbum é o décimo sexto de Elis, lançado em 1979 pelo selo da WEA.
Com produção e co-produção de Marco Mazzola e César Camargo Mariano, respectivamente. Esse último responsável também pelos arranjos e direção musical. Como de praxe, à época o álbum, foi lançado em LP e fita cassete. No ano de 1987 veio o relançamento no formato CD.

Hélio Delmiro: Guitarra
Luizão Maia: Baixo Elétrico
Cesar Camargo Mariano: Piano Elétrico
Paulinho Braga: Bongô
Chico Batera: Bateria
Chico Batera: Marimba
Chico Batera: Maracas
Chico Batera: Clave
Paulinho Braga: Maracas
Arranjadores: Cesar Camargo Mariano

As dez faixas do disco acolhem a busca incessante de Elis por bons autores. Na seleção desse repertório temos Baden Powell e Paulo César Pinheiro, Joyce e Ana Terra, Danilo Caymmi e Ana Terra, Tunai e Sérgio Natureza, Cartola.
Faço um destaque para a segunda faixa "o Bêbado e a Equilibrista" de autoria de João Bosco e Aldir Blanc, que se tornou um hino, cantado por todo o país, em prol da campanha das diretas e o fim do regime militar. A canção é até hoje um dos maiores sucessos de Elis. Destacaria também a oitava faixa "Bolero de Satã", de Paulo César Pinheiro e Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga. Nessa canção, Elis faz um dueto inigualável com o cantor Cauby Peixoto.

Outros Músicos:
Keyboards: Ary Piassorollo
Repique: Carlinhos da Mocidade
Piano: Cesar Camargo Mariano
Tamborim: Cidinho
Trombone: Edmundo Maciel
Vocals: Elis Regina
Guitar: Helio Delmiro
Percussion: Jorge Luiz da Mocidade
Bass: Luizão
Trumpet: Marcio Montarroyos
Trumpet: Maurilio
Producer: Mazzola
Pandeiro: Ronaldo da Mocidade
Drums: Rubinho
Saxophone: Zé Bodega
Composer: João Nogueira
Composer: Paulo César Pinheiro

A Pimentinha:
Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre à 17 de março de 1945.
Adotou o nome artístico de Elis Regina. Pelos amigos e companheiros músicos era muitas vezes chamada de "Pimentinha", apelido carinhoso que recebera por ter um gênio forte. Para os fás era simplesmente "a Elis".

Iniciou sua carreira muito precoce, aos 13 anos, quando foi contratada no ano de 1958 por Maurício Sirotsky Sobrinho para a Rádio Gaúcha, passando a ser chamada de "a estrelinha da Rádio Gaúcha".
Mais tarde foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960.
Teve grande influência das cantora do rádio dos anos 40/50 e tinha como uma de suas grandes referências a cantora Ângela Maria. Passou à distância pela estética da bossa nova já que vinha de uma tradição de grande extensão e de interpretações dramatizadas, traço que a acompanhariam por toda carreira.

Elis foi aclamada tanto no Brasil quanto internacionalmente, e comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. A morte precoce aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982, não serviu de obstáculo para que deixasse um legado musical indelével na nossa MPB. São, por algumas contagens, dezoito álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, dez duplos, vinte e três compactos. Sem contar coletâneas, discos póstumos, tributos e mais um tanto de participações em discos de outros cantores.

Elis não escreveu só uma página na história da música do Brasil, mas um capítulo inteiro. Um capítulo que ainda está pra ser contado e entendido em sua grandeza.
Рекомендации по теме