Webinar | Governança, ética e inteligência artificial

preview_player
Показать описание
Decisões tomadas por algoritmos têm levantado preocupações importantes, sobretudo, em relação à transparência, à privacidade e à ética. Em relação à transparência, não há uma clareza sobre quais dados são utilizados, onde foram coletados e para quais propósitos servirão, algo chamado de a “caixa preta” dos algoritmos. Já em relação à privacidade dos usuários, há um desequilíbrio informacional crescente entre aqueles que coletam/tratam os dados e aqueles que fornecem os dados. A proteção de dados pessoais surge para reduzir este desequilíbrio, criando direitos e deveres para garantir condições mínimas para o exercício da autodeterminação informativa pelos indivíduos. Por fim, em relação à ética, falta de clareza nos critérios de tomada de decisão de algoritmos e o apetite cada vez maior no uso de dados de indivíduos cria um cenário em que os que sofrerão os impactos de processos de tomada de decisão não compreendam a lógica por traz do sistema.
Diante deste cenário, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP convida a todas e todos para webinar que reúne especialistas para debater essas questões, com vistas a discutir os desafios para a criação de uma cultura de boas práticas de governança corporativa.


Programação:

Palestrantes:

Dora Kaufman, professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital/TIDD da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Pós-doutora pelo Programa de Engenharia Industrial da COPPE-UFRJ e pós-doutora pelo TIDD PUCSP. Doutora pela ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Pesquisadora visitante no Computer Science Department, NYU (2009, 2010), e no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim (2015). Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” (2013) e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais” (2017), e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” (2019). Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Colunista da Época Negócios.

Eduardo Magrani, Doutor em Direito. Affiliate no Berkman Klein Center na Universidade de Harvard. Sócio do Demarest Advogados. Pós-Doutor na Universidade Técnica de Munique (TUM) em Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Presidente do Instituto Nacional de Proteção de Dados no Brasil.

Moderadores:
Marina Feferbaum, professora e coordenadora do CEPI da FGV Direito SP
Alexandre Zavaglia, pesquisador convidado e coordenador do grupo de pesquisa sobre Governança de Dados e Regulação de IA do CEPI FGV Direito SP


Realização:
CEPI FGV Direito SP

-----
Este foi um evento promovido por FGV Direito SP no dia 09/11/2021

🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

Рекомендации по теме