Grécia Antiga: Período Helenístico - Brasil Escola

preview_player
Показать описание
Com esta videoaula de História sobre a Grécia Antiga, você conhecerá os principais acontecimentos que marcaram o Período Helenístico, período em que Alexandre, o Grande, conduziu uma rápida expansão do Império Macedônico.

Quer saber mais sobre o assunto?

Brasil Escola

Mundo Educação

Alunos Online

Escola Kids

História do Mundo

Siga-nos:

#Enem #BrasilEscola #História
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que aula incrível meus parabéns, continuem a lançar, minha gratidão ao canal

wendelfreitastutti
Автор

Melhor professor de historia da internet, o unico que trata história seriamente

leirbagsuehttam
Автор

Vídeo indicado pelo curso que estou fazendo. Ótima explicação, compreendi mais ainda o que havia estudo. Ler, ouvir e escutar é bem diferente.

Автор

Interpretação dos macedônios: implantação dos valores gregos (helenísticos) na vida dos orientais (bárbaros), daí esse período ser denominado de Helenístico. Muito bom, professor; quando compreendemos os termos empregados na História fica mais fácil a assimilação e entendimento do que aconteceu no período estudado.

salatielpereira
Автор

Excelente aula. Estava com dificuldade em entender a matéria, esse vídeo ajudou muito.

julianoalves
Автор

Como sempre Prof. Pedro Ivo, uma excelente aula... Obrigado.

mvbc
Автор

Fenomenal essa aula este professor ensina recentimente excelentemente bem, muito melhor do que muitos professores em aulas presenciais .

fabionascimento
Автор

Parabéns, estou estudando pra minha prova de história, ogd me ajudou muito

sandradasilvasantossouza
Автор

Aula muito bem explicada. Obrigada Prof!

amandazy
Автор

Otima aula!! Assisti todos os vídeos sobre Grécia.

thaiscristinefranca
Автор

Estou usando seus videos como forma de complementação, pois sinto que sempre falta algo nas aulas (faculdade).

digaoomestre
Автор

Muito bom, acompanhei todos da Grécia!!

lifx
Автор

A Grécia Antiga foi uma relevante civilização da antiguidade, considerada o berço da democracia, e influenciou fortemente a cultura ocidental. Localizava-se na Península Balcânica, suas condições naturais não eram boas, pois o solo era pouco fértil e montanhoso.

A periodização da Grécia Antiga se dá em 5 momentos. O primeiro período é denominado Pré-homérico, abaixo detalharei sobre ele:

O período pré-homérico é caracterizado inicialmente pela civilização minoica, também conhecida como civilização cretense. Eles viviam do comércio e o governo era talassocrático. Não se sabe ao certo o que levou ao fim dos cretenses, mas há historiadores que acreditam ter sido devido a fenômenos naturais. Posteriormente, houve a chegada de outros povos indo-europeus, mas vale ressaltar a vinda dos micênicos, também conhecidos como aqueus.

Com a chegada dos Dórios, houve a primeira Diáspora grega e deu-se origem ao segundo período denominado Homérico. Como principal característica deste período tem-se a formação de Genos (que eram famílias patriarcais, que possuíam como representante o parente mais velho, nomeado de Patriarca). Tal sociedade era coletivista e originou as frátrias e as tribos. Mais tarde, ocorreu o colapso dos Genos, que gerou a segunda Diáspora, originando as Pólis.

O Período Arcaico da Grécia Antiga está situado entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. (entre 800 a.C. e 500 a.C.). É o terceiro período da Grécia Antiga, marcado principalmente pelo apogeu das cidades-estados, também conhecidas como Pólis.

As cidades-estados eram independentes, havia uma desfragmentação política, mas é importante ressaltar que tinham em comum a religião e o idioma, o que possibilitou e facilitou as trocas comerciais.

A economia neste período se dava inicialmente por meio da produção agrária, mas, por estar em um local propício às relações comerciais marítimas, passaram a dominar a economia.

É nesse momento que surge a filosofia e a cosmologia, ou seja, os filósofos gregos passaram a buscar a origem do universo por meio da lógica e não pelo conhecimento mitológico. Vale citar como grande filósofo da época Tales de Mileto.

Duas cidades-estado acabaram tendo grande relevância nesse período, sendo elas Atenas e Esparta, ambas se tornaram referências militares.

Alguns fatos são importantes de salientar em relação a Atenas, pois é o local onde se deu a origem da democracia. Inicialmente, possuía como forma de governo a monarquia; posteriormente, deu-se lugar à democracia.

Atenas foi fundada pelos Jônicos, e sua sociedade era estratificada. Estavam no topo os eupátridas, considerados a elite ateniense, pois tinham terras (grandes propriedades rurais). Abaixo desses estavam os Demiurgos, que eram os comerciantes, e após estavam os pequenos proprietários rurais, denominados Thetas e Georgois. Na base da sociedade, tinham os escravos, que eram os prisioneiros de guerra e endividados.

Somente os eupátridas tinham direitos políticos, e isso gerava intensos conflitos entre os grupos sociais.

Dracon e Solon foram intermediadores dos conflitos e foram responsáveis por elaborar leis escritas em Atenas, com o objetivo de promover menor tensão social. Infelizmente, tal situação não se reverteu, e Atenas acabou tendo um governo tirano.

Foi nesse período que foram construídos os principais templos da Grécia Antiga, e nesse momento em que surgiu o alfabeto fonético grego.

Esparta, outra importantíssima cidade-estado grega, foi oriunda dos Dórios, por isso era considerada extremamente militarizada. Os únicos a terem direitos políticos na sociedade espartana eram os descendentes diretos dos dórios. Os espartanos eram rigorosos, sua sociedade era aristocrática e não possuíam mobilidade social, seu sistema educacional era voltado para formação de uma elite guerreira.

Espartanos tinham aversão aos estrangeiros, e esses eram vistos como inferiores. Vale ressaltar que as mulheres de Esparta, diferente de outras pólis, podiam participar dos treinamentos políticos e realizar exercícios físicos.

O Período Clássico é marcado principalmente pelos conflitos internos e externos. Ocorreu nesse momento o conflito entre os gregos e os persas, nomeado como conflito médico. Durante esse momento, Atenas montou um valente exército, chamado Delos, com o objetivo de derrotar os Persas. Nesse contexto, houve a arrecadação de impostos sobre as cidades-estados. Posteriormente, essa arrecadação causou uma certa divergência com os espartanos, que possuíam um exército potente, nomeado como Peloponeso, que lutou e derrotou Atenas.

Nesse momento, a Grécia estava completamente fragilizada, e ocorreu a invasão dos Macedônios, e o grande império de Alexandre o Grande tomou a Grécia.

marialuizasantos
Автор

Vc explica muito bem adoreiii!!!!
Bjs 😘😘

laizagachafilmeslaizalima
Автор

Ameiii, finalmente começando entender

aiallaramos
Автор

Super 👏. Video mto esclarecedor. Parabéns.

mariawesterdijk
Автор

Ele é muito bom pra explicar, eu entendi tudo🤩🤩😄😄

natanferreiradasilva
Автор

Agora com as aulas online de história vai ter bastante like

agatavirginia
Автор

ele explica mt bem, bem devagar tipo pra um acéfalo, do jeito que eu preciso 👍👍👍👍

MiyaComY