Por que Canonical continua com isso? - Ubuntu 23.04 - Review

preview_player
Показать описание

O Ubuntu 23.04 Lunar Lobster foi lançado, com GNOME 44 e várias pequenas melhorias, porém, o que parece chamar atenção é a quantidade de problemas e bugs que parecem dificultar justificar um upgrade.

🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo.

‣ Felipe Duarte Ferreira

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#ubuntu #linux #canonical #gnome
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Canonical deveria fazer igual a System76 tá fazendo agora, vai ser só uma versão por ano, faz até muito mais sentido, LTS á cada dois anos, uma versão não-LTS e o resto do tempo eles usam pra polir a versão LTS e o OS em si, pra mim faz sentido.

unknown_codec_
Автор

Eu havia abandonado o ubuntu desde a versão 20.04, devido aos muitos bugs. Agora resolvi dar uma nova chance e estou satisfeito, tudo funcionando até agora.

ricardolisboa
Автор

Parabéns Dio. Muito bom vídeo com todas estas informações. Tentei instalar no meu velho PC sem EFI e o instalador novo deu erro e acabou não instalando. Espero que seja apenas um bug com correção no futuro e não um impecilio para não instalar em máquinas mais antigas.

fethatutoriais
Автор

Uma das falhas ao actualizar da versão 22.10 para a versão 23.04 foi ter mudado o formato de compressão dos pacotes deb. Como não tiveram cuidado neste aspecto, era necessário compilar o xz-utils da fonte e depois correr o programa de actualização!

vascomanteigas
Автор

Acho legal quando o dio explica algumas coisas como Ubuntu LTS e não LTS. Apesar da comunidade já saber e eu tbm rsrs, são informações importantes pra quem não é da comunidade.

DaviSantos-zmxo
Автор

Boa, finalmente uma review da versão lançada e não do Beta.

usepop_os
Автор

Utilizei o Ubuntu desde as primeiras versões. Reconheço o grande legado e o avanço do Linux no desktop. Porém nesse tempo todo notei algumas coisas que me irritavam, como bugs bobos que se perduram por várias releases até serem corrigidos (ex. a Gnome Software que há tempos o próprio Diolinux vem criticando e ainda não corrijram). De um tempo pra cá perdi aquele entusiasmo de ter sempre a versão mais recente dos aplicativos e optei por atualizar somente para LTS. E a gota d'água para mim foram os Snaps meio que enfiados goela abaixo. Não curti o Firefox via Snap. Daí decidi voltar às origens e instalei o Debian Testing. Extremamente satisfeito e mesmo ainda não sendo a versão final está muito mais estável do que o Ubuntu LTS. Instalei o suporte à Flatpack e se precisar de algum Snap farei a instalação, porém sem habilitar o suporte via Gnome Software para não dar o bug de lentidão.
Mas não deixarei de ter um certo carinho pelo Ubuntu por todos esses anos em que o utilizei.

jeffersonhenriquex
Автор

eu tô contente com o Linux Mint 21.1 :oD

daniels.m.
Автор

Eu sempre uso as versões mais recentes.. pra mim o único problema são as extensões gnomes que demoram de ser lançadas pra as versões mais recentes.. eu sou um utilizador ki amo ter novas experiências.. uso tbm pra ter oportunidade de usar apps mais recentes. Existem apps que ficam muito difícil instalar com versões LTS.

ahmedjorgeferreira
Автор

Eu sempre uso a versão mais recente, pra trabalho mesmo. Até então, sem nenhum bug tão impactante.

Eu gosto das novidades. E nessa 23.04, finalmente os snaps estão funcionando bem. Já substitui alguns debs instalados manualmente q, nem na última lts e até então não funcionavam bem...

Ficar sem as atualizações intermediárias e ficar por dois anos sem experimentar alguma novidade, minimamente estável, seria bem frustrante.

leandrohsilveira
Автор

Tive um problema muito chato durante a instalação. Sempre quando clicava pra começar o instalador fechava.

watilonfazolin
Автор

Estou usando está versão e estou gostando, mas ainda quero testar o pop os dizem que é muito bom!
Único problema que encontrei nele até agora foi o CS go que bugou do nada, tipo estava tudo normal no CS daí do nada ficou alterada a cor, quando entro no CS fica roxo clarinho e não a cor normal do CS mas já até acostumei

winlinmac
Автор

Excelente vídeo... parabéns como sempre!

everaldoso
Автор

Essas atualizações a cada semestre são tão irritantes e provocam uma ansiedade desnecessária. Foram tantos e tantos bugs que pulei de vez para o Manjaro, depois de mais de dez anos de fidelidade.

socratesbastos
Автор

Dio, essas versões intermediárias são para dar opção para quem quiser ver novidades e para ter mais testadores de bugs em situações reais de uso para uma futura versão LTS. Se a pessoa quiser estabilidade, como é o meu caso, que utilize somente a LTS. A Canonical pode sim lançar essas versões. É só não usá-las. O mundo linux é cheio de opções. Afinal, temos novas distros sendo lançadas quase que diariamente, não é verdade? Tem espaço para todos. Um abraço!

pbcruz
Автор

Eu achei estranho não ser uma versão LTS, mas até agora eu aguardo o novo Pop_OS! com a sua DE Cosmic escrita em Rust

ricardomoraes
Автор

Acredito que o melhor para o Ubuntu, e outras distribuições, seria o lançamento de uma só versão por ano, meio que um meio termo do que existe atualmente, onde poderiamos ter, por exemplo, uma versão normal em anos impares e uma versão LTS em anos pares, talvez. Isso acabaria com esse carnaval cansativo de novas versões que existe atualmente e, ao mesmo tempo, não teriamos que esperar tanto por novidades.

frantomich
Автор

Eu já estou pensando seriamente migrar para o Mint ou outra distro menos 'travada' pois Ubuntu mesmo que ame ele não está tão bom assim.

Essa logo do Ubuntu lembra a logo Phantasy Star Online clássico.

LuiZeroX
Автор

Estou usando kubuntu, desinstalei todos os snaps, configurei o ppa do firefox (apesar de meu navegador principal ser o chrome), e instalei o PPA do kubuntu backports, apesar de não ter nada lá pro lunar ainda, até o momento tudo funcionando muito bem.
Tentei usar o fedora 38 (KDE também) quando saiu, porém o anaconda por algum motivo instalava um grub em que só exibia o windows e o "UEFI Setup", pra funcionar tive que bootar no live, fazer um chroot na instalação e adicionar a entrada usando o grubby, após instalar atualização de Kernel ele adicionou as entradas normalmente, porém não consigo me dar bem com o fedora.
Vale dizer que, apesar de não dar suporte oficialmente ao plasma 5.27, eu uso o kwin-bismuth, em wayland ele está bem problemático com o kde 5.27 (parece que, com o kde investindo em tiling, o pessoal do bismuth resolver abandonar o projeto), mas em x11 ele ainda funciona.

o_goga
Автор

10:41 Lado bom: não instale

Lado ruim: se você instalar perderá tempo da sua mísera vida

sandwicheems