Concursos TRE x TRT: qual será que escolho prestar?

preview_player
Показать описание
Vamos falar das diferenças entre os TRTs e o TREs, sobretudo no que se refere a concorrência e a quantidade de vagas. Entenda também a diferença entre os trabalhos e se daria para conciliar os dois editais.
Agradecimento ao meu amigo Iuri Camargo e minha esposa Vanessa Martini que contribuíram muito para este vídeo.

⚖️ AGNALDO BASTOS ADVOCACIA ESPECIALIZADA.
💼 Escritório que atua exclusivamente com Concursos Públicos.
Link para o curso do Método Volts:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Atualmente o cargo de Técnico judiciário exige nível superior. Prestei uma única vez concurso para um determinado TRT e não passei, porém conheço colegas servidores da JT que afirmam que a carga de trabalho é bem superior, obviamente, à da JE. Nesse ponto posso falar, pois já fui servidor da Justiça Eleitoral (nomeado em dois TREs) e no meu caso particular, lotado em uma ZE no interior do estado-MS, considero os seguintes pontos de se trabalhar em um TRE(alguns atinentes à JT também);

* qualidade de vida tranquila no interior (cidade com boa estrutura, claro), aliada a uma boa remuneração;
* Dá para fazer outras atividades de estudo e especialização enquanto não tem trabalho;
* Jornada de trabalho reduzida em anos ímpares, nos meses de Janeiro e julho, de 6 horas para 5 horas, com feriado 'esticado'(varia de tribunal para tribunal);
* Anos ímpares, pouco trabalho ou atividades sazonais/pontuais; atendimento ao público reduzido;
* Status - controverso(varia de pessoa pra pessoa) e isso pode ser desvantagem para muitos, você fica meio que 'conhecido' na cidade e, indiretamente, acaba sendo notado e convidado a participar de grupos sociais organizados, etc(eu nunca quis). Mas era só saberem que eu era do judiciário federal (União) que muitos mudavam a forma de tratamento (pra melhor, claro, no serviço público em geral, comércio etc). Isso acontece porque vc é novo na cidade e sempre vão te perguntar essas coisas. Você irá ficar muito familiarizado com a polícia civil(delegados), federal e militar, gestores públicos em geral etc, pois terá reuniões e tratamento direto com eles - quase o ano todo - sobre planejamento e execução das eleições;
* Anos pares(eleições) o trabalho se torna mais dinâmico e desafiador, principalmente nas eleições municipais. De março até dezembro, na diplomação é uma correria frenética... prestação de contas, ações judiciais, processos, investigação etc. Ganha hora extra em pecúnia (valores consideráveis).

Desvantagens(pra mim):

* Preso na 'mesmice' de sempre e as vezes pode se sentir meio que 'subutilizado' pelo ótimo salário (remuneração), mas isso acontece já com certo tempo de trabalho: muitos não se importam e já outros não; já conheci colegas que não ficaram um ano e saíram fora, pois não se acostumaram e o perfil era outro. Pra quem é muito dinâmico e não consegue ficar muito parado, deve levar isso em consideração.

* Demora-se em conseguir remoção para dentro do estado, cerca de 10-15 anos para conseguir vaga na Secretaria do Tribunal - sede. Para outro tribunal também não é tão simples a remoção/permuta. Varia muito de estado para estado.

* Não tem flexibilidade de jornada. Ou seja, não tem como vc ir trabalhar mais cedo e sair mais cedo também. Não inventa de estudar e fazer faculdade em período de expediente. Em regra, o cartório abre às 12h e fecha às 18h. O atendimento ao público 'amarra' o servidor nesse horário. Tem tribunais que funcionam na parte da manhã(7h às 13, ou próximo disso).

Hoje sou Analista do MPU/Gestão Pública, lotado no MPF-PR(Curitiba). Embora sinta saudades da época do TRE, gosto muito do que faço comp analista e das minhas atribuições na área de programação e acompanhamento orçamentário.

hugoferreira
Автор

Obrigado prof. Sugestão: faz um video comparando as matérias, incluindo Tj e TRF e sobre conciliar todos esses de tribunais.

Leogitimus
Автор

Acredito que o número de processos trabalhistas caiu bastante também por causa da reforma trabalhista que prevê o ônus de sucumbência ao funcionário que processar o patrão. Se diminui os processos, diminiu a demanda de trabalho e as nomeações.

Michel-cozf
Автор

Professor, ressalto também, que vários Tribunais estão terceirizando os seus serviços da área meio, diminuindo o número de nomeações.

rtodelaborat
Автор

caro volts, estou acompanhando seus videos a pouco tempo sao bem bacanas, e ja sou inscrito.. obrigado por compartilhar suas historias e seus conhecimentos..

markussouza
Автор

Obrigado pelo vídeo meu querido!
Seus vídeos são excelentes
👏🏼

danilofreitas
Автор

Deus abençoe que dê tudo certo sempre pro bem de todos pois merece ser abençoado

antoniaaparecidacostarosa
Автор

Volts, faça um vídeo (se possível) sobre os concursos para cargos que são mais tranquilos de se trabalhar, onde há melhor qualidade de vida, mais justiça na remuneração e nos reajustes, menos assédio. Pois hoje em dia é cada relato que se tem que é de deixar o cabelo em pé. Algo muito importante de se por na balança é a qualidade de vida.
Por exemplo. Eu no meu trabalho abro mão de receber 3 mil a mais no salário dependendo da FG que me oferecerem, pois não vale me expor a assédio moral, pressão por cumprimento de metas, ouvir abobrinha e etc pra ganhar 3k a mais.

desbramundo
Автор

Qual órgão tem mais chance de conseguir o home office ? TRT ou TRE ?

launana
Автор

Nossa, tá tão difícil encontrar uma apostila física na minha cidade

leivarodrigues
Автор

6:32 - como é o trabalho no TRT
8:45 - como é o trabalho no TRE (trabalho mais administrativo)

j.m.
Автор

a escolha é simples, estude para o TRE e se não passar voce tem mais uns trocentos TRTs para tentar.

efraimkristhianno
Автор

É errado analisar apenas pelo número de vagas divulgadas no edital, pois se chama muito mais vagas do que divulgadas no edital. Por exemplo, o concurso atual do TRT-2 convocou 843 candidatos da lista geral, no cargo de Técnico, contra umas 140 vagas divulgadas no edital. TRT chama muito e vai continuar chamando. Eu, inclusive era o 676 da lista geral e fui convocado e assumi, e estou prestes a ser nomeado também no TRT-15

evertonribeiros
Автор

Única vantagem desse TRE unificado: os melhores candidatos não estarão concentrados na mesma região.

sandracardoso
Автор

Tão chique escolher o concurso que quer porque foi inteligente o suficiente pra passar em tantos e bons . Quando eu crescer quero ser assim

ariany
Автор

Você é o único que fala a verdade sobre vagas aqui no youtube, porq todos q vejo sempre fala q todos os concursos tem muita vaga e tals, maior propaganda, agora entendo, é só pra o povo comprar cursos caros.

marycastro
Автор

Gente, eu não consigo entender quando vejo pessoas que prestam vários concursos conseguem aprovações com boas notas, muitas vezes são chamados mas desistem de assumir o cargo. Então qual o sentido de passar a vida inteira prestando concurso? É alguma espécie de auto aprovação, vaidade? Eu vejo muitos vídeos de concurseiros aqui no YouTube falando isso também, que prestou vários concursos, passou, foi chamado e não quis assumir o cargo e que no momento estava na dúvida de qual concurso ia prestar, é muito insano isso.

PSLIMA
Автор

Eu me identifico mais com o TRE
Não me vejo trabalhando na justiça do Trabalho.

josuecosta
Автор

Estou saindo da área de tribunais e migrando pra carreiras policiais...O que eu quero é possuir uma boa condição financeira para ajudar a minha família e não há como não levar em consideração que carreiras policiais apresentam muito mais vagas...

fernandasobreira
Автор

Olá, Guilherme. Diz aí, o que você acha mais fácil de passar: TRE unificado ou INSS? Começando praticamente do zero, só sei matemática e rlm.

marcelvasquez