Judaísmo, Cristianismo e Islamismo: origens e diferenças

preview_player
Показать описание
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pela sua isenção e conhecimento. Sua narrativa coincide quase na totalidade com o que aprendi na História Universal, na Filosofia, no estudo da História das Religiões e, claro, na prática de religião católica, bem como em contato com seguidores do Corão.

A Religião sempre marcou minha formatação e formação. Desde criança até hoje, nunca deixei de acompanhar tudo o que se relaciona com religião.
Na prática religiosa até aos 24 anos, bem como depois disso, sempre acompanhando livros, revistas e influenciadores, ou críticos da fé.

A fé não se discute. Ela é um enzima, um catalizador que pode ajudar o indivíduo a vencer obstáculos ou desafios.
Ela é uma bengala. Acreditar que um imaginado Ser Supremo, criador do Universo, está sintonizado e em parceria (equipe) com o indivíduo, dá conforto, segurança, certeza de que as dificuldades que estão à sua frente vão ser ultrapassadas. Além de que, no caso das doenças, está demonstrado científicamente que o organismo reage de forma completamente oposta, conforme o indivíduo encara a doença de forma lutadora, ou em espirito de derrotado.
O próprio organismo liberta "enzimas lutadores" pela cura, no caso de um espírito positivo.
É por isso que muitas vezes se verifica o "milagre da fé".

A religião foi uma fantasia, uma imaginação criada pela criatividade humana.
Incapaz de explicar os fenómenos que aconteciam à sua volta, bem como sua vida e sua morte, o Homem projetou para fora de si e da Natureza algo transcendente, intemporal, absoluto, perfeito e único capaz de criar tanta perfeição, bem como capaz de provocar tantos fenómenos de: chuva, trovões, vida, calamidade, morte, etc.
Cedo começou tentando apaziguar e obter bençãos desse "Ser imaginado". Principalmente após o inicio da agricultura e pastorícia.

Ela passou também a servir como instrumento de organização e hierarquia social.
O exemplo do sacrifício do filho de Abraão é a criação de uma obediência incondicional inquestionável à autoridade de quem está acima na hierarquia social. É este o objetivo de quem criou esta narrativa religiosa.

Hoje podemos observar as intenções da criação de Deus e da religião, mas também as tremendas contradições da Bíblia, fruto de homens pouco cultos, cujo objetivo foi tentar explicar o que lhe causava deslumbramento e medo, bem como poder manipular outros seres humanos.

saboresnaturais
Автор

Judeus seguem a tora, Cristãos os envangelhos, e islâmicos o alcorão. Acreditam no mesmo Deus. O que separa é que Judeus vêem Jesus como um impostor, os islâmicos vêem Jesus como mais um dos grandes profetas de Deus, e pra eles o ultimo dos Profetas é Maomé, e para os cristãos, Jesus é o próprio Deus em carne e osso, ou filho de Deus, aquele faz parte da trindade.

lampadaacesa
Автор

Muito interessante sua colocações e contendo comentários valiosos. Lembrem-se sempre: Temos Três coisas que movem o Mundo... Religiões, Política e Entretenimentos. Cuidado para não ser Prisioneiro de Nenhuma Delas. Shalom a todos!

eduardoisrael
Автор

Atualmente estou aprendendo os Hadiths do alcorão

Yeshuaisthetruth
Автор

Parabéns tô aprendendo muito com seus trabalhos!

ednaldopereira
Автор

Eu estou vendo esses cortes sem parar desde sábado. O quanto esse cara é inteligente é fora do normal!

buhrer
Автор

O Senhor e ótimo, a sabedoria te acompanhe!

maremotoseven
Автор

Qual era(m) as religiões adotadas na região da criação do islamismo antes da adoção e conversão ao Al Corão?

benvenutojulianogazzi
Автор

É algo contraditório, já que Mohamed não sabia ler e nem escrever. É impressionante como se basear em textos e ideias grande partes delas que não foi dele .

gustavoemannueldeangolasil
Автор

E o povo acredita que tudo isso caiu do céu. Pior ainda, continuam se matando por causa desses textos.

fernandocharchar
Автор

Diferenças Alcorão e Bíblia judaica : Na passagem bíblica do sacrifício de Abraão, a qual é um dos grandes paradoxos da fé...sacrificar o próprio filho para demonstrar a fé incondicional a Deus, na bíblia é Isaac a ser sacrificado e no Alcorão é Ismael.
Alguns dizem que, Deus impediu o sacrifício e a partir desse ato nenhum filho precisaria ser sacrificado, contudo pelo que a história mostra não importa a religião, os humanos não obedeceram a vontade de Deus e muitos filhos, irmãos etc foram sacrificados, não é mesmo?

vladimirfreire
Автор

Existe algum estudo, livro que discorre sobre a implementação do monoteísmo como sendo uma mudança intencional para centralizar poder e ter menos confusão? Afinal, ter, só um "chefe" no comando, e um somente para o povo agradar é mais conveniente, certo?

eoliver
Автор

Quanto ao cristianismo, podemos dizer que na sua origem os seguidores eram judeus que reconhecem Jesus Cristo como figura profética? Não sei se faz sentido.

kysekunnofficial
Автор

Faz um vídeo sobre as evidências históricas da existência de Abraão.

eddiecampelo
Автор

No cristianismo (pelo menos no catolicismo) tem o catecismo que é fundamental para a doutrina e explicação da teologia, da moral, economia e muitas outras coisas

kliniferaraujo
Автор

Será que o Islã pode ter recebido influência do cristianismo judaico como os ebionitas e os nazarenos?

jaspionbr
Автор

O mais interessante disso tudo é que, ainda tem trouxa que acredita em religião!

marcelocesar
Автор

*Origens:* a ganância e parifaria humana.
*Diferenças:* todas três matavam a rodo, mas só uma continua matando abertamente.
*Semelhanças:* cada uma se declara a "única religião verdadeira", revelada "pelo próprio Deus", que, por puto acaso prometeu os céus e a Terra para os respectivos crentes, mas eles têm que tomar dois vizinhos.
*Parabéns, Deus. Você é o rei da criação de intrigas e discórdias.* 🍷🗿

forcabrasil
Автор

Professor, sempre tive uma dúvida: como e qnd os judeus ficaram brancos? Pq se eles eram da região do levante, deveriam ter a pele um pouco mais escura, n? Mas qnd vemos os judeus de hj em dia, em sua maioria, eles são brancos (quase caucasianos)

theodernandes
Автор

As 3 principais religiões vem da mesma origem, coincidência? Acho que não.

romulobaggio