DESEMPACA: MICHEL FOUCAULT EM CINCO MINUTOS

preview_player
Показать описание
Desempaca: Michel Foucault em cinco minutos.

RESUMO:

História da loucura: O louco é para cada sociedade. Não é natural, nem mesmo uma doença, mas sim uma definição cultural feita pela sociedade em seu tempo. Existe uma relação de poder na definição da loucura. Na Idade média o louco é um andarilho, um sábio, que tem uma palavra visionária, conhece o espaço ao seu redor. No Renascimento: a palavra do louco é uma palavra mais restrita, esotérica e não mais visionária, como antes. No período clássico (XVI E XVII) o louco tem sua palavra isolada, é julgado por ser errado, é tratado muitas vezes como um criminoso, devendo estar confinado. Enfim, no século XVII em diante, a loucura passa a ser estudada e se torna um assunto da pauta médica.

Em "Vigiar e punir", utilizando como ponto de partida as transformações políticas, econômicas e sociais da França desde o século XVIII, a obra é dividida em quatro partes: Suplício: Michel Foucault percebeu que o suplício (punição corporal, seguida de intensa dor física e humilhação) era constante pelos Estados absolutistas. a punição: Foucault percebe que os reformadores do sistema judiciário em fins do século XVIII, tornaram a punição algo mais "sutil", mas não pelo objetivo humanizador, a disciplina, onde Michel Foucault afirma que seu objetivo é estabelecer "corpos dóceis", e enfim, a prisão, que tem por objetivo punir, sem se preocupar com a reinserção da pessoa na sociedade.

Em 1785, o jurista Jeremy Bentham criou o sistema pan-óptico, um modelo ideal de prisão, que permite com que um único vigilante observe e tenha visão de toda a situação dos presos em uma penitenciária. Michel Foucault observa que se desenvolveu daí um sistema que vai além dos muros penitenciários, pois o panoptismo está presente nas ruas, vigiando os comportamentos dos corpos, nas instituições de ensino, entre outros, funcionando como um elemento de poder.

Thumbnail e edição: Mari Costa

Me siga nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Prof, eu quero te agradecer imensamente pelas existência do seu canal!
Eu comecei a te acompanhar em 2020, quando eu comecei a estudar sozinha para o PAS da Universidade Estadual de Maringá, e para o ENEM, em meio à pandemia, quando as escolas estavam fechadas e a minha, pública e de periferia, estava sem aulas remotas. Desde então, estudei contigo por quase 3 anos, finalizei o ensino médio ano passado, graças a Deus e às suas aulas eu já fui aceita em 3 universidades, a UEM, Unicentro e Unicesumar (com bolsa 100%), e hoje, cá estou eu vendo mais uma aula sua, mas não mais como vestibulanda, e sim estudante de Comunicação e Multimeios da UEM.
Muito obrigada Pedro, continue com esse canal, porque ele ilumina a vida de muitas pessoas!!

NicoleLunadeOliveira
Автор

Em resumo, até então, o louco é o que tende a se distanciar do senso geral comum, em qualquer aspecto. O que tende a seguir em direção contrária e se arriscar é julgado como louco, o que não deve ser imitado. De fato há relação direta com o exercício de poder. O que diverge, dispersa, portanto, louco.

LastDoppelganger
Автор

Muito bom. Quando poder prof mande aí um resumão de hanna arendt por favor

remiltonlins
Автор

Mt obrigado por esse vídeo cara, eu tenho um problema sério pra focar, e um conteúdo mais rápido e direto me ajuda muito! Ainda mais que vc falou dos pontos mais interessantes, oq fez eu focar mais, vc me salvou mt!

matheuslopes
Автор

Queridissimo Pedro, que me ajudou em História quando estudei pro ENEM e agora me ajuda no último mês do meu TCC.
obrigada.

nasci_ontem
Автор

Foucault: Pc Siqueira/Raulsito da filosofia

dogagiota
Автор

Parabéns Por Esse Vídeo Professor Gera Reflexão.

carlosfilho
Автор

amo as suas aulas e aprendo MUITO com você, agradeço imensamente a ti e ao seu canal!

IsabelliRodrigues-pyym
Автор

No começo do vídeo pensei que o professor tava de tranças!!😂😂

guilhermechaves
Автор

professor fale sobre o lado obscoro desse tal foucoult que não é nada bom para a sociedade. tem coragem?!

fotografonil
Автор

Fala sobre o outro lado desse crápula. Diz aí sobre o envolvimento dele com pedofilia, envolvimento sexual com alunos da USP .

maiquisonmaick