Lei 13954: será que desta vez finalmente a FAB vai parir o CAA?

preview_player
Показать описание

#LeiPerversa13954 #MPdoMal

0:00 Abertura, a manchete
0:39 Portaria 177/PFG
2:40 A portaria anterior
3:26 Conclusões
4:28 Hoje é só uma prévia
5:37 Encerramento

COMO JÁ DITO EM UM VÍDEO ANTERIOR:

Na tramitação do PL 1645, a FAB inventou cursos de altos estudos para graduados: CCA e CEAG. Só para inglês ver. Uma situação tão escrachada, que o CAA até hoje só está na ideia.

Uma das normas internas que definem cursos e sua programação, a TCA 37-14, não mencionava os cursos na edição de 2018. Porém, na edição de 2019, já havia a previsão dos cursos, sendo que só o CEAG estava programado para 2020 e 2021. Uma edição de 2020 repetiu a realidade, com programação apenas para o CEAG em 2020 e 2021. A nova edição do documento, publicada internamente em 18/01/2021, trouxe a programação do CAA para 2021 e 2022, porém a ficha do curso permanece sem definição de início e término e, pasme, de carga horária. Será que o curso existe, afinal?

Com o remendo mal feito pela FAB, espera-se uma valorização muito maior para os sargentos, em detrimento dos militares mais antigos, já veteranos.

Antes, o sargento da FAB só fazia o curso de aperfeiçoamento, e tardiamente, já como 1º sargento. Com interstícios de 7 anos em todas as graduações, essa valorização só vinha lá pelos 20 anos de serviço, após os 2 anos de formação na EEAR, 7 anos de 3º sargento, mais 7 anos de 2º sargento e mais cerca de 3 a 4 anos na graduação de 1º sargento. Era um curso de longa duração (6 meses) e grande conteúdo (carga de 660 horas) As demais aplicam o curso de aperfeiçoamento para o sargento com cerca de 10 anos de serviço.

Graças à colcha de retalhos da FAB, agora o curso de aperfeiçoamento é feito pelos 2ºs sargentos. Mesmo levando-se em consideração as mudanças de interstícios em decorrência do novo tempo de serviço (35 anos), é provável que o militar consiga fazer o curso com uns 15 anos de serviço. Só aí, já são 5 anos ganhando mais. Além disso, a nova edição do CAS tem 210 horas e dura 3 meses. Metade do tempo para estudar um terço do conteúdo... Parece que a meritocracia está baseada em ter mais tempo para estudar...

Até então, a perspectiva do sargento estava limitada a isso, pois o CAA, curso de aperfeiçoamento avançado, ainda estava num limbo que parecia existir somente nas ideias imaginária de que acredita em coisas como a Cuca, Papai Noel, Saci Pererê, Boitatá ou ET de Varginha, pois a FAB garantia que o curso existia, mas ninguém sabia por onde vagueava... Existia um nome, mas nenhuma definição ou previsão palpável.

Com a nova edição da TCA, parece haver uma luz no fim do túnel para os interessados. E não é de se duvidar, pois a FAB conseguiu parir num tempo semelhante à da gestação de camundongo um filho feio que a mãe FAB jura ter tanta magnitude quanto o filhote de elefante, mesmo com suas míseras também 210 horas em também meros 3 meses (tal como o novo CAS), chamado CEAG, aquele cursinho que dá ao novo suboficial um reconhecimento que a FAB deixou pelo caminho em relação aos seus antigos veteranos.

Se de forma similar ocorrer, podemos esperar que, da noite para o dia de um semana nebulosa qualquer, a FAB venha apresentar sua nova criação sem pai, tal qual todo filho feio, mais um cursinho relâmpago de 2 ou 3 meses, com no máximo 2 centenas de horas, ou nem isso, mas, de acordo com a Força, com o forte potencial de dar ao sargento o mérito de ganhar R$ 1542 a mais que seus pares, considerados reprovados no curso que nunca existiu, mas que, na verdade como todos sabem, já cansaram de ser aprovados.

AGORA MAIS UM CAPÍTULO:

Publicada no BCA 058, de 28/03/2022, a PORTARIA DIRENS Nº 177/PFG, de 29/12/2021, que aprova a reedição do “Plano de Avaliação dos Cursos e Estágios da Escola de Especialistas de Aeronáutica – Volume IV (MCA 37-231)”, traz mais algumas informações sobre o CAA e também sobre o CEQESA.

A edição anterior dessa publicação, trazida através da PORTARIA DIRENS Nº 60/SFA, de 29/03/2021, publicada no BCA 061, de 05/04/2021, não trazia informações nem sobre o CAA, nem sobre o CEQESA.

Eu não posso divulgar os BCA porque são de acesso restrito ao pessoal da FAB, através de usuário e senha.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

BOA NOITE BINHO !

LEI PERVERSA 13954.

mauriciobatalha
Автор

Valeu binho obrigado mais uma ves so vc mesmo para nos deixar informado de tudo que ta rolando nas leis

reydapaz
Автор

Por favor ajude as pencionistasdas das forças armadas, estamos passando necessidade

nicesilva
Автор

Grande Binho, parece que os lacunados ainda não foram lembrados. Obrigado pelo ótimo vídeo!

joubertoliveira-JBT
Автор

Boa tarde Binho! Bem se houver o CAA esse ano só irá ratificar o que a FAB disse em 2019.

JoseantonioMoreira
Автор

Estou na reforma há 20 anos...entristece saber que não evoluiu nada.

joaofranco
Автор

Binho como fica as pensionista das forças armadas

tainacristina
Автор

Sempre as três forças armadas favoreceu os Generais, e é por isso que não melhora nada, os praças graduados e pencionistas que representa 80%das FFAA não tem atenção, temos que fundar uma associação que represente essa classe, e é tudo que o governo Generais quer essa classe dispersa.

mengobarbabranca.
Автор

Graduado não tem carreira, tem uma via crucis.

joaofirmino
Автор

Eu acho engraçado quando o Bolsonaro fala que joga dentro das 4 linhas da constituição e sanciona uma lei inconstitucional que é a 13954 e ai Binho o que vc e os outros colegas das ffaa tem a dizer? Concordam com a minha fala? Isso é hipocrisia ou não?

josereinaldodantascarvalho
Автор

Bom tarde meu amigo o Sr sabe algo sobre o concurso do CESD 1994 a 1998 no qual nosso edital previa chegarmos até Suboficial e que fonos excluído da Aeronáutica por meio de Boletim interno depois de 6 anos sem maiores explicações, grande abraço!!

FOSTER