Reforma tributária: entenda o que está em jogo I AO PONTO

preview_player
Показать описание
A semana começa intensa na Câmara dos Deputados, com a aproximação do recesso de julho, iniciado no dia 18, e com uma pauta extensa de temas especialmente de ordem econômica, e que são de primeira importância para o governo Lula e para o próprio presidente da Casa, Arthur Lira. A começar pelo projeto que trata da reforma tributária — o texto apresenta uma série de mudanças destinadas a modernizar o sistema tributário brasileiro e a própria economia do país. Mas essa não é uma discussão simples.
Nesta primeira etapa da reforma, serão alterados os impostos cobrados sobre o consumo, com a unificação de tributos federais, como o IPI e o Cofins, e estaduais, como o ICMS, com o estabelecimento de novos mecanismos, como o estabelecimento de um conselho federativo para concentrar a gestão dos recursos, um ponto questionado por estados e municípios.
A pauta é complexa, e apesar do texto já estar prestes a ir a plenário, as discussões prometem se alongar. Governos estaduais afirmam que perderão arrecadação com as mudanças, que passarão por uma fase de transição. No mês passado, uma reunião com representantes dos estados terminou com um "climão", e pesadas críticas.
Além da reforma tributária, Lira quer colocar em votação outros temas cruciais: a começar pelo projeto que faz mudanças na sistemática de votos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal administrativo do Carf. Outro tema igualmente caro ao Planalto é o arcabouço fiscal, que sofreu alterações no Senado e precisa novamente ser votado na Câmara. Para garantir a apreciação dos textos, Lira anunciou, na sexta-feira, a convocação de uma sessão extraordinária na segunda-feira, dia em que normalmente não são realizadas votações.
No Ao Ponto de hoje, a repórter Victoria Abel explica as propostas da reforma tributária em discussão no Congresso, qual o potencial impacto delas sobre a economia (e sobre a vida dos brasileiros), e discute as negociações para garantir sua aprovação antes do recesso parlamentar de julho.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ou então é possível seguir o AO PONTO num agregador como o Spotify

jornaloglobo
Автор

Ninguém não aguenta mais, pagar tanto imposto, e o salário mínimo uma miséria infelizmente.

sandrasilva
Автор

Não tem interesse para o povo interesse é pra eles

odiceiadias
Автор

MEDO E A ESCASSEZ são conceitos relacionados, mas diferentes. O medo é uma emoção que sentimos diante de uma possível ameaça ou perigo. A escassez pode causar ansiedade, frustração ou estresse, que podem levar ao medo ou à sensação de vulnerabilidade. São ferramentas dos ditadores para controle do estado e cidadão.

victorgrossi
Автор

Tudo esta em jogo miséria começara a reinar com almentos dos preços e os mais necessecitados paragão tempo e o exemplo da Venezuela dira onde chegaremos.

ciceroassis-ufrs
Автор

A minha pergunta para os petistas
É para baixar os impostos do povo ou aumentar?

Jp-xbox
Автор

Ou seja simplifica por um lado, nota dez! Feudaliza o Brasil, com o fim da “GUERRA”(concorrência) fiscal! O Norte-Nordeste nunca mais se industrializarão!

gabrielcarlosdebrito
Автор

Mais imposto pro povo pagar, e o pobre cada vez maos pobre.

regisdjbsb
Автор

Passa para frente! bota no YouTube, bota em todo lugar que for possível! Este vídeo não pode parar. Quando o vídeo estiver indo para apenas *UM* use 'compartilhar'. Clique nos 3 pontinhos, acima, à direita e acrescente um ponto final a este texto, que ao ser retransmitido passará a ir para 5....

lenaaguiar
Автор

Confirmado, Bolsonaro O Zumbi Político!

humbertojuca
Автор

Bem feito pra um país que deixou um governo ladrão vencer 😂😂😂😂vamos afundar juntos

sandrafatima
Автор

ESTÁ EM JOGO AUMENTAR IMPOSTOS . ESSA REFORMA TRIBUTÁRIA TÁ CHEIRANDO A AUMENTO DE IMPOSTOS .

yesbrasilandworld
Автор

Segure os cintos.destruição do Brasil 🇧🇷😢

sandrafatima
Автор

Explicação erada, a alíquota é a mesma mas base de cálculo é diferente, então os valores dos impostos são diferentes. qual a alíquota usada para o imposto ser $5.00.

maurosouzamontoya
Автор

Porque voces nao falam dos crimes do arthur lira ? Pricipalmente do hospital da cidade de Maceio ? Qual o medo que a globo tem do arthur lira ? Os marinhos tem medo de algum?

RitaDecassia-byyw
Автор

Eu entendi que é para nós pagar mais impostos e não diminuir.
Que bom 😂😂😂😂

Jp-xbox
Автор

Agora foi declarado o assalto a mão armada.

patriciacristina
Автор

Tem que fazer tributo sobre os dividendos, com uma progressao nos proximos 10 anos e diminuir sobre os produtos/serviços, reduzindo ainda mais nesse intervalo de tempo(10 anos).

Do jeito que esta eles nao querem reformar, so querem adicionar tributos

luigiA.M.
Автор

O LIRA NÃO JOGA CONTRA O SEU TA NA RETA

luceliasilva
Автор

Ministro Fernando Haddad nossos sentimentos de pesar pela perda de sua mãe 💜🌹

selmamaia