O Que é Viscosidade | Viscosidade Dinâmica | Viscosidade Absoluta |Viscosidade Dinâmica e Cinemática

preview_player
Показать описание
SEJA MEMBRO E ACESSE O CURSO COMPLETO:

####################################################
ASSINE A NEWSLETTER:

####################################################
CURSO ONLINE ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS:

NOSSOS LINKS:

#####################################################
O Que é Viscosidade | Viscosidade Dinâmica | Viscosidade Absoluta |Viscosidade Dinâmica e Cinemática
O Que é Viscosidade | Viscosidade Dinâmica | Viscosidade Absoluta |Viscosidade Dinâmica e Cinemática
O Que é Viscosidade | Viscosidade Dinâmica | Viscosidade Absoluta |Viscosidade Dinâmica e Cinemática

viscosidade dinamica, viscosidade dinâmica exercícios, viscosidade dinâmica e cinematica, viscosidade dinamica e cinematica diferença, viscosidade dinamica ou cinematica, viscosidade dinamica calculo, viscosidade absoluta ou dinamica, a viscosidade dinamica de um oleo é 5x10-4 kgf, viscosidade mecanica dos fluidos, viscosidade do oleo de motor , viscosidade cinematica, viscosidade cinematica exercicios resolvidos, viscosidade de oleo, viscosidade quimica, viscosidade da agua.

##################################################
CONSIDERAÇÕES SOBRE A VISCOSIDADE:

É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.[2]

Define-se pela lei de Newton da viscosidade: Tau = mi x du / dy

Pressão laminar de um fluido entre duas placas. Atrito entre o fluido e a superfície móvel causa a torsão do fluido. A força necessária para essa ação é a medida da viscosidade do fluido.
Onde
tau é a taxa de deformação angular do fluido, enquanto que a constante
mi é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos.

Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear.

As suspensões coloidais, as emulsões e os géis são exemplos de fluidos não newtonianos, como o sangue, o ketchup, as suspensões de amido, as tintas e o petróleo. O coeficiente de viscosidade desses fluidos não é constante.

Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.

Viscosidade nos líquidos
A viscosidade de qualquer fluido vem de seu atrito interno. Nos líquidos, este atrito interno origina-se das forças de atração entre moléculas relativamente próximas. Com o aumento da temperatura, a energia cinética média das moléculas se torna maior e consequentemente o intervalo de tempo médio no qual as moléculas passam próximas umas das outras torna-se menor. Assim, as forças intermoleculares se tornam menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura. Por este motivo, um óleo lubrificante torna-se menos viscoso com o aumento da temperatura.

Viscosidade nos gases
Em um gás as moléculas estão em média a distâncias relativamente grandes umas das outras, disto originando-se sua baixa densidade. Assim sendo, as forças de atracção entre moléculas não são efectivas na transmissão da energia cinética e por este motivo essas forças não podem produzir sua viscosidade. A viscosidade de um gás é produzida predominantemente da transferência de momentum, ou seja, da transferência de quantidade de movimento entre camadas adjacentes que se movam com velocidades de módulos diferentes. Por este motivo, a viscosidade de um gás aumenta com sua temperatura, pois as velocidade médias das partículas do gás aumentam com sua temperatura, diminuindo o tempo de interação entre uma molécula e outra, tornando a transmissão de energia cada vez mais difícil.
Рекомендации по теме