O DOCE MEL DA ABELHA RAINHA

preview_player
Показать описание
1979 foi um ano especial para as cantoras e compositoras que conseguiram um ótimo espaço dentro da música brasileira. Maria Bethânia iria continuar no seu caminho de conquista do público mais popular e lançaria "Mel", um disco ensolarado, leve, romântico e sensual, sem o peso da ditadura que esteve presente no seu disco anterior. "Mel" iiria significar uma verdadeira revolução sexual.

00:00 A importância da mulher na MPB nos anos 70
01:25 Um novo disco de Bethânia em 1979
02:36 O álbum Mel
04:33 Capa e contracapa
06:11 Mel
08:32 Ela e eu
09:36 Cheiro de amor
13:23 Da cor brasileira
14:25 Loucura
15:08 Gota de sangue
17:27 Grito de alerta
20:24 Lábios de mel
21:26 Amando sobre os jornais
22:37 Nenhum verão
23:37 Infinito desejo
24:02 Queda d'água
25:05 Repercussão e show
25:58 Treta com Elifas Andreato
27:46 Final

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

REDES SOCIAIS DO ZÉ
Twitter e Instagram: @joseonojr

REDES SOCIAIS DO GUI
Twitter e Instagram: @oguicolpani

Página do canal no FACEBOOK:

A Vinilteca é um canal para apaixonados por música e discos de vinil. Todo álbum musical tem uma história, e aqui a gente conta estas histórias pra você. Vamos relembrar grandes discos da música mundial, e as trilhas sonoras de novelas.

#mariabethania #vinilteca #mpb #anos70
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse disco marcou a minha primeira infância. Para mim, o melhor de Bethânia. O incrível é que voces náo viveram essa época, mas comentam o assunto com grande competência e detalhes incríveis! Vocês nasceram antes dos anos 70, entraram numa máquina do tempo para nos informar tanta coisa boa da música nos dias de hoje. Jovens como vocês são raros!

claudiofactum
Автор

Nossa, me deu até vontade de colocar o LP pra tocar.

felipecelinecuritib
Автор

O Disco Mel Marcou minha vida pra mim o melhor disco da Bethânia

alvarocastanho
Автор

Boa noite amigos da Vinilteca. Maria Bethânia, essa autêntica Rainha Baiana da MPB é minha SuperDiva favorita. Meu Pai tinha o disco Mel de 1979, comprou ele no mesmo ano, mas só fui me lembrar dele 2 anos depois. Ouvi muito ele em 1981, quando eu tinha 8 aninhos fez parte da minha infância, sem dúvida. Ela vendeu muitos discos nos anos 70. Ela, a Gal, a Clara venderam milhões de discos. Ela pra muitos é uma espécie de Roberto Carlos de saias cantou e gravou tanta coisa linda: Olhos nos Olhos, Terezinha (Lindíssima) (Ambas do primo Chico) Explode Coração e Grito de Alerta (Ambas do Gonzaguinha) São as canções que eu mais gosto dela.

marciovieira
Автор

Gosto muito do trabalho da cantora nesses anos 70, mas a partir dos 80 é que amo os seus discos, especialmente após Ciclo. Aí Bethania prova que realmente é uma estrela e diva da nossa MPB. Como sempre, parabéns, meninos!! ❤❤

MarcosAntônioFariasdaSilva-fb
Автор

mas eu
Que álbum!!!!

Talvez o meu preferido da Bethânia!

guilhermecardoso
Автор

Maria Bethânia é uma grande cantora cantar e intérpreta muito bem é uma das minhas cantoras preferida da Mpb é ela e a cantora Simone

darioparreira
Автор

Belíssimo trabalho, meninos!!! Parabéns. ❤❤❤

oivlis
Автор

Nossa, Mel é o meu álbum favorito da Bethania.... Ouço desde que me entendo por gente

ThyagokunFSS
Автор

Eu vou contar pra vcs, esse disco é muito icônico, foi praticamente o primeiro vinil que ouvi, e foi paixão a primeira vista, um disco muito leve, passional e bem solar.Toda hora eu na radiola lado a, lado b, todas as letras de cor, acho esse disco tão acertivo que todas ss músicas se harmonizaram fazendo desse projeto sucesso imediato de tal maneira que ja nasceu um clássico. Gosto do Alibe, do Talismã que tb é muito bom, e o bem elaborado Alteza, mas nenhum supera o mel, na minha opinião. Só um adendo meninos, a história do martelo, realmente aconteceu, porém quem fez o quebra quebra do cenário ficou por conta da grande atriz e diretora Bibi Ferreira, que dirigiu o espetáculo, e outros mais da abelha rainha, amigas de longa data, tinham uma relação de profissionalismo e amizade que rendeu discos ícones um deles um outro top chamado nossos momentos. Bethânia anos 70 mandou bem demais. Escolher uma do disco tarefa difícil, ainda hoje escuto esse vinil, seja meio dia, meia noite, lambendo olhos torcendo cabelos e dizendo feiticeira vamos embora . Valeu Zé valeu Gui.

israelsmithleejones
Автор

Em casa tivemos 3 discos de Bethânia: Memória da Pele, Talismã e esse.
Só clássicos!

smili
Автор

Bora pra video top e com conteúdo de qualidade e informativo sobre esse álbum e toda a sua história.

Geovane_Santos
Автор

A sequência "Álibi-Mel-Talismã" é um primor da música popular brasileira.
Esse disco me lembra muito da minha infância. Eu adorava colocá-lo pra tocar, junto com outros discos coloridos de estórias, achava linda a voz da Betânia. E no alto dos meus 4 anos, não tinha ideia de nada disso, mas achava do cacete. E do cassete também; afinal, pra tocar no carro, só de fita! 😜

jnr
Автор

Bethânia chama o ato de cantar de ofício.

E com que esmero ela exerce este ofício.
Álibi e Mel são duas preciosidades da música brasileira.

EduardodaSilva-wozo
Автор

APESAR DE ÁLIBI SER MUITO BOM, PREFIRO O ÁLBUM MEL ( O MEU PREFERIDO DE MARIA BETHÂNIA ) PELA LUZ QUE ELE NOS TROUXE.
NÃO É POR SER AQUI DO RS, MAS VEJO EM LOUCURA DE LUPCÍNIO RODRIGUES, UMA INTERPRETAÇÃO ACIMA DO NORMAL DE BETHÂNIA, POR ISSO A PARTIR DE 1979/80 ELA PASSOU A SER A NOSSA "ABELHA RAINHA" DA MPB.
LOUCURA, MEL, INFINITO DESEJO, ELA E EU, GRITO DE ALERTA, CHEIRO DE AMOR, LÁBIOS DE MEL E DA COR BRASILEIRA SÃO AS MINHAS PREFERIDAS.
MEL, FOI LANÇADO EM DEZEMBRO DE 1979, QUANDO EU TINHA 16 ANOS, HOJE COM 61 SIGO OUVINDO.
MINHA ESPOSA TAMBÉM GOSTA DESSE LP.
PARABÉNS PELO VÍDEO.

danieltomazi
Автор

Aodora esse disco . Eu conheci o Waly Salomão e ele falou que colocou na l;etra de mel alguns nome de Abelhas rainha na letra, como Boca de mel , Carmin, Vermelha etc... Na verdade a l;etra é muito bem elaborada .

forasteiro
Автор

9:15 - Simone gravou Ela e eu em qual disco? Eu nao conheço essa gravaçao.
Obrigaod pelo excelente video.

TheMarcs
Автор

Vocês estão preparando alguma matéria sobre a Fafá de Belém?

carlosandre
Автор

A maior de todas as cantoras. E um dos mais belos discos dela, embora há mais bonitos e marcantes.

frab_br
Автор

Parabéns

Primeiro eu vou protestar
Eu não tenho dinheiro pra ser membro então eu acho que direito e de todos assistirem o mesmo video vou dar um bom exemplo: eu sigo o canal do Henry Bugalho ele também esse lance de membro mais ele grava os vídeos não só para os membros como também para os inscritos que eu quero dizer e que ele grava o vídeo ele posta para todos assistirem tanto para membros quanto para os inscritos então eu peço pra postar o vídeo de água viva nacional fica aqui a diga.

Agora vamos falar dela, eu sei que vocês são mais a Gal Costa já eu sou muito mais Maria Bethânia que e uma cantora que eu cresci ouvindo por causa da minha mãe, ela era muito fã da Maria Bethânia e também da Roberta Miranda era duas grandes cantoras que ela gostava muito inclusive. Mel e um disco que não tinha em casa mais eu conheço algumas músicas desse disco por conta de coletâneas então eu conheço Cheiro de Amor Mel A própria Grito de alerta A minha música favorita desse disco e mel
E bem solar traz essa coisa da manhã solar numa floresta cheia de girassois e abelha com mel e a sessacao que me passa quando eu ouço essa música. Amo Maria Bethânia Amo toda obra dela e nossa ela sempre será esse grande intérprete que eu sinto um carinho enorme e me lembrar muito da minha mãe. Ja sobre os discos eu prefiro o disco de 1993 o que ela gravou só músicas do Roberto Carlos e vendeu muito inclusive e pra mim e um dos melhores discos depois de Memória da Pele. Parabéns !

RafhisaAssunção-ng