PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA | EDUARDO BUENO

preview_player
Показать описание
O que eu vou falar pra você agora não vai cair no ENEM por uma série de motivos, primeiro deles porque nunca te ensinaram a história assim, o segundo é que embora as pessoas saibam que é assim, eu acho que elas têm vergonha de te contar que foi assim. Aliás elas têm vergonha de te contar porque essa história e tantas outras são vergonhosas. Eu vou falar sobre a proclamação da República do Brasil.

Gostou deste vídeo? Deixe o teu like ou comentário.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Roteiro: Eduardo Bueno
Produção: Letícia Pacheco
Câmera: Beto Thomé
Som: Juny Santana
Edição: Nathália Silva
Artes: Shay Reis
Direção de Conteúdo: Eduardo Bueno
Finalização: Nathália Silva

Bibliografia:
• Os Militares e as Repúblicas - Celso Castro
• A Proclamação da República - Celso Castro
• O Diário de Bernardina - Celso Castro e Renato Lemos
• Benjamin Constant Vida e Historia - Renato Lemos
• Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República Que Não Foi -
José Murilo de Carvalho
• A Formação das Almas - José Murilo de Carvalho
• Brasil: Uma História - Eduardo Bueno

Produção Executiva:
Flocks.TV
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Resumindo: Um triangulo amoroso entre dois poderosos e uma mulher fez um país inteiro virar república.

nathaliamessias
Автор

Eu queria tanto ter conhecido esse canal na minha adolescência... Nunca achei história interessante, mas agora, estou maratonando teus videos! Obrigada por essa partilha de conhecimento!

Camilla
Автор

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”.

Essa foi a obra da República nos últimos anos.

No outro regime (monarquia) o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre - as carreiras políticas lhe estavam fechadas.

Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam a que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais.

Na República os tarados são os taludos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições. Contentamo-nos, hoje, com as fórmulas e aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando.

Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.

E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem..."



(Rui Barbosa - Discursos Parlamentares - Obras Completas - Vol. XLI - 1914 - TOMO III - pág. 86/87)

fasantos
Автор

Eu lembro desse plebiscito!! Eu tinha 10 anos, todo o mundo falava disso. Lembro que a minha mãe votou na monarquia porque morávamos perto da Quinta da Boa Vista e ela achava que o Imperador ia morar lá e ela ia poder usar aqueles vestidos bafônicos e fazer reverência pro Imperador enquanto se abanava com um leque chiquérrimo

Rudrugo
Автор

isso é o que mais me irrita. A gente reclama, acha que qq país é melhor q o brasil, mas nunca faz nada. A gente tá sempre só assistindo e reclamando, esperando um heroi que vai resolver todos os nossos problemas.

nanquim
Автор

Sensacional essa série " Não cai no Enem".
Parabéns Eduardo Bueno. Você nos ensina a gostar de história.

Kadufarias
Автор

Mestre o senhor é o melhor, eu estava um tempo sem estudar, apenas trabalhando. Depois que li seus livros fiquei fascinado pela história magnífica* do nosso Brasil, fiquei no cursinho e hoje curso história. Tô na batalha, mas é o senhor que me serve de exemplo!

boletimdehistoria
Автор

Você é o cara . Até suas ofensas me soam engraçadas . Não para com esse trabalho, por favor !!! Deus te abençoe .

fillipecarvalho
Автор

No vídeo ele se corrige quando diz que na verdade tinha sido o Major Solon quem foi a Deodoro dizer que o Imperador havia chamado a Silveira Martins para ser Presidente do Conselho de Ministros.

Mas o que ele não disse foi o que aconteceu antes. Benjamin Constant tinha orquestrado o golpe para acontecer no dia 20 de Novembro, que era quando o parlamento eleito nas eleições de Agosto de 1889 iria se reunir no Rio de Janeiro.

Mas como Deodoro parecia estar nas últimas e se temia que ele não sobrevivesse até o dia 20, então o mesmo Major Solon, no dia 14, saiu às ruas disfarçado de civil e espalhou o boato de que Visconde de Ouro Preto havia mandado prender Deodoro e Benjamin Constant e que iria remanejar as tropas do Rio de Janeiro para outras regiões do país *(tudo mentira).*

Quando o boato chegou no Colégio Militar, precipitou-se o golpe. Os discípulos de Constant se mobilizaram e durante a madrugada marcharam para o Campo de Santana, mas a maioria sequer sabiam que o objetivo era dar um Golpe de Estado, muitos até tentariam um levante na Revolta dos Quartéis, mas seriam reprimidos e fuzilados.

fanuel_mota
Автор

Peninha é muito bom na divulgação da história e defendendo o nosso Grêmio! Parabéns.

ivanocjr
Автор

Muito bom mesmo, adoro história do Brasil, nada mais curioso do que descobrir que vivemos em ciclos, nada muda por aqui, só a carapaça se renova.

saulot.
Автор

Eduardo Bueno, através de você voltei a gostar de história! Você é incrível.

alinewanessa
Автор

Estou amando estudar história novamente! A internet hoje permite a disseminação do conhecimento de uma forma mais ampla e interessante. Obrigada pelo seu conteúdo!!

alinemoraes
Автор

HAHAHHAHA amei. Comecei a ver por um anúncio obrigatório e assisti até o final.

jessicavinuto
Автор

Q porra é essa?
Eu amei todos os vídeos que assisti. Não parei, fui assistindo um atrás do outro, rachei de rir. Muito bom!!! Realmente eu nunca aprendi história desse jeito. Vou continuar assistindo, mesmo que não caia no Enem.

textoemcontexto
Автор

O Império já nasceu devendo, e a republica já nasceu sendo odiada, Prazer... Brazil.

SpringOffensiveCat
Автор

ESSA FOI A MELHOR AULA QUE JÁ VI NA MINHA VIDA! REPLAY AQUI

amandaAM
Автор

A Marinha ficou do lado de Dom Pedro, mas como ele era um sábio resolveu não entrar em conflito, pois não queria guerra no seu país !

alexsanderludke
Автор

"Estou bem velho, mas ainda consigo as areias das praias do Rio de Janeiro.

Ainda consigo sentir a brisa das manhãs, e o cheiro delicioso de café que só minha antiga terra era capaz de gerar.

Ao longo da minha vida, tive a oportunidade de viajar pelo mundo, conhecendo novas culturas e costumes.

Preciso viajar pelos continentes para perceber que nenhum dos lugares que visitei era tão grandioso quanto meu Brasil.

Percebi que nenhum povo era tão guerreiro quanto o meu povo brasileiro.

Percebi que nenhum outro reino, império, ou nação tinha as riquezas que nós tínhamos.

Sei que não consegui agradar a todos, mas lutei por quase 60 anos com as armas que eu tinha.

Tentei ser o imperador mais justo possível, e tentei enfrentar os altos e baixos com muita sabedoria.

Hoje, a única certeza que tenho, é que se dependesse somente da minha pessoa muita coisa teria mudado no Brasil, bem mais rápido do que se esperava.

Por que não resisti ao golpe de estado? Você deve estar se perguntando.

Bem, porque eu não queria ver mais sangue brasileiro sendo derramado por ambições políticas.

Era preferível ter em minhas mãos a carta do meu exílio, do que o sangue do meu povo.

Confesso que perdi as contas de quantas vezes sonhei que estava retornando para minha pátria.

Hoje, sinto que minha jornada aqui neste plano está bem próxima do fim.

Quando a minha hora chegar, irei me curvar perante Deus, o rei de todos os reis, e agradecer-lhe o fundo do meu coração, pela honra de ter nascido brasileiro."

Com amor, dom Pedro II

ImpérioConstitucional
Автор

hahahaa mavilhoso! Adoro história do Brasil...acabei de descobrir o canal e já estou viciado! Excelente didática e com bibliografia! Muito obrigado professor Bueno!

pedroalbanez
welcome to shbcf.ru