Você conhece o bairro LIBERDADE? #liberdade #saopaulo #escravidão #historia #japão #imigração

preview_player
Показать описание
A história do bairro Liberdade através do quadrinho INDIVISÍVEL de Marília Marz.

Edição: Max Andreone

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Lembrando que não foram os imigrantes japoneses que apagaram a história negra do bairro da liberdade, mas a prefeitura! O Governo por décadas é o responsável pelo apagamento da história do bairro.

gutocst
Автор

O cara sofreu mano. Acho foda como o povo brasileiro tem a capacidade de apagar a própria história como se n fosse nada. Uma decepção mesmo

kanekisama
Автор

O Brasil tem tantas histórias incríveis

KatiusciaBarros
Автор

"Nossa, um episódio fofo, vai falar da Liberdade, de cultura japonesa, de sush... ops."

pablo_vilela
Автор

Foda q as pessoas nao entendem que nós negros paulistas nao queremos expulsar os asiaticos dali, mas sim só queremos que nossa historia nao seja apagada.

lucasrodrigues-lvoq
Автор

Nuuu arrepiei, o corda ter rompido é mt foda

cauahenrique
Автор

O Ian Neves do Canal "História Pública"fez um vídeo mais longo e explicativo sobre as origens do Bairro da Liberdade de SP, e a tentativa de apagamento histórico das origens desse bairro tão emblemático.

nanico
Автор

A própria migração nipônico no bairro é contatada de forma errada. Quero dizer, no bairro da Liberdade é apagada a história de racismo e segregação que os nipo-brasileiros passaram (e passam) em favor de um projeto paisagístico e histórico que mais lembra a Disney do que a verdade ou pelo menos a aproximação histórica que deveríamos ter.

A Disney faz isso muito bem, pois nos parques temáticos tem ruas que passam a ideia romanceada de diversos lugares do mundo pensados a partir tão somente de uma estética pueril. Assim a Disney tem a Rua Paris que lembra uma Paris idealizada para o consumo da classe média estadunidense. O bairro da Liberdade faz isso com a comunidade nipo-brasileira.

andersonandrighi
Автор

Tanto é, que a igreja de frente ao metrô liberdade tem o nome Santa Cruz dos enforcados. Por causa do Chaquinha.

lilianelopes
Автор

O bairro da Liberdade é um exemplo Como a cultura e luta de um povo pode ser substituída esquecida para o novo povo ocupar

victorhugo
Автор

Apagamento completo. Bom ter alguém que se interessa em resgatar a história real. Ainda mais por meio de um quadrinho.

marcelinojunior
Автор

Uns anos atrás tinha batido a curiosidade sobre o bairro Liberdade ter o nome e se os japoneses tinham sofrido tanto, a ponto de conseguirem um bairro. Por causa do pós guerra.
E acabei encontrando um vídeo de uns 20 minutos sobre o bairro e apropriação cultural.

michelleoshiro
Автор

A primeira vez que eu li esse livro foi na minha escola, o cmsp tem uma plataforma chamada Léia lá tem uma variedade de livros e um deles era esse, o "indivisível"

athurbizerraoliveira
Автор

Tenho uma amiga historiadora que por sinal tbm é negra, ela faz questão de contar essa história pra todo mundo que desconhece a verdadeira origem do bairro da liberdade. Acredito que a gota d'agua foi a partir do momento que eles renomearam a estação para "Japão-Liberdade" dando a entender que o único marco histórico digno de ser lembrado ali é o da imigração dos japoneses... realmente revoltante

Lu-dmrn
Автор

uma coisa triste e horrível é saber que a rua onde esse cemitério se encontra é conhecida como "a rua do mijo"
lá as pessoas transam, cagam, mijam e usam os piores tipos de drogas sem respeito algum pela história do lugar

sorvetedaora
Автор

Aqui em Salvador tbm tem o bairro da Liberdade, e aqui Aflitos tbm é nome de bairro.
Ambos são bairros históricos.

carolinaandrade
Автор

Hoje, a frente da Capela é um banheiro/motel a céu aberto para os frequentadores do “rolê da Liberdade”, pode pesquisar aí :)

CrazyPato
Автор

E recentemente passou uma lei municipal que mudou o nome da estação de metrô para Japão Liberdade, apagando da história o passado de bairro negro.

chicomanara
Автор

que bom!! que estão contando essa história

nilsonstsouza
Автор

Em Salvador tb tem um bairro da Liberdade, tb com grande comunidade negra.

carolinebrito