Avaliação de Impactos Ambientais: Principais Metodologias e Aplicação

preview_player
Показать описание
Os métodos de Avaliação de Impacto Ambiental servem de referência nos estudos ambientais para determinar de forma mais precisa e significativa um impacto ambiental. Os métodos mais utilizados são Metodologias espontâneas (Ad hoc), Listagens (Check-list), Matrizes de interações, Redes de interações (Networks), Metodologias quantitativas, Modelos de simulação, Mapas de superposição (Overlays), entre outras.

Metodologias Espontâneas (Ad hoc)

Método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido, são descritos os impactos ambientais positivos e negativos do empreendimento. É criticado pela dificuldade que há em identificar em que situações devam ser empregadas, pensando no tempo disponível para a execução do estudo e pela disponibilidade de profissionais (MORAIS, C. D.; D’AQUINO, C. A.).

Listagens (Check-List)

São relações padronizadas de fatores ambientais a partir das quais identificam-se os impactos provocados por um projeto específico. Esta linha metodológica apresenta como vantagem seu emprego imediato na avaliação qualitativa de impactos mais relevantes. Entretanto, por não considerar relações de causa/efeito entre os impactos (sequência de alterações desencadeadas a partir de uma ação impactante), é apenas adequada em avaliações preliminares. Existem quatro tipos de listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável (COSTA, M.V.; CHAVES, P.S.V; OLIVEIRA, F.C.).

Matriz de Interação

Método de identificação de impactos diretos. É representado por um gráfico que relaciona os impactos de cada ação como fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas. Como listagens de controle bidimensionais, que as linhas podem representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados. A Matriz de Leopold, elaborada em 1971, é uma das mais conhecidas e utilizadas mundialmente, sendo que a mesma foi projetada com o intuito de avaliar os impactos associados a quase todos os tipos de implantação de projetos (CREMONEZ, F. E. et al.).

Redes de Interação (Networks)

As redes têm por objetivo as relações precedência entre ações praticadas pelo empreendimento e os consequentes impactos de primeira e demais ordens. Apresentam como vantagens o fato de permitirem uma boa visualização de impactos secundários e demais ordens, principalmente quando computadorizadas, e a possibilidade de introdução de parâmetros probabilísticos, mostrando tendências. Visam também a orientar as medidas a serem propostas para o gerenciamento dos impactos identificados, isto é, recomendar medidas mitigadoras que possam ser aplicadas já no momento de efetivação das ações causadas pelo empreendimento e propor programas de manejo, monitoramento e controle ambientais (COSTA, M.V.; CHAVES, P.S.V; OLIVEIRA, F.C.).

Metodologias Quantitativas

Os métodos quantitativos buscam associar valores aos aspectos qualitativos que possam ser formulados durante a avaliação de impactos de um projeto. Apresenta a vantagem de suprir os analistas com boas informações para caracterizar a situação ambiental, com termos de precisão dos impactos que possam ser gerados. Utilizando-se equipes multidisciplinares podese diminuir a subjetividade do método. Porém, é necessário um trabalho preparatório extenso, no sentido de estabelecer gráficos para cada indicador ambiental (CARVALHO, D. L.; LIMA, A. V.).

Métodos de Simulação

São modelos matemáticos destinados a representar o comportamento dos parâmetros ambientais ou das relações de causa e efeito de determinadas ações. É um método útil em projetos de usos múltiplos e pode ser utilizado mesmo após o início de operação de um empreendimento. Suas vantagens são considerar a dinâmica dos sistemas ambientais, interações entre fatores e impactos e variável temporal, promover troca de informações e interações das disciplinas e o tratamento organizado de grande quantidade de variáveis quantitativas e qualitativas. As desvantagens são o custo elevado, o uso de computadores e a representação imperfeita de qualidade (CARVALHO, D. L.; LIMA, A. V.).

Mapas de Superposição (Overlays)

Método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permite aquisição, armazenamento, análise e representação de dados ambientais, produzindo a síntese da situação ambiental de uma área geográfica. Atualmente, a técnica dispõe de softwares avançados para a obtenção de mapas temáticos, tornando mais ágil o uso. Permite uma boa visualização dos dados, embora não avalie a magnitude do impacto, essa metodologia é útil para a localização de conflitos de uso e outras questões de dimensão espacial, como a comparação entre alternativas a serem analisadas num Estudo de Impacto Ambiental de um determinado empreendimento (COSTA, M.V.; CHAVES, P.S.V; OLIVEIRA, F.C.).

Conheça meu curso com atualizações semanais pata os Temas Ambientais do Concurso IBAMA.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Dos 18 assuntos ambientais que estudei, posso dizer que esse assunto foi o melhor explanado . Parabéns pela excelente explicação. GRATIDÃO 😊

elianefaria
Автор

Nossa! Obrigada pela aula! Finalmente entendi os métodos AIA👏🏻

thamirysmoraes
Автор

Poxa, uma pena não ter visto esse vídeo antes, a melhor explicação sobre AIA que já vi em vídeos e completa, show👍

gersonribeiroboaventurafil
Автор

Olá professor, eu sou Angolano 🇦🇴 estou muito satisfeito pela aula...
Eu Engenheiro Ambiental

joeltavares
Автор

Ótima aula professor! me ajudou muito nos estudos da minha faculdade de biologia.

henriquecoelho
Автор

aula muito boa! parabéns pela iniciativa e muito obrigado!!!

Автор

Aula muito boa! Explicativa e bem detalhada, parabéns pelo trabalho

dominiquedielle
Автор

Ate agora nao encontrei em outros videos de conteúdo ambiental tantas informações sobre o método AIA

vivianecristinadonasciment
Автор

Olá professor, poderia fazer uma aula sobre SIG, Noções de análise de paisagens, cartografia no licenciamento?

marianamachado
Автор

Só uma observação: SIG não significa Sistemas Integrados de Georreferenciamento... SIG signfica Sistemas de Informações Geográficas, que é uma ferramenta de geoprocessamento. Georreferenciamento é uma técnica de geoprocessamento.

ilannarego
Автор

Ola boa noite, gostaria de saber se o senhor pode me mandar CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM IMPACTO AMBIENTAL referente a queimadas ?

jailsonmerces
Автор

Professor qual literatura posso usar para aprender sobre AIA, POR FAVOR?

amandamoglia
Автор

esse método de sobreposição, pode ser considerada como método de simulação?

anaclaramotaoliveira