Carro Particular tem Garantia? Como é a Garantia do Carro Particular?

preview_player
Показать описание
Ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em casa é essencial para conhecer e assegurar seus direitos. Em situações de dúvida ou conflito, ele será seu maior aliado.

Uma situação bastante comum entre pessoas que estão procurando comprar um carro novo é negociar com um vendedor particular, alguém que geralmente está se desfazendo do veículo para adquirir outro, pois o valor costuma ser menor do que os das concessionárias.

Acontece que esse tipo de negociação pode acabar virando uma dor de cabeça enorme tanto para o vendedor quanto para o comprador, pois apesar do carro ter sido testado na hora da venda, por ser um veículo usado, pode apresentar algum problema depois da transação.

Nessa hora não tem jeito: o vendedor diz que o carro não tinha defeito quando vendeu e que esse defeito apareceu depois e o comprador diz que o defeito estava “maquiado” e exige garantia ou até mesmo o dinheiro de volta.

Mas você sabe o que diz a lei sobre esse tipo de negociação? Como funciona a garantia nesses casos?

Se você está perdido em relação a esse assunto, eu te convido a ficar comigo para saber definitivamente como você deve fazer para garantir os seus direitos nos casos de compra e venda de veículos entre particulares, não importa se você é o comprador ou o vendedor.

👉 Playlist para você saber seus direitos como consumidor

👉 Playlist para você se prevenir contra golpes:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá to passando por um problema sério, em 2018 comprei um hb20 1.0 2015 na mão de terceiro, e o pior ainda tá por vir, em momento algum a pessoa me informou q o veículo tinha passagem por leilão, e quando compramos um carro não vem informando q o veículo possui restrição por leilão, continuei o processo gostei do carro e fiquei 6 anos sem ter nenhum problema, pq sempre vinha fazendo as manutenções preventivas do carro, em fevereiro de 2024 decidi vender o carro fiz mais algumas benfeitorias para valorizar. Consegui vender e dei 3 meses de garantia prestei todo suporte necessário, depois disso vieram alguns problemas não sei se foi por mau uso ou algo do tipo, em seguida a pessoa resolveu fazer uma perícia mais profunda e constatou q o veículo possuía passagem por leilão e acabei sendo intimado pelo oficial de justiça sendo acusado de danos materiais e morais. Nunca tinha passado por isso antes, estou sem chão, sentido pelo transtorno em q a pessoa tá passando, e 4 carro e nunca me atentei a esse detalhe. Precisei contratar um advogado, espero q consiga resolver da melhor forma possível

potencialquadrosepaineisel
Автор

Muito bem explicado, eu deveria ter feito essas aplicações antes de ter comprado o carro, no meu caso vai ser mais fácil arrumar o carro do que correr atrás do prejuízo

vagnerdejesus
Автор

Eu já vendi um carro que a pessoa queria devolver 1 ano depois porque bateu o motor.
Quando for vender vou fazer isso que você ensinou.

sandrogoncalvesdantas
Автор

Bom dia, tudo bem? Parabéns pelo canal.
Eu vendi um carro sou Pessoa Física para outra PF, com 2 meses de uso não apresentou problema, porem o comprador bateu na traseira do carro e mandou para uma lanternagem. O carro dele ficou na lanternagem por 10 dias, no decimo dia o carro nao ligou mais e ao chamar um mecânico, disse que o motoro fundiu. De quem é a responsabilidade?
Fiquei com o carro por 2 anos, e nunca apresentou nada de problema no motor.

fredericoreis
Автор

Muito obrigada pelo vídeo!! Explicação excelente e que evidencia tanto o lado com o vendedor quanto do comprador. Parabéns!!

analaura
Автор

Muito grato pelos esclarecimentos. Bem complicado mesmo o fato da pessoa física vender um bem durável sem ser obrigado a qualquer garantia. Essas nossas leis de décadas passadas só dificultam as coisas nos dias de hoje.

andersonsantarem
Автор

Muito boa explicação....ela explanou as obrigações e direitos p/ os dois lados, comprador e vendedor e tb entre particulares e loja....Gostei !

carloshenrique
Автор

Ótimo vídeo, picaretagem existe dos dois lados, vendi um carro a pessoa por desatenção deixou ferver, queimou junta do cabeçote agora quer que eu pague o conserto, alegando vício oculto de difícil constatação, ela levou no mecânico após a compra e não foi constado nada de errado no veículo, 15 dias depois deixou queimar junta e o advogado está alegando isso, acho que não falou a verdade nem para o advogado

filipepinheiro
Автор

Canal de utilidade pública...
Adoro seus conteúdos, canal que abre os nossos olhos!

Parabéns, Carol 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

keniaprado
Автор

Compramos um carro e no segundo dia apresentou defeito, tentamos desfazer o negócio e o vendedor assumiu o problema no mecânico, uma semana depois levando num mecânico de nossa confiança descobrimos que o carro já foi batido .. podemos ingressar com uma ação ?

mahgomes
Автор

Valeu muito bem esplicado
Vc fala muito bem Deus abençoe por compartilhar com a gente

Canalsimplaodetudo
Автор

A compra e particular x particular.. quem vai comprar nao e obrigado a nada e tem todo direito e acesso ao veiculo podendo vistoriar, testar e fazer a oferta .apos feito negociação ambos seguem sua vida..essa de o ex dono garantiu isso ou aquilo nao existe..quer garantia compra em loja..

tiagoforgamer
Автор

Vendi um veiculo a pessoa particular, levei no mecânico dele de confiança e todo, fez o teste no veiculo e tudo. Depois de 8 dias queria desfazer o negocio alegando que tava vazando óleo. E que iria entrar na justiça para desfazer o negocio ou arcar com prejuízo. Não sabia do vazamento, até o próprio mecânico dele olhou e tudo é deu indícios que o carro estava em perfeitas condições mecânicas. Posso ser processador por esse caso sendo eu o vendedor, só não sabia que era bom fazer um contrato.
O carro já foi passado para o nome do comprador

alangoncalves
Автор

Olá tudo bem, estou passando por uma situação que você citou. Eu vendi um carro para uma pessoa ( não sou lojista era carro de meu uso), ele ficou devendo o restante pois me deu um cheque sem fundo. Acionei a justiça. Agora ele alega que o carro estava com defeito. E quer descontar o valor, ele quebrou a correia dentada, e com essa quebra veio uma sucessão de reparos devido a essa quebra.

gilsonsantana
Автор

So compro veiculo agora com o Edson Viana do lado agora.

ClaudioSiqueiradaRocha
Автор

Excelente!!!
Agora quando o comprador compra o carro na garagem, usado, e faz um contrato de particular para particular, esse contrato tem validade?
Porque na verdade o local é relação de consumo.

weilaalves
Автор

Obrigado pelas explicações, eu comprei o carro ontem e ontem mesmo deu problema, o carro morria e demorava uma vida para ligar, quando ligava andava um pouco e morria novamente, percebi que o carro morria sempre nas primeiras marchas, em baixa velocidade e demorava muito pra pegar, ontem mesmo comprei uma bateria nova e o problema continua... Falei com a vendedora e ela disse que isso nunca aconteceu com ela, vale a pena entrar na justiça cobrando reembolso no meu caso??? Hoje vou deixar o carro no mecânico para ele me informar o que é, ela já falou que não pode cancelar a venda, eu ja tirei dinheiro de onde nao devia, peguei empréstimo pra comprar o carro e agora com essa dor de cabeça eu nao sei o que fazer.

gabrielfelix
Автор

Comprei uma Moto importada a 23 dias particular, passei a minha moto e dei uma volta. O Cara falou que não tinha defeito nenhum e ponto. Levei em um mecânico de confiança e a moto está cheia de defeito. Fui reclamar com antigo dono ele me passou o contato do seu antigo mecânico. Que me confirmou que tinha avisado para ele que o chassi estava trincado, e isso é perigoso. Então eu tenho a prova que ele agiu de má fé com próprio mecânico dele. Porém ele se prontificou a pagar pra arrumar o chassi mais a moto desvaloriza se soldar. Queria minha moto e o dinheiro de volta. Oque devo fazer ? E o chassi é um dos problemas, o concerto total já está em 4.500

otaviojonatan
Автор

E quando o vendedor não deixa o comprador fazer vistoria em um mecânico de confiança e vende dizendo que o carro não tem problema, mas tem e nem na vistoria do Detran não passa? Consigo o dinheiro de volta?

rodrigovitorino
Автор

muito bem explicado parabéns pelo seu vidio

amiltongcampos