Ciências na BNCC, o que mudou?

preview_player
Показать описание
Nós professores de ciências estamos diante de várias mudanças na BNCC que nos demanda novos planejamentos! Está por dentro das mudanças? Assista e compartilhe!

Se inscreva no canal Mais Ciências e não perca as novidades!

Fale comigo! Minhas redes sociais:

Baixe o Planner 2020! De graça! Só imprimir e se organizar!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá amigos! Como está a aplicação da BNCC por aí?

MaisCienciasRafaela
Автор

Infelizmente, temos que entubar o que vem de cima. Não há beleza nisso! Isso só dificulta a aprendizagem. Não há, simplesmente não há, link entre os assuntos.
Não somos nós que temos que nos reinventar e tentar contextualizar assuntos tão soltos e distantes entre si. Isso veio de cima! Muitos diálogos foram feitos com sugestões solicitadas aos professores! Nada acatado! Se veio de cima que venha mastigadinho pra ser implementado. Não dá pra ver beleza onde só resolvereram misturar todo assuntos em todos os anos!
Simplesmente, o 7°ano, que era inteiramente dedicado a conhecer todos os grupos de seres vivos, foi sucumbido! E mais a frente, nessa BNCC, em algum ponto, é cobrada o desenvolvimento da habilidade de se respeitar a diversidade biológica. Um absurdo! Como respeitar aquilo que não se conhece!
ACHO que os reinos, assim como outros assuntos que eram do EFII, passaram a ser ensinados lá no fundamental 1, ou seja, professores(as) que não são da área de Ciências, especificamente, terão que falar de assuntos que, provavelmente, serão superficiais e/ou dificultarão o trabalho delas caso exijam certa profundidade.
Gente, sistema nervoso e endócrino mo sexto ano! Como assim!?
E que tempo todo esse de sobra para conseguir dar outros assuntos não pedidos nessa BNCC? Ciências, no EFII, são 3 tempos semanais... só em caso de turno único vai pra 4. Mas, os conteúdos estão lotados em todos os bimestres e em todos os anos.
Isso só vai manter a desigualdade entre o público e privado (não tem nada de base nacional) pois, os alunos do privado, tendo mais tempos de Ciências, vão poder sim (eles sim) terem conteúdos extras, ou seja, a desigualdade continua.
Péssima mudança! É simplesmente entubar e fazer! Não foi pensado no pedagógico, pois, qualquer um sabe que a organização anterior era bem melhor e fazia mais sentido. Se fosse para melhorar que fosse uma atualização do que já estava posto e não, aparentemente, colocar tudo dentro de uma caixa e ir sorteando/redistribuindo os mesmos assuntos em qualquer dos anos.
Nem a sugestão dessa BNCC ser implementada gradualmente (evitando falta ou repetição de conteúdos para os anos) foi acatada! E não foi acatada por economia, pois, os livros didáticos não poderiam ser produzidos para atender dois dois currículos sendo apenas um vigente (embasado na BNCC). Repito, o pedagógico nunca foi levado em conta. É a gente que sempre é cobrado pra fazer mágica.
Veio de cima e entubou! Meus alunos do 8° ano querendo/pedindo para estudar o corpo humano e seus sistemas e estão vendo de novo sistema solar! Ridículo. Não dá pra ver beleza onde não há! Não vamos romantizar a educação.
E só pra deixar claro...eu amo meus alunos, AMO, e AMO o que faço; e é justamente por isso que discordo totalmente dessa mistureba que fizeram!

profcadubio
Автор

Sinceramente detestei essa nova forma de ensino embasado nessa BNCC, por exemplo um aluno do 7º ano, que não teve níveis de organização dos seres vivos ficam perdidos, pois até o ano passado havia uma sequência lógica.

jairosanttos
Автор

Rafaela, admiro muito você e seu lindo trabalho.

Agora me explique uma coisa
Como assim que no 8 ano não iremos mais ensinar sobre os sistemas? E como fica na hora dos vestibulares?

Por acaso eles só verão esses assuntos no ensino médio?..

E no sétimo que eles tbm não verão mais detalhadamente sobre os reinos?

Minha pergunta é:

O Enem e todos os demais vestibulares irão cobrar a partir dos novos ensinos da BNCC?

natinhoalves
Автор

Profa. Rafaela, parabéns pelo trabalho. Bem didático sua abordagem. Também pesquiso sobre a BNCC para o ensino de Ciências, porem ainda não tenho nada de concreto. Seu vídeo está ajudando na pesquisa. Ah, também sou prof. da EB de escolas publicas, tenho acompanhado seu trabalho e nesse período de isolamento social, suas aulas aqui, tem contribuído para as minhas e ajudado aos meus alunos.

Andre
Автор

Valeu Rafaela !! Você passou informações super úteis. Mas ainda não posso dizer nada sobre a pratica em sala de aula porque tudo ainda está começando. Prof. Erickson Rede Estadual ( Ciências da Natureza ) Faz um vídeo sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vou postar seu vídeo para o grupo da Escola . Obrigado Professora !

ericksonsouzacosta
Автор

Eu achei meio confusa essas separação, pois um aluno de sexto ano não tem tanto pensamento abstrato como um aluno de 9 ano. Trabalho como material do Sesi e da Moderna os livros não seguem a mesma divisão de conteúdo. Acho que até as editoras estão confusas ... um exemplo no 6 ano um dos materiais dão a anatomia do sistema reprodutor, no 8 ano a gestação e no 9 ano ciclo menstrual e métodos contraceptivos ... o que antes era a uma lógica ficou dividido. Dependendo da curiosidade acaba falando tudo e repetindo de novo no outro ano.

BiologandocomBabi
Автор

Adorei sua explicação. O que detestei mesmo foram essas mudanças impostas pela BNCC porque mesmo impondo aquilo que o aluno deve aprender acabou excluindo diversos conteúdos voltados para a Botânica, Ecologia, Fisiologia, Zoologia... focou em conteúdos e esqueceu totalmente de outros que também são importantíssimos. Acho que podemos fazer essa integração utilizando as propostas passadas, o que se leva em consideração mesmo é a metodologia utilizada pelo professor.

escolamunicipalenydasilva
Автор

Esse é o diferencial!!! Somos professores raiz

Автор

Para ter um bom ensino na aprendizagem tem que ter uma sequencia organizada. Gostei da sua explicação. Obrigado.

djalmapereira
Автор

Olá, prof. RAFAELA. Eu sou professora do estado do Paraná e aqui seguimos as nossas Diretrizes Curriculares que já é em espiral, podemos estranhar no início, mas gradativamente vamos percebendo que o assunto fica mais complexo a medida que as séries vão avançando. Acredito que vamos estranhar um pouco, mas como sempre, vamos dar conta. 😉😉
Um abraço.

genyferneri
Автор

Estava assistindo a um vídeo que me foi direcionado pela faculdade, assisti o tal vídeo e depois o YouTube me direcionou ao seu vídeo. Muito bom, bem explicado e com certeza me deu base para algum concurso🙏

umminutoparaeternidade
Автор

Estamos implantado este ano essas mudanças na escola. Valeu pelo comentário

ranyerimonteirodasilva
Автор

Apesar de não ter gostado tanto dessa mudança. Vc explicou perfeitamente. Parabéns!

valzinha
Автор

Gostei muito da explicação. Parabéns!!!

giselematos
Автор

Durante a licenciatura, não tivemos uma base sobre astronomia e isso tá meio puxado pois na biologia já existe tanto conteúdo que acaba pesando um pouco.
Excelentes explicações! Parabéns pelo canal!

alissonbio
Автор

Que tipo de professor tem competência para ensinar esses determinados assuntos? Por exemplo, se um professor de física deveria ensinar assuntos relacionados à propagação de calor, e às vezes há um professor que não é da área, como isso será resolvido?

sergiosalles
Автор

Rafaela, obrigada pelo trabalho! Vc poderia indicar os links que mencionou do site do MEC? As coisas estao meio misturadas por lá... ainda muito material baseado no PCN... Obrigada!

julianapereira
Автор

Trabalho Ciências e Biologia com o Sistema Positivo no Pará e ojá percebo no material, algumas das mudanças citadas no vídeo.

carladiario
Автор

Achei horrendo Não há sequencia lógica, nas turmas que trabalho (sétimo e oitavo), os alunos ficaram sem vários conteúdos, no sétimo sem ver vários filos, e no oitavo sem ver vários sistemas!

carlosandredearaujosenra