A HISTÓRIA DO ROCK BRASILEIRO E COMO ELE MORREU NO FINAL DOS 90!

preview_player
Показать описание
▶ ANUNCIE SUA MARCA OU EMPRESA AQUI NO CANAL!
.
Me siga no instagram!
.
O pontapé inicial do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock Around the Clock", de Bill Haley & His Comets (trilha do filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme.Em uma semana a canção já estava no topo das paradas (mas Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, tirando a irônica "Cansei do Rock", em 1961). Em dezembro, a mesma canção recebia versão em português, "Ronda das Horas" (por Heleninha Silveira) e outra gravada pelo acordeonista Frontera, não tão bem sucedidas quanto a "original". Em janeiro do ano seguinte, a canção ganhou uma versão por Marisa Gata Mansa. Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Ben foram influenciados pelo rock and roll e rockabilly. Tim, Roberto, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington integraram o grupo vocal The Sputniks. Tanto Tim quanto Jorge eram conhecidos como "Babulina", por conta da pronuncia inusitada de "Bop-A-Lena", interpretado por Ronnie Self. Ambos também foram influenciados por Little Richard, cujo estilo era fortemente influenciado pelo boogie woogie. Roberto Carlos aprendeu a batida do rock no violão ao ver Tim executar Long Tall Sally, de Little Richard. O grupo The Sputniks foi desfeito após Tim descobrir que Roberto iria se apresentar como o "Elvis Presley brasileiro" no programa o Clube do Rock de Carlos Imperial. Tim convenceu Imperial a se apresentar como o "Little Richard" brasileiro. Conhecendo Tim desde a infância, Erasmo integrou o grupo The Snakes, grupo criado após o fim do The Sputniks, com Arlênio, China e Edson Trindade.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nasci em 2000 e passei a adolescência sendo o único garoto que curtia Rock na escola, e no bairro, tinha uma época que isso me chateava, não entendia porque justo na minha geração o Rock foi chutado da mídia e nenhum colega curtia, até que cansei de esperar pela mídia, e mergulhei no underground onde descobri bandas muito boas. O Rock continua acontecendo no Brasil ele só ficou mais nichado, se gosta você precisa ir atrás.

vitor
Автор

De uma coisa eu sei.
O Rock é eterno. Sempre vai ter alguém ouvindo!!!

carlossanches
Автор

Em 1987 eu era integrante de uma banda de Rock chamada Bia Sihon . Gravamos um disco pela Lup Som, gravadora já extinta . Tocamos no café piu piu, Qg Gabis, teatro Mambembe e muitos outros lugares . Tentamos o perdidos na noite, mas sem sucesso . O melhor que conseguimos foi algumas aparições na cultuada 89 FM . Foi legal, valeu cada segundo e tenho orgulho de ter participado da História do Rock Nacional .

joseluizfernandesjunior
Автор

O Rock nunca morreu, ele só voltou para casa. O Rock é Eterno 🤘🏻🎸

RobsonNunesArgolo
Автор

Cresci ouvindo Raul, Zé Ramalho, Bob Marley... e na mesma década de 80, vi o Rock Nacional nascer. Blitz, Gang 90, Kid Abelha... passam nas rádios incessantemente. Foi a era de ouro.

MrHadailton
Автор

o Rock é um modo de vida pra muita gente. Isso nunca vai morrer. E além disso, a gente valoriza muito as musicas de outras décadas, o que torna o rock mais longevo ainda

Автор

Saudades de quando o rock nacional fazia sucesso!

teacherdayanne
Автор

Estranho como as bandas dos anos 70 sempre são omitidas nestes vídeos sobre o rock nacional. Made in Brazil, O Terço, Casa Das Máquinas, Patrulha do Espaço.... é como se nada disso tivesse existido.

Naz_
Автор

O rock sempre está aí pra quem gosta de boa música..

orelhadeporco
Автор

Falou tudo. O Rock voltou pra casa onde continua crescendo e onde é respeitado.

avelinojorge
Автор

Esqueceu de citar o Paralamas nas bandas dos anos 80... O Barão Vermelho tbm, inclusive essas 2 bandas tocaram no Rock In Rio de 85.

jotalocomotive
Автор

Nasci nos anos 70 e desde essa época eu curtia rock através de minha mãe como Elvis, Beatles, e do rock nacional ela curtia Roberto Carlos e Celly Campelo que é da minha cidade natal, Taubaté. Desde então me apaixonei por esse estilo e procurava ouvir e conhecer outras bandas como o Kiss que foi a banda mais pesada que eu já tinha ouvido desde então. No começo dos anos 80 a Blitz e Gang 90 já faziam um certo sucesso nas rádios e TV com a influência da new wave na época. Depois surgiram bandas como Metrô, Kid Abelha e tal. Ultraje a Rigor com Inútil foi um grande hit no começo dessa época. Mas o rock nacional ganhou corpo mesmo depois de 85 com a Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ira, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Capital Inicial, RPM, Engenheiros do Hawai e etc... Mas o grande rei do rock brazuca será sempre o maluco beleza Raul Seixas. Sobre as bandas dos anos 90 a que eu mais gostava era o Raimundos, pois as outras eu achava meio chatinhas. Mas também eu ouvia muitas bandas de punk rock do underground como Garotos Podres e Ratos de Porão e depois bandas de metal como Sepultura. Hoje as bandas de rock nacional que mais curto são do underground e do estilo post-punk, gothic rock... enfim, mais da cena gótica mesmo. O Rock In Rio de 1985 foi realmente um grande marco para o rock no Brasil, pois que teve mais visibilidade e relevância a partir de então. Lembro que nessa época rock era considerado música do diabo e quem gostava era tido como satanista ou drogado, ideia que perdurou até os anos 90 e que acabei sofrendo preconceito por causa disso. Mas esse tipo de crítica só ajudava ainda mais a aumentar a fama das bandas e a relevância do rock na mídia.

musiclover-psigotico-tradu
Автор

Uma aula de história. Aos 51 anos, pude viver boa parte dessa história magistralmente contada. Parabéns.

marcodomingues
Автор

O Rock é eterno. Sempre vai ter alguém ouvindo .Eu mesmo vou ouvindo, rock forever

edilsonsiqueira
Автор

Minha infância foi nos anos 80 e lembro de ouvir e curtir muito o Rock nacional nessa época.

antoniocarloslobato
Автор

O Rock nacional sofreu mutações desde os tempos da jovem guarda, mas a metamorfose do Rock nacional ocorreu nos anos 80!!

fabiodegemeos
Автор

Bons tempos, nunca vou deixar de ouvir rock

JonhSTeles
Автор

Sou grato demais por ter nascido no início dos anos 90. Peguei todas as bandas que faziam sucesso na época, Charlie Brown, Raimundos, planet hemp, mamonas, Chico science, sepultura na era roots... Que época! Tocava rock na tv aberta Brasileira de boas hoje é só funk, pop e sertanejo... Uma pena...

Kadu
Автор

Cara, que vídeo incrível! Eu anseio pelo "retorno" do rock nesse nosso país, mas admito que é muito difícil.

marioandrade
Автор

Que bela retrospetiva do rock Nacional Barba, parabéns pelo vídeo. E o Rock é eterno, enquanto houver mundo haverá alguém curtindo um som 💪🎶💪

e.carlos