COMO FUNCIONA O TRANSFORMADOR MRT (MONOFILAR COM RETORNO POR TERRA) - EP07

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
__________________________________________________
Antes de iniciar a nossa descrição gostaria de agradecer os nossos parceiros e deixar o contato aqui em baixo para quem tiver interesse de conhecê-los melhor:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
A série foi gravada nas dependências da HC Transformadores que é especializada em compra, venda, reforma e locação de transformadores de baixa e média tensão desde 1976.

Aproveitamos para agradecer ao Diretor da HC, o Sr. Álvaro, ao Marcinho que tem muito conhecimento de todos os processos e ficou disponível para movimentação de equipamentos e suporte nas filmagens.

Fica registrado também o nosso agradecimento ao Luiz Rocha e Hilton Rocha da @MeshEngenharia.

No vídeo anterior mostramos os tipos de óleos isolantes do transformador e a parte do sistema de ventilação. Agora vamos entender um pouco mais sobre um tipo especial de transformador que é o MRT (monofilar com retorno por terra).

Considerando a necessidade de compatibilizar-se os custos de implantação de sistemas de eletrificação rural, com a economia das áreas a serem eletrificadas, os sistemas que se utilizam de redes monofilares com retorno por terra (MRT) servem como opção de atendimento aos consumidores de baixa renda.

O sistema aplica-se ao atendimento de consumidores em regiões ou áreas rurais com baixa densidade de carga que não exijam a curto e médio prazo, interligação ou ampliação de sistemas elétricos. Na rede MRT “não isolada” Usa como alimentação uma linha trifásica convencional de onde derivam uma ou mais linhas monofilares. Nas redes não isoladas, é recomendável efetuar-se o balanceamento das correntes nas 3 fases do alimentador.

Na Rede MRT “isolada” Usa um transformador de isolamento proporcionando o seccionamento elétrico entre a rede MRT e a linha trifásica convencional. Esta alternativa é apropriada a ramais com maiores necessidades de carga e onde a corrente de desequilíbrio de terra possa vir a influenciar a proteção. Nesse tipo de rede existe a necessidade de instalar-se um aterramento adicional, relativamente ao posto de isolamento, aterramento este, que atenda às características de operação em regime de carga, sobrecarga e curto -circuito.

Em geral as redes MRT limita a potência do transformador monofásico em 25,0 kVA. As ligações de transformadores com potências superiores a 25,0 kVA só são autorizadas mediante estudo de viabilidade técnica.

ATERRAMENTO DA REDE MRT

Nos sistemas monofilares com retorno por terra, todas as correntes de carga dos transformadores de distribuição passam necessária e continuamente pelos aterramentos dos mesmos. Dessa forma, pela função essencial que cumprem, suas elaborações devem ser antecedidas de procedimentos criteriosos envolvendo a medição da resistividade dos solos, o projeto, a construção e o acompanhamento periódico.

💡 Se liga na #eletricity 💡
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*

Planilha de Cálculos Elétricos:

Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:

eletricityeletrica
Автор

A série foi sensacional, mas faltou falar dos transformadores a seco

tvregulacaointernacional
Автор

Adoniran parabéns pelos conteúdos de altíssimo nível. Você poderia comentar sobre os transformadores rurais MONOFASICOS, FASE- FASE. Aqui na minha região Paraná tem os dois modelos:
-MONOFÁSICO, FASE-NEUTRO, TENSÕES NOMINAIS 19053-254/127V.
e o
-MONOFÁSICO, FASE-FASE, TENSÕES NOMINAIS 13200-254/127V.
Onde esse último recebe alimentação de duas fases do primário.

jhonattanpaixao
Автор

Excelente, nobre!!! Trabalhei no PLPT, e todo ele era feito pelo sistema MRT. O grande problemas p se consentir o fechamento da área de transformação era os valores de aterramento dos trafos . Eu só batia o martelo se valor de resistência dos trafos fossem segura p liberar a obra. Nesse sistema, p cada valor de KVA dos trafos têm um valor de resistência padrão.

PS.: * PLPT= PROGRAMA LUZ PARA TODOS.

raimundojr.
Автор

Poderia falar do sistema de Delta aberto utilizado em São Paulo, adoraria ter esta explicação aqui no canal eletricity! Quem sabe não daria um episódio Extra!? Outra coisa legal de explicar são os transformadores de elevação que são instalados quando a linha de media tensão vai tendo queda na tensão. E por último a diferença entre os sistemas de transmissão em alta tensão, o sistema AC e o DC ( exemplo o bipolo da transmissão Rio-Xingu)

diegofernandesalves
Автор

É gratificante ver uma série dessas. Obrigado à Electricity e à Hc transformadores.

steliosenda
Автор

Obrigado a equipe da Eletricity por nos presentear com essa série de vídeos de grande importância!

matheuspaiva
Автор

A série está fantástica mas faltou falarem dos transformadores a seco e transformadores de elevação. Meus parabéns a toda equipe da Eletricity.

edsonsadala
Автор

Parabéns Por Não ficar somente na Teoria. Gostei!

josecarlosaguiarcarneiro
Автор

Hace 3 meses, buscando información por un problema con un trafo sistema MRT llego a este Canal de Youtube.. Hoy ya llevo muchos videos vistos y la serie completa de transformadores.. Excelente trabajo Ingeniero.. Muchísimas Gracias.. Entao, continuo ligado!!

Jose-Rios
Автор

Muito bacana! Trabalhei na ceee, é esses
Monobuchas, são muito perigosos quando rompem o terra.
Quando o trabalho era em um monobuchas, a atenção era triplicado.boa noite.

nilsaportolan
Автор

Afirmo desde o primeiro vídeo: a melhor série sobre transformadores do YouTube! Parabéns Eletricity! Eu como profissional da área elétrica me sinto na obrigação de agradecer a vocês pelos conteúdos do canal. Vocês fazem um trabalho fantástico! Parabéns!!!

juniorteixeira
Автор

Curiosidade aí pra os engenheiros, se o aterramento primário e secundário fossem distintos não se tornaria mais seguro?

lorimlopes
Автор

muito bom, assistindo os videos por curiosidade e conhecimento.

maxrenson
Автор

Show. Seria legal dar uma explanada na questão de como se obtem um sistema trifásico defasado em 120° entre as fases do secundário em um sistema delta aberto com apenas duas fases no primário. Essa questão me intriga até hoje. Aqui em São Paulo, a distribuição da concessionária é nesse formato, há também o delta fechado, mas a dúvida fica msm no delta aberto. Se for possível ajuda ai mestre Adoniram. Valeu!

jorgesouza
Автор

Eu sempre quis ver um desses por dentro.
Parabéns Eletricity, série muito boa, conteúdo sensacional.

leandrorodrigues
Автор

Gostei do vídeo eu não sabia como era um transformador por dentro

edemarsilva
Автор

Ótimo Vídeo, uma didática excelente da parte Teórica aliada a Prática.
Parabéns...!

josefelipefilhofelipe
Автор

Parabéns à todos do canal Eletricity.
Adoniran freitas vc é o cara meu irmão. Excelente série sobre transformadores.

firminofigueiredo
Автор

Valeu mestre Adoniran, foi uma excelente série. Ficarei na expectativa do que virá.
Um grande abraço
Marcos Ambrósio

macambrosio