ATERRAMENTO TN-C-S COMO É FEITO, PASSO A PASSO.

preview_player
Показать описание
Quadro Distribuição Embutir 18/24 disjuntores sem Barramento para

Então no esquema de aterramento TN-C, onde o neutro e a proteção têm o mesmo condutor (PEN) não poderá ser utilizado com o DR, pois como vimos o DR não conseguirá atuar com esse tipo de aterramento.
No capítulo 5 da NBR 5410, no item 5.1.2.2.4.2, esquema TN, letra f, diz claramente que não se pode utilizar DR com o sistema de aterramento TN-C.
“f) não se admite, na variante TN-C do esquema TN, que a função de seccionamento automático visando proteção contra choques elétricos seja atribuída aos dispositivos DR”.
NOTAS
1 Para tornar possível o uso do dispositivo DR, o esquema TN-C deve ser convertido, imediatamente a montante do ponto de instalação do dispositivo, em esquema TN-C-S. Isto é: o condutor PEN deve ser desmembrado em dois condutores distintos para as funções de neutro e de PE, sendo esta separação feita do lado fonte do dispositivo DR, passando então o condutor neutro internamente e o condutor PE externamente ao dispositivo.
2 Admite-se também que, na separação entre neutro e PE a que alude a nota 1, o condutor responsável pela função PE não seja ligado ao PEN, do lado fonte do dispositivo DR, mas a um eletrodo de aterramento qualquer cuja resistência seja compatível com a corrente de atuação do dispositivo. Neste caso, porém, o circuito assim protegido deve ser então considerado como conforme o esquema TT, aplicando-se as prescrições do item 5.1.2.2.4.3 da NBR 5410.

O aterramento elétrico é uma das formas que temos de interferirmos de maneira segura na eletricidade, é importante destacar que ele não possui apenas o intuito de nos proteger, através de dispositivos de proteção, mas também de garantir um bom funcionamento da instalação elétrica.
Quando nos referimos ao aterramento elétrico, quer dizer que estamos colocando a instalação e os equipamentos elétricos e eletrônicos sobre o mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero.

O sistema de aterramento possui basicamente três funções, sendo uma delas fazer a proteção em caso de chuva com fortes descargas atmosféricas, pois o aterramento irá proteger o usuário do equipamento que está em uso, de maneira que seja criado um caminho alternativo para a passagem da corrente elétrica em direção à terra.

Mais uma maneira que o aterramento elétrico pode agir são nas carcaças de qualquer máquina ou equipamento elétrico, pois é comum nesses casos ficar acumulando cargas eletrostáticas nas massas, sendo que há uma necessidade de ser desviada escoada em direção à terra. É importante destacar que nesses casos, com uma boa execução do sistema de aterramento, ele garante a segurança da integridade física das pessoas, porque ele evita choques elétricos por contato indireto com as partes metálicas que estão expostas conduzindo eletricidade.

Por último e não menos importante, um bom sistema de aterramento contribui para um bom funcionamento dos dispositivos de proteção, como fusíveis, disjuntores, interruptor diferencial residual (IDR) e dispositivos de proteção contra surtos (DPS), que passarão a atuar nos momentos certos, minimizando as chances de acidentes mais graves.

De acordo com a NBR 5410, item 6.4.3.1.3, a seção do condutor de proteção pode ser determinada através da tabela 58. Tabela 58 — Seção mínima do condutor de proteção

Portanto, a seção do condutor Terra utilizada no circuito será determinada pela seção do condutor fase dimensionada. Quando a aplicação da tabela 58 conduzir a seções não padronizadas, devem ser escolhidos condutores com a seção padronizada mais próxima.

Os materiais dos eletrodos de aterramento e as dimensões desses materiais devem ser selecionados de modo a resistir à corrosão e apresentar resistência mecânica adequada. Sob o ponto de vista destes requisitos, a tabela 51 indica os materiais e as dimensões mínimas comumente utilizáveis.

Tabela 51 — Materiais comumente utilizáveis em eletrodos de aterramento – Dimensões mínimas do ponto de vista da corrosão e da resistência mecânica, quando os eletrodos forem diretamente enterrados

No esquema TN o neutro da fonte é diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.
Podem ser de três tipo:
Esquema TN-S: o condutor neutro e proteção são distintos. Figura 1 – NBR 5410
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não sou eletricista, mais com uma aula dessa, não tem como errar.

carlossamuaugusto
Автор

Muito bem explicado. Consegui entender perfeitamente. Obrigado Mestre.

antoniodonizeti
Автор

Obrigado pela vídeo aulas ja trabalho na area mais sempre é importante ta assistindo os vídeo final conhecimento nuca é dimais nuca podermos dizer que ja sabemos tudo 🤝

rmarianomanutencaoereforma
Автор

Parabéns pelo trabalho. Seus vídeos são muito didáticos e a sua ilustração é uma verdadeira arte. Já deixo o like logo no início porque o conteúdo é sempre muito bom.

eduardodantas
Автор

Consegui entender com á maior clareza muito obrigado pela aula que Deus te abençoe muito e sempre ilumine o seu caminho

MaurilioRibeiroCosta
Автор

Professor uma grande aula pra todos nós, Deus quantinua abençoando.

marcoreliopedrojorgedacunh
Автор

suas ilustracoes e didatica sao muito.boas 👏👏👏

penadosoeves
Автор

Sou eletricista a 20 anos.
Adorei sua aula show !

LuizCarlosCorreia-brse
Автор

Muito boa a aula. No caso nesse tipo de aterramentos não precisaria também de mais umas hastes ( as três hastes) de aterramento para o QDC ou somente a haste lá no padrão de entrada (alimentação) já bastaria. E esse tipo de aterramento é recomendado para construções já existente ou para construções novas é bom faze-la também. Obrigado

prcoutojr
Автор

Que cursão, bem objetivo é muito pratico, obrigado.

fredisantos
Автор

Esse canal é excelente, mas aqui no Ceará é monofásico 220v e esses esquemas eletrônicos, a maioria é 127v monofásico e 220v bifásico. aí as vezes fica meio confuso

adrianosantos
Автор

Sensacional 👏🏽 minha residência está nesse padrão de aterramento.

PIGPALESTRA
Автор

Parabéns pelo seu ensinamentos, gostaria que você tivesse ensinado a fazer a montagem do WDC em passo a passo pra agente ter mais informações e orientações de montagem de QDC. Desde já eu te agradeço

gercineybatistadasilva
Автор

Muito bom, parabéns...qual é o software de animação é utilizado nesse video?

Instalacoesemfoco
Автор

Cara, muito top o conteúdo, explicou de forma simples e muito abrangente

josepaulodasilva
Автор

Ótimos ensinamentos, essa solução somente pode ser usada se for impossível de fazer um aterramento para a casa ou edifício, além do aterramento que deve ter na medição

uriasrodrigues
Автор

Muito bem elaborado esta aula de Muito fácil compreensão Obrigado por tudo

maurilioribeirodacosta
Автор

Entendi direitinho.muito boa essa explicação.

sergiomunizdeandradeandrad
Автор

🎉🎉show! didática excelente, obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento.

ledsonsantana
Автор

Excelente video, creo que se olvidó de decir que la barra P.E. tiene sus jabalinas conectadas a tierra, y que al unir el PEN a dicha barra P.E. se logra la equipotencialización.

Me disculpa si estoy equivocado, me gusta aprender de gente con conocimientos y ver vídeos de fácil comprensión como el suyo.

Por favor, me confirma si estoy errado para mejorar mis conocimientos, gracias.

Rodolfo_