MEU IRMÃO NÃO QUER PAGAR O INVENTÁRIO. O QUE FAZER?

preview_player
Показать описание
O Tema do vídeo de hoje é uma situação comum após a morte dos pais. Acontece quando um dos herdeiros se recusa a fazer o inventário alegando que não tem dinheiro para pagar os custos com o processo e regularização do imóvel ou imóveis. Em contrapartida os outros herdeiros têm interesse na venda para darem seguimento às suas vidas.
Diante desse impasse, as perguntas mais comuns são: posso pagar a parte do meu irmão no inventário? E qual garantia eu tenho que receberei meu dinheiro de volta?
No vídeo estarei respondendo a esses questionamentos que geram tantos conflitos ou discordância entre os herdeiros.
Espero ajuda-los com o tema.

Me encontrarão também nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fui inventariante do meu pai. Assumi todos os custos, mas fiz os outros herdeiros assinarem uma confissão de dívida juntamente com a procuração e registrei em cartório, sob pena de judicialização. Na partilha, tirarei o q gastei, corrigido.

Chacal.
Автор

Não há canal melhor sobre Direito do que esse. Parabéns, Dra. Isis!

erikaolive
Автор

Tô passando por esse processo.
Obrigado

rogeriosousa
Автор

Muito bom
O que vc fala sobre a houdi familiar e bom não faziam vídeo sobre

donizeteleal
Автор

Bom dia !!! Deus abençoe a sua vida Dra !!! Estamos vivenciando essa Situação da Inventariante não se manifestar p pg as custas da conclusão do inventário. Sendo que não queremos a remoção dela; achamos que a mesma tem que prestar contas e se explicar em uma Recisoria que terá

izagaleno
Автор

Obrigada por seus esclarecimentos!
Meus filhos tem parte como herdeiros num imóvel deixado pela avó paterna.
Meu marido morreu qdo os meninos eram pequenos e em 2017 minha sogra faleceu. Meu cunhado se apossou da escritura com a mãe ainda viva e passou a odiar os sobrinhos.
Meu marido era o filho mais velho e quitou o imóvel bem antes de falecer com câncer em 2000. Tem sido muito difícil, pq descobrimos que ele entrou como único dono no inventário pela defensoria pública. Felizmente a justiça pediu que os meus filhos se habilitassem ao inventário como herdeiros da parte do pai falecido.
Após cumprirmos essa exigência descoberta por conta própria, meu cunhado abandonou o processo e com a pandemia ficou mais demorado. Descobrimos agora que já está em fase de pgto de imposto ITD, ele nunca mais atendeu as convocações e nunca informou aos sobrinhos.
Desde o falecimento de minha sogra em 2017, recebe aluguel do imóvel inventariado sózinho. Nunca conseguimos comunicar ao juizo tal situação. Um dos herdeiros está desempregado a muito tempo e com a situação se encontra em depressão, sem condições de dividir o imposto de 7500, 00. Desculpe o relato enorme, mas existe alguma lei que possa ajudar?
Meus filhos perderam o pai muito cedo e nunca tiveram apoio desse tio que se apossou do imóvel e não obedece a lei. Meus filhos perdem seus direitos por conta do tio não cumprir seu papel de inventariante como manda a lei? Não temos condições de constituir um advogado. Com tds os anos que se beneficia do aluguel e por ser micro empresário, deveria arcar sozinho com o imposto ITD, por nunca ter dado parte dos aluguéis recebidos até o momento .

raquelcuba
Автор

Obrigado de coração!!! Vou salvar esse video pra mostrar ao meu irmão, q está pagando a minha parte, e quer q eu assine uma promissoria com juros bancarios, achando q n vai receber.. Obrigada mesmo ❤

leilakozak
Автор

Bom dia Dra Isis, com certeza ajudou muito com sua explicacao sobre essa cirscunstancia muito comum que atinge as familias ja fragilizadas com o falecimento. Vivi uma situacao onde a perda do prazo para abertura do inventario implicaria em multa que seria proxima ao custo do proprio inventario.

paulomello
Автор

Obrigado pelos esclarecimentos. Me tirou todas as dúvidas. Bom dia doutora Ísis.

isaiascabreira
Автор

Boa noite Doutora. Meu problema é que primeiro faleceu minha sogra, depois o meu sogro e também faleceu meu esposo. Quantos inventarios devem ser pagos? Pode acumular três inventários? Sou a inventariante, e viúva de um dos herdeiros e estou bancando sozinha o inventário porque quero resolver essa falha . Moramos todos os herdeiros com exceção de um, no mesmo local, mas ninguém quer saber de nada, mesmo que eu tenha me comprometido com todos os custos.

teacb
Автор

Obrigado, tirou um dúvida que eu tinha !

abnrl
Автор

Boa noite doutora tenho 9 irmão 7 não quer e eu e meu irmão quer e precisa como devo fazer vou entrar pelo defensoria não tenho condições de pagar um advogada particular se os 7 não quiser pagar os custos o que devo fazer

josilenealves
Автор

Olá doutora, gostaria de informação, se puder me ajudar, eu e meu irmão recebemos uma herança de um imóvel, na região de curitiba, Paraná, fizemos o inventário o qual foi dividido Pelo juiz em dois valores a serem pagos, porém já veio o boleto do itcmd e minha parte já foi paga, já do meu irmão ele está enrolando pra pagar, sendo que dividimos o imóvel, já que era um terreno de esquina, e a parte dele ele já vendeu mesmo sem ter concluído o inventário por meio de contrato, o fato de ser um único registro de imóvel a falta do pagamento por parte dele o que pode acontecer perante a justiça? Desde já grato pela atenção!

willianjds
Автор

Excelente explicações! Uma duvida - com um herdeiro recebendo mais cotas (percentagem) para saldar as despesas com o imposto, pode ser em cartório ou terá que ser inventario judicial ? Muito Obrigado

carlosnovaes
Автор

Caso já tenha tido a sentença de homologação e o juízo tenha autorizado o recolhimento do ITD ao final, e um dos herdeiros não tenha mais condições de arcar com o imposto, há condições ainda de buscar um percentual desse herdeiro em favor dos outros para efeito de compensação?
Fique com Deus.

brunocostacarvalho
Автор

Boa noite Dra.
Como é feita a avaliação de benfeitorias em propriedade rural objeto de inventário? Tem que ser o valor real?

gracasouza
Автор

Boa noite dotora no caso dono do terreno foi meu padastro que faleceu e deixou 4 herdeiros, mas 3 faleceram só sobrou uma dele , maisquando meu padastro faleceu deixou minha mãe encarregada por tudo, mas infelizmente minha mãe também nós deixou em 2016 e agora só sobrou eu filha de outro homem e um outro irmão por parte de mãe que é filho de um outro homem e essa irmã do meu padastro . A dúvida é tem como fazer um inventário se acaso essa filha do meu padastro não concorda ou não posso recorrer a um direito que era da minha mãe de anos de convivência.

SuhSouza-eo
Автор

Bom dia Dr Isis seu conteúdo ajuda muito obrigada pelas explicaçães

juliesilva
Автор

E se a petição não for feita a tempo de constar no formal
de partilha???
Como
artilha

pinheirojose
Автор

Olá Doutora bom dia tudo bem será que a senhora poderia me dar um auxílio tenho uma dúvida Minha esposa está num processo de inventário e ela já pagou a parte dela do imposto o itcmd é de Minas Gerais é um terreno muito simples porém o irmão se nega a pagar a parte dele o que fazer pois também não temos mais como marcar com esses valores

motofrete