Excesso de hormônio ou falta de hormônio fazem mal à saúde!

preview_player
Показать описание
A reposição hormonal na menopausa é feita de acordo com a necessidade de cada paciente após investigação completa de doenças pregressas ou potenciais que podem contraindicar o tratamento. Além disso cada hormônio é dosado no sangue a fim de verificar quais hormônios devem ser repostos.

A reposição hormonal supra fisiológica, ou seja, além das doses necessárias pode causar danos ao organismo. Um dos exemplos é a testosterona que aumenta o vigor físico e libido das pacientes. Esse hormônio em excesso pode estar associado à masculinização das pacientes: hipertrofia clitórica, aumento dos pelos no corpo, acne, engrossamento da voz, oleosidade da pele, entre outros sintomas. Além disso, pode haver aumento do risco de câncer.

Portanto, a reposição hormonal, especialmente na menopausa, deve ser feita com as doses mais fisiológicas possíveis e somente quando houver necessidade com a permissão de cada paciente.

Dra Paula Palacio, ginecologista e ultrassonografista especializada no diagnóstico de endometriose do hospital Sirio Libanes.

#saudedamulher #menopausa #reposiçaohormonal #testosterona
Рекомендации по теме