Aula sobre Hipertensão Arterial Sistêmica.

preview_player
Показать описание
As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil e no Mundo e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o principal fator de risco. Dados nacionais indicam, inclusive, crescimento da prevalência de HAS, diabetes e obesidade na última década! Portanto, combater a HAS tem grande impacto na redução do risco cardiovascular. Estudos mostram que, mesmo com progresso recente, a maioria dos pacientes hipertensos não está controlado.

O primeiro passo na HAS é a avaliação do paciente, que compreende:

Medir corretamente a pressão arterial
Pesquisar sinais de causas secundárias
Estimar o risco cardiovascular
Em crianças, há peculiaridades na medida e na determinação dos valores de normalidade. A pressão arterial deve ser verificada uma vez por ano em crianças com maior ou igual há 3 anos. Em pacientes com obesidade ou outras condições de alto risco, recomenda-se avaliar a PA em todas as visitas ao pediatra. Além disso, ao contrário do adulto, em crianças o monitoramento doméstico não deve ser usado para diagnosticar hipertensão.

Apesar dos livros de semiologia apresentarem diversas pistas de causas secundárias, o mais comum é a suspeita quando:

Hipertensão em paciente jovem
Hipertensão resistente ou de difícil controle
Piora da função renal
Suspeita de apneia do sono
Drogas que podem aumentar a PA, como descongestionantes nasais, corticoide e anticoncepcionais
Nestes cenários, o primeiro passo é avaliar a função renal e se há estenose renovascular. Se os exames forem negativos, prossegue-se à investigação hormonal (feocromocitoma e hiperaldosteronismo) e avaliação da síndrome de apneia obstrutiva do sono.

A monitorização da PA pelo próprio paciente também é uma ferramenta interessante no diagnóstico, para afastar a hipertensão do jaleco branco, e no tratamento, aumentar o envolvimento e, por consequência, a adesão.

Uma vez que você tenha feito o diagnóstico e a estratificação de risco, chegou a hora de iniciar o tratamento:

Medidas não farmacológicas: destaque para dieta hipossódica e com padrão DASH, rica em verduras/frutas/fibras, bem como a prática regular de exercícios físicos. Lembrando que a dieta seria até mais normossódica que hipossódica, com 5 g sal/2 g sódio ao dia. O tabagismo também deve ser interrompido e o consumo de álcool moderado. Já em relação ao café há polêmica – em doses moderadas, não parece afetar o risco cardiovascular, e há até estudos associando com menor mortalidade. Mas doses excessivas, como encontrado em energéticos, pode aumentar o risco de hipertensão e arritmias.

Medidas farmacológicas: há três classes de drogas para primeira linha – iECA (ou BRA), bloqueadores dos canais de cálcio e tiazídicos.

Como regra geral, a meta da PA é menor que 140/90 mmHg. Alguns pacientes podem não atingir a meta mesmo com o uso de três anti-hipertensivos, na dose máxima tolerada, incluindo um diurético. É a chamada hipertensão resistente. É importante avaliar a adesão, pesquisar o efeito do jaleco branco e se de fato for HAS resistente verdadeira, associar a 4ª droga: espironolactona. No fim de 2017, os americanos trouxeram polêmica e vêm sugerindo um novo valor de corte para diagnóstico de HAS: 130/80. Claro que o tema está em debate e não foi totalmente aceito pelas demais sociedades da área.

Idosos apresentam peculiaridades e a meta da PA deve ser individualizada, levando em consideração cognição, frailty e expectativa de vida. Diretrizes recentes recomendam iniciar tratamento em pacientes com idade de 60 anos ou mais com pressão sistólica maio ou igual 150 mmHg, com o objetivo de manter a pressão sistólica menor 150 mmHg.

Em gestantes, o tratamento da HAS tem peculiaridades:

É preciso avaliar se há critérios de pré-eclâmpsia grave, nas quais o tratamento é uma urgência hipertensiva.
As drogas para uso durante a gestação são metildopa, nifedipino e hidralazina. O labetalol, muito badalado em livros-textos, não está disponível no Brasil.
Nas crianças, as drogas recomendadas e muitas vezes disponíveis em solução são captopril, losartana, nifedipino, hidroclorotiazida e furosemida.

Prof. Éder Marques

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

eu fico desesperada na faculdade, mas esses vídeos me acalmam muito! parabéns, Professor, por ser um excelente profissional 🤗

horlenycordovil
Автор

Resumão de concurso público heim, deu um show aí no conteúdo, sucesso

vanessaros
Автор

Sou estudante de enfermagem e esses vídeos mim ajudam muito

mariaodalicianadasilva
Автор

aula tão completinha em menos de minutos... Fico impressionada! muito obrigada <3

vanessarocha
Автор

esta me ajudando bastante no seminário da faculdade.

deborasofia
Автор

Esse prof é top demais, vai direto ao ponto sem enrolação!! 👏👏👏

cajuceci
Автор

Parabéns, vc é um excelente profissional! E obrigada pelas aulas! 👏🏻👏🏻👏🏻

studymusicbeatsforrelax
Автор

Caramba, isso não foi uma aula nossa foi um showwww ameiii

alessandraguerra
Автор

Parabéns professor, melhores vídeos, Obrigada por compartilhar seu conhecimento

camilakatharinee
Автор

Esse professor e maravilhoso
Deus te abençoe

ElianeSilva-jbrg
Автор

Seus vídeos são os melhores, parabéns❤

dayseemmanuelle
Автор

Sistolica é quando rompe os canais levando o sangue venoso até as artérias e diastolica é quando contrai o sangue trazendo de volta o sangue venoso

jessicamonteiro
Автор

Na unidade que eu trabalho, não tem manguito para pacientes obesos, a aferição é feita com o manguito que mal fecha no braço, não tem verba para a aquisição.

nildalucindo
Автор

ter vc em nesse confinamento , não tem companhia melhor.

Alexmendess
Автор

Professor tem alguma aula assim no seu Canal sobre Hipotensão.
VC poderia fazer um vídeo rápido. Sobre uma pessoa passando Mal seja em casa no trabalho no ônibus ou na Rua como posso ajudar ela. Qual os cuidados recomendados professor ?

elizadomingos
Автор

Gostei porém é uma agonia danada que acaba não entendo

juniorpontes
Автор

Como aferir a pressão se membros superiores estiver restrições

luciaalves
Автор

Tenho medo de participar de ação porque tenho medo de errar

paolabracho
Автор

Minha pressão chegou a 16x13 tive uma dor de cabeça do lado esquerdo muito forte dor em todo couro cabeludo fiz exame meu colesterol muito alto será que a pressao pode ter causado isso?

reinaldoalves
Автор

Minha pressão era 12x8 agora está 13 por 8 e as técnicas acham que está normal.

rosangelaaraujo
welcome to shbcf.ru