Burnout | Christian Dunker | Falando nIsso 344

preview_player
Показать описание
O quadro #FalandonIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal #ChristianDunker e o próprio sobre temas escolhidos através de comentários. Participe você também da conversa e se inscreva no canal para receber os novos vídeos!

--

SIGA AS REDES SOCIAIS

Christian Dunker
Instagram
Twitter

--

Bibliografia

Burn-ou: an occupational phenomenon
WHO (OMS)

A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho
Christophe Dejours

Das Unbehagen in der Gesellschaft
Alan Ehrenberg

O culto da performance
Alan Ehrenberg

The Weariness of the Self: Diagnosing the History of Depression in the Contemporary Age
Alan Ehrenberg

Sociedade do cansaço
Byung-Chul Han

Agonia do Eros
Byung-Chul Han

Morte e alteridade
Byung-Chul Han

Topologia da violência
Byng-Chul Han

Psicopolítica
Byung-Chul Han

--

Produção
buli

Gerson Freitas (jack)

Edição
Júlia Bulhões

Rafael Garcia

A arte e o motion design do canal são feitos por Caroline Mura

A trilha sonora é de autoria de Rafael Minerbo

--
2022
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Cara, trabalho com TI e na nossa área burnout é regra por varios fatores, não tenho evidência, porém acredito que um dos principais é o método de trabalho adotado por praticamente todo o mercado chamado "Scrum", pra terem uma ideia o livro mais vendido sobre o tema no Brasil se chama "Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo". Um dos rituais do scrum é prestar conta todos os dias do trabalho que vc realizou no dia anterior, se ficou dentro do tempo estimado e se não ficou o motivo disso. Essa prestação de conta diária de tarefas não leva um ano até deixar todos exaustos, mesmo que traga os ganhos prometidos de desempenho. Tenho fé que iremos evoluir ao ponto desses paradigmas de trabalho serem discutidos levando em conta não só métricas de produção, mas também métricas de saúde. Excelente vídeo.

euthomas
Автор

Burnout não é prêmio, não é medalha, não é linha de chegada. É o fundo do poço.

joaopedrodefreitaslima
Автор

"Cinismo sarcástico, altas doses de dissociação! Não sabe dizer o que aconteceu, só não consegue mais prosseguir." Perfeito! Ótima definição.
Não se cura com as férias.👏👏👏

mariaangela
Автор

Trabalho no serviço público e fiz uma página no Instagram para retratar a vida do servidor público com humor. Embora seja uma página de memes, é impressionante a quantidade de relatos que recebo diariamente de pessoas com burnout, depressão, ansiedade, nas mais diversas áreas e profissões. Existe uma apagamento do sofrimento psíquico do servidor público, porque o estereótipo de "encostado" é muito forte, a maioria das pessoas acha que todos os servidores são assim, mas está longe de ser verdade. Quem trabalha com responsabilidade, acaba sofrendo na estrutura precária na qual estamos submetidos. Quando falamos dos problemas, nos dizem "mas vocês são privilegiados, são concursados, não podem reclamar". Sim, temos um emprego mais estável num país com milhões de desempregados, mas estamos adoecidos e não conseguimos ajudar nem a nós mesmos.

servidorsincerooficial
Автор

Professor, que vídeo importante. Fui diagnosticada com burnout em 2020, quando trabalhava num local extremamente desgastante e me sentia no limite do limite do limite. Trabalhava por 10 e a sensação era de que nunca fazia nada, embora trabalhasse quase sem parar. Deus me livre. Até hoje faço tratamento psicoterápico e a decisão de entregar o cargo de Direção na época foi fundamental para eu começar a viver de novo.

geizanegreiros
Автор

Sou psicóloga num grande hospital federal. Somos poucas psicólogas para atender a demanda e existe pressão/tensão o tempo todo. Estamos todas adoecidas e vivemos uma verdadeira aversão ao nosso local de trabalho. É muito triste.

cyntiavasconcelos
Автор

Nossa ele explicou totalmente o que eu estou passando nesse momento. É horrível trabalhar em um lugar que não suporta. Chego a ficar no limite do intolerável.

nataliacosta
Автор

Interessante também é observar a falsa saída desses circuitos de exploração do trabalhador, através da idealização de ser e se tornar "trabalhador autônomo" - aqui tomado no perfil comum, dos que não são detentores de capital suficiente para se tornar "empresário", "proprietário", enquanto indicativo do suporte necessário para bancar, de fato, uma autonomia que permitisse uma relação saudável com o trabalho. Sem garantias, sem direitos, sem assistência, mas, talvez, consolado sob a ideia de "não ter patrão".

maravieira
Автор

De toda forma, neoliberalismo é caso de saúde pública, neoliberalismo mata.

brunovinicius
Автор

Sou professora de escola pública e além da minha disciplina de formação, tenho que dar conta de mais cinco da parte diversificada. O novo ensino médio tem nos massacrado. Me sinto muito esgotada e vi o meu sofrimento sendo narrado nesse vídeo.

daianeoliveira
Автор

Sofrimento no trabalho. Assédio, local impróprio para trabalhar, falta de material básico para trabalhar, culpa por tudo e por último salários indignos ! Qual os profissionais que não vão ficar doente ! Fantástica a sua palestra! Temos que saber mais sobre esse tipo de estrutura que nos faz sempre ficar mais doente !

eunice.macedo
Автор

Minha nossa, fui contemplado em 98% do vídeo [risos nervosos]

tarquiniofelipe
Автор

Passei por tudo isso. E o pior, meu gestor era quem alimentava todo esse sofrimento, como se ele se alimentasse disso.

Andressamagalha
Автор

Passei por muitos dos cenários descritos pelo professor ano passado quando comecei a trabalhar com tecnologia, nessa área, onde muitos das novas formas de trabalho precarizado nascem como a pjtização e uberização, e é normalizado o abuso trabalhista, até num ponto que eu acordava, trabalhava, estudava e dormia. Passei a ficar muito depressivo e tendo muitos descontroles emocionais até eu desistir do emprego

gustavocardoso
Автор

Esse foi um dos melhores vídeos que o Dunker já fez. Acabei de assistir round 6 e só vejo como estamos todos vivendo aquele jogo nesse mundo neoliberal. Também reconheci a ansiedade difusa que muito já senti buscando ser "proativo" e me tornar "imprescindível" em empresas que trabalhei.

leocvalle
Автор

Vendo o professor falando e pensei aqui, a maioria das pessoas reclama disso, que na folga, não consegue descansar e que sempre está cansado. É mais comum do q imaginamos.

jaciak
Автор

Professor, creio que esta seja a melhor explanação a respeito do assunto em um canal brasileiro. Durante o vídeo fiquei pensando "a que ponto chegamos"... O ser humano conseguiu fazer da vida um martírio. Não sei se houve alguma época em que viver era um paraíso, mas me parece que, a despeito de todo o progresso que fizemos como civilização, o ser humano está muito doente em sua alma. Vidas sem propósito e carregadas de estresse... é uma situação lastimável. Obrigado por disponibilizar este conteúdo.

jorgeaugusto
Автор

Entrei animada pra saber sobre, saí deprimida e diagnosticada

giovanaespinosa
Автор

Muito inteligente. Realmente não dá para ficarmos entregues a esses mecanismos de manipulação que ocorrem no ambiente de trabalho. Temos que nos proteger e nos distanciarmos para mantermos minimamente a nossa saúde mental em dia.

CaianSoares
Автор

A inteligência e clareza do Dunker são bonitas de se ver. Precisamos tanto disso, de pessoas sensíveis e inteligentes. Um abraço, Dunker.

jorgelisboa
visit shbcf.ru