A OCUPAÇÃO DA ARGÉLIA || VOGALIZANDO A HISTÓRIA

preview_player
Показать описание
A Argélia é o maior país da África e durante anos fez parte do território da França. O Vogalizando a História de hoje vai te contar tudo sobre a colonização francesa na Argélia.

Referências
Weirt, Xavier. A Batalha de Argel: a luta da Argélia pela independência.
_________________________________

Apresentação e roteiro: @vitorvogel

Direção e edição: @mviricimo

Segue a gente no @vogalizandoahistoria

História em 1 minuto no TikTok

Escuta nosso podcast no Spotify! Procura por Vogalizando a História
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu tive a oportunidade de conhecer a Argélia no ano novo de 2016/2017. Os argelinos são extremamente hospitaleiros, carinhosos, afetuosos. Sua cultura é riquíssima. A cidade de Argel é maravilhosa! Prédios coloniais franceses banhados pelo mar mediterrâneo. O país é bem fechado, e fui à convite de uma família argelina que conheci no ano anterior e fiz muita amizade. Fui super bem tratado e acolhido, e o que lá aprendi guardarei por toda a vida. Aproveitamos o clima frio da época e visitamos o sul, Djanet e o deserto do Saara. Também pude conhecer a bela cidade de Oran. Saudações a todos os argelinos!

historiaepensamento
Автор

Sou a favor de pelo menos um vídeo sobre cada país da África para conhecermos melhor cada um! Já vi Angola, Etiópia, agora Argélia. Quero mais.

renanlit
Автор

Na verdade a Argélia só ganhou status de território ultramarino (como a Guiana Francesa) durante a guerra de independência e meio que foi uma medida desesperada do governo francês pra ver se acalmava os argelinos já que assim eles teriam cidadania francesa e teoricamente gozariam dos mesmo direito dos franceses. Como essa situação não ocorreu nas outras colonias, a França não teve problema de largar o osso, mas na Argélia isso virou um problemão: Se os franceses dessem a independência, os argelinos teriam dupla nacionalidade e o governo francês ainda teria deveres com eles. Então durante o acordo de independência decidiram que todos os nascidos até aquela data (que não me lembro agora) permaneceriam com a cidadania francesa e que seus descendestes até a segunda geração também teriam direito a ela. Um bom exemplo desse caso é a Atriz Sofia Boutella (a espiã francesa do filme Atômica) que nasceu na Argélia e tem dupla cidadania.

petitechose
Автор

Vogalizando salvando o dia. Vou representar a Argélia numa simulação do conselho de segurança da ONU na minha faculdade de Relações Internacionais. Estou muito ansioso e muito feliz por descobrir tantos fatos interessantes sobre a Argélia

wesleyalencar
Автор

Gostei muito
Eu sou filho de pied noir
Minha vó nunca falou em independência da Argélia, falava quando teve os "évennement" ( acontecimentos).
Meu pai sofreu sim racismo na França em 62.
E o prato predileto da família é o Couscous (prato típico do magrebo)

olivieringlese
Автор

Deu até vontade de reler o "Estrangeiro" - Albert Camus".

pc
Автор

Adorei! Sou pesquisadora sobre a questão argelina na França, muito bem apresentado 👏🏿 não conhecia o canal, serei seguidora :)

cahdelima
Автор

Eu assisti ao jogo Argélia X Rússia pela copa de 2014 lá na Arena.
Os Argelinos fizeram uma festa legal pós jogo lá no largo da ordem, comemorando a classificação para as oitavas.

felazzz
Автор

Canal incrível. Fala do Nasser e do Kemal Ataturk quando puder, por favor. São regimes interessantes e pouco lembrados

marcosraposo
Автор

Estive em uma competição de voley de praia em Sofia Bulgaria 2015.
Representavamos Sesi Brasil Durante as competições encontramos delegação Argélia de futebol( composta por enfermeiros, dentistas e médicos) isso mesmo eles representavam seu pais independente de profissões. Nós brasileiras representavamos Inace Sesi Brasil.
Pois bem sempre amáveis gentis tiravam fotos conosco cantavám Aquarela do Brasil simplismente incrivel.
Durante os jogos eles pegaram Israel no cruzamento das chaves. Resultado foram proibidos de sair do hotel, ir ao campo de futebol neste dia. Caso teimassem e jogassem seriam presos logo ao entrarem em solo Argelino😢.
Foi triste demais ver o desanimo e a tristeza durante os dias seguintes. Para se terem noção a delegação de Israel não ficava hospedada próximo aos demais paises. Eram escoltados aos jogos.
Imagino como não deve estar a preocupação em Paris durante as Olimpiadas.
Relato de uma ex atleta de voley de praia brasileira.

anamello
Автор

Viciado nesse canal....não consigo parar de assistir!!!

Afonsotox
Автор

Os argelinos vivem a vida deles e eles sabem o que querem, mas se eu fosse argelino, a última coisa que eu queria ver era um francês.

antoniomartindepaularodrig
Автор

A Batalha de Argel eh um excelente filme e uma obra importante pra entender a Guerra de 4. Geração. Outro filmão sobre esse tema eh O Dia do Chacal.

cassianofugacunha
Автор

Sempre mantendo a qualidade lá em cima. Parabéns. Sugestão de tema “expansão territorial dos EUA”.

tonycobain
Автор

Seria muito bom um vídeo sobre a conquista árabe da península ibérica e da posterior reconquista

marcosraposo
Автор

Adorei o vídeo. Sou prof de História e agora pesquisadora de letras estudando a literatura do Magreb. O vídeo ficou bem completo, didático e divertido.

luanarodrigues
Автор

Cheguei aqui por estar lendo "Os condenados de Terra (1961) escrito pelo Frantz Fanon e ter mais interesse no contexto no qual ele escreve sua análise contra colonial da situação. Muito obrigado pelo conteúdo.

tiagocalazanssimoes
Автор

Minha melhor amiga aqui na França é Argeliana

thathais
Автор

Curiosidades: os argelinos depois de sua independência dos otomanos foram invadidos pelos dinamarqueses e logo depois pelos espanhóis por conta de dívida, e eles venceram os dois.

Teve um momento na história argelina em que eles desenvolveram um mosquete mais avançado que a dos franceses, porém era difícil demais fazer essa arma, então ela meio que não foi pra frente.

Uma companhia do exército brasileiro que atuou na guerra do Paraguai era conhecida como zuavos baianos, eles eram como o nome diz da Bahia e usavam roupas bem chamativas e diferentes do exército(a maioria deles eram negros) eles se inspiraram nas forças argelinas do exército francês conhecidos como apenas zuavos.

Asterius
Автор

Olá professor, não conhecia nada sobre a Argélia. Porem estou na leitura do livro autobiográfico A força das Coisas da francesa Simone de Beauvoir e ela descreve todo o cenário vivido na França nessa época que precisei recorrer ao seu vídeo. Muito bom, obrigada pela riqueza nos detalhes.

naiaryguimaraes
visit shbcf.ru