TOTEM E TABU (1913[1912-13])

preview_player
Показать описание
Alguns minutos do texto "Totem e tabu", de Freud... “Os trabalhos que procuram aplicar as descobertas da psicanálise a temas do campo das ciências mentais ressentem-se do inevitável defeito de oferecer muito pouco aos leitores de ambas as classes. Esses trabalhos só podem ter a natureza de uma instigação; colocam perante o especialista certas sugestões, para que as leve em consideração em seu próprio trabalho.”
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom os pontos ressaltados dessa obra, pra iniciantes no entendimento freudiano como eu, encontrar explicações objetivas tal como essa facilita o processo de absorção do conteúdo! Obrigada.

IsabeelaMonteiro
Автор

Estou gostando desta obra do mestre. Sua veemência em citar "eventos" como o animismo, por exemplo, nos faz ter cada vez mais vontade de acompanhar suas obras.

viniciussantosaguiar
Автор

Amei sua fala, sobre este texto, tão importante na obra de Freud!

rosanaalmeida
Автор

Muito bom, adorei a explicação. Obrigada!!

daniellacarvalheiroribas
Автор

Não há preconceito nenhum da parte de Freud em chamar as comunidades polinésias de "menos desenvolvidas", também não é necessário ser um grande gênio para compreender que ele estava se referindo à civilização e não à cultura destas comunidades primitivas. Sendo a Civilização um conjunto articulado de culturas (perceba o plural) e técnicas, é plenamente possível determinar civilizações mais ou menos desenvolvidas de acordo com o nível de contato e poder do homem sobre os recursos e elementos extra-humanos, naturais. O que não se pode dizer a respeito das culturas, pois cada cultura é a manifestação particular das verdades de um povo.

Para simplificar, poder-se-ia dizer que a Civilização é uma realidade de interpretação objetiva e universal, e a cultura, por sua vez, absolutamente subjetiva e particular.
Portanto, não existem culturas melhores ou piores, menores ou maiores, mas existem civilizações mais ou menos desenvolvidas.

Se há algum preconceito é puramente nosso, de acreditar que somos juízes atemporais e temos o dever (e o topete) de apontar o dedo para os homens do passado, os acusando de vícios que só hoje pudemos tomar consciência.

VithorCabral
Автор

Você é incrível professor !
.
.
.
.
OBS: Até escrevi com acentuação, em meu teclado americano, it damn sucks ;(

brajan_art
Автор

Eu tenho uma opinião particular sobre a obra, como veio a existir essa questão do incesto ser visto como algo ‘proibido’: e, se, acredito fortemente nessa ideia, a questão da proibição do incesto tiver origem em fatores biológicos, pois, hoje sabemos que dois indivíduos carregando seus traços genéticos provindos da árvore genealógica da figura materna e paterna, acarreta, caso venham a se relaciona sexualmente um com o outro, em possíveis deformações físicas, como também até o desenvolvimento de doenças neurais. E se o incesto começou a ser visto como errado quando o Pai e a Mae perceberam que os filhos aos se relacionarem, consequentemente geraram crianças ‘deformadas’ ?

lucaszayon
Автор

Incrível! Me ajudou mto com um trabalho da faculdade. Qual a música do final?

juliadantas
Автор

Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade

FootBall-bfxl