Acompanhantes escolares de autistas: como treinar esses monitores?

preview_player
Показать описание
Como deve ser o treinamento dos acompanhantes especializados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Deficiência Intelectual (DI) nas escolas?
Diante das recentes discussões e notícias sobre os rumos da educação inclusiva nas escolas, especialmente com o novo ano letivo se aproximando, o professor Lucelmo Lacerda elaborou um breve resumo sobre como deve ser realizado o treinamento desses profissionais. Confira!

Training paraprofessionals who work with students with intellectual and developmental disabilities: What does the research say?

LINK DO PARECER DO CNE:

Nova coleção de camisetas da Luna ABA!

Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial

Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:

Professor, doutor em Educação pela PUC-SP, com Pós Doutorado em Psicologia na UFSCar, psicopedagogo e professor da Especialização do CBI of Miami. Também atuou na formulação de Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: Atendimento de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Parecer 50 do CNE. Além disso, é autor dos livros "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução" e "Crítica à Pseudociência em Educação Especial".

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Perfeito! Sou atendente de aluno autista, aprendendo e feliz por isso

anapaulaspiacci
Автор

Grande Lucelmo, obrigada por dividir conhecimento. Faça outro vídeo 🎉

monicacerqueira
Автор

Bom dia Lucelmo, seus vídeos são esclarecedores. Gostaria que se possível vc fizesse um vídeo falando um pouco mais sobre o atendimento escolar. Recebemos muitas crianças na escola sem intervenções terapêuticas e sem medicação (aqueles que precisam). Fica muito difícil lidar com essas crianças na sala de aula. E por vezes nos sentimos perdidos na nossa prática. Parabéns pelo trabalho.

carpegianioliveira
Автор

Lucelmo.. deixa eu te explicar o que me explicaram. Atendimento exclusivo especializado que está na Berenice piana é entendido como AEE. O acompanhante terapêutico exclusivo dentro da sala de aula não existe ainda, a não ser que os pais paguem. Existe um mediador que trata vários alunos de várias salas diferentes, conforme a necessidade. Pode exemplo, se o aluno é "bonzinho", eles nem ficam com esse aluno, mesmo que seja nível severo

RosecezarioR
Автор

Eu fiz uma pós-graduação inteira de 600h que parecia só palestra de autoajuda. Uma disciplina da pós da CBI of Miami já valeu muito mais que a outra pós inteira.

Cacamalu
Автор

Quando eu fui apoio foi exatamente assim kkkk me largaram lá, mas eu fiquei até o final, só que senti muita falta de algum tipo de informação do que fazer em certas crises

LilyAbiology
Автор

Quero ver sim o conteúdo do que se deve aprender para treinamento de avompanhantes

naterciaamancio
Автор

Gostaria saber quais os temas devem ser trabalhados..
Vídeo excelente!! Muito esclarecedor!!!

joycemarvao
Автор

A tal inclusão nas escolas nada mais é que a versão infantil do manicômio de Barbacena. O Estado te obriga a matricular em uma instituição cujos profissionais tem qualificação no papel pq na prática é pura negligência ou torturas, ou tudo junto.

Lu-hleb
Автор

Nunca vi treinamento nenhum aonde trabalho. É literalmente como você disse: se vira aí e boa sorte. Resultado: os alunos não ficam em sala.

jessicarodrigues
Автор

Sou professora de educação infantil e ensino fundamental I na cidade de São Paulo, atualmente atuo numa escola de educação infantil (4 e 5 anos). Também sou mãe do Ulisses, autista. A luta das mães para conseguir uma AT para seus filhos é muito ingrata, pois sabemos quais são as diretrizes da SME em relação a este tema, não pode ter AT e ponto!. As justificativas são ridículas. Continuemos na luta pelos direitos dos estudantes autistas. Desistir, jamais!

LilianFranzo
Автор

Se o período de matrículas e rematrículas é entre a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de novembro e as aulas começam normalmente na primeira semana de fevereiro do ano seguinte nas redes públicas municipais, são 3 (TRÊS) meses para abrir processo seletivo, contratar e dar treinamento para formar acompanhantes especializados ou profissionais de apoio escolar. É tempo mais que suficiente para que alunos que tenham necessidade comprovada de apoio nas dependências da escola tenham acesso a esse importante recurso inclusivo. E além disso, também é tempo suficiente para que os professores recebam formação e capacitação para saber como orientar esses acompanhantes ou profissionais de apoio.
O problema nunca foi falta de tempo. Inclusive o Parecer 50 ainda toca na questão da matrícula e rematrícula antecipada para alunos com TEA, visto que pessoas com deficiência têm atendimento prioritário nos processos administrativos, o que ampliaria esse tempo de planejamento para as prefeituras.

viniponcha
Автор

1:50 1:51 1:52 1:52 1:53 1:53 1:54 1:54 1:54 1:55 1:55 1:56 1:56 1:56 1:57 1:58 1:58 1:58 1:59 1:59 2:00 2:01 2:01 2:01 2:02 2:03 2:04 tem que ser preparado e deve ter apoio do poder público, muito se falou em autismo nessa campanha, mas passa o processo eleitoral e todos esquecem, sou tio de autista nível três, a minha relação com ele é boa, só que sinto muito o conhecimento de como eu devo me relacionar.

Gratidão Dr Luciano

galucio
Автор

Olá Lucelmo bom dia! AMO seus vídeos gostaria que você fizesse mais vídeos explicativos do parecer 50 do CNDE.

MariaNazare-khku
Автор

Trabalho na prefeitura desde 2019, contratados recebendo menos de um salário mínimo, pra trabalhar 40 horas, sem passagem para chegar na escola, desanima muito a profissão

elisabeti
Автор

Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 💙

leonardogomes
Автор

Quando me tornei atendente de Educação básica tive uma formação de 2 dias. Dois anos depois tive outra formação de 2 dias.

lucasdavidpereiradesouza
Автор

Infelizmente ainda falta muito para a educação inclusiva estamos andando a passos lentos mas pelo menos estamos andando 😁💙💙

cececg
Автор

As secretarias de educação agora só estão esperando terminar o ano. Creio que o planejamento será com a próxima prefeitura. É importante fazer uma formação nas prefeituras em ciclos de ao menos 4 anos, iniciando em 2025. Final de mandato não adianta. Com raras exceções.

Cacamalu
Автор

Segundo a lei 9.605 de 1997 é proibido a quima de fogos artificiais no brasil a lei foi sancionada pelo presidente fernando herique cardoso.

ruymarcos