Os brasileiros vivendo em acampamento precário na Inglaterra

preview_player
Показать описание
Em um estacionamento a céu aberto com cerca de 30 trailers em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, a brasileira Célia Costa, 45, abre a porta da sua caravana para mostrar os pontos positivos e negativos de ter o veículo como moradia permanente.

"Agora não pago mais aluguel, e sobra mais dinheiro. Mas olha, aqui fica muito frio no inverno, vou ter que colocar carpete. E também não dá para tomar banho."

Célia emigrou de Goiânia cinco anos atrás achando que "ficaria rica" no Reino Unido, mas as coisas não correram exatamente assim. De qualquer modo, ela não se arrepende - e diz que não planeja voltar a morar no Brasil.

Neste vídeo, os jornalistas Giulia Granchi e João da Mata vão até Bristol conhecer uma comunidade de trailers onde a maioria dos moradores são brasileiros. Confira.

#bbcnewsbrasil #inglaterra #imigraçãobrasileiros #bristol

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A primeira vez que saí do Brasil uma professora me disse: viver fora não é pra todo mundo, se não der certo, volte e não veja isso como um fracasso. Foi o melhor conselho que já recebi. Muita gente não volta por orgulho.

samanthaabreu
Автор

Que senhora digna e verdadeira. Foi autêntica e corajosa ao mostrar o rosto e falar do seu sufoco fora do país.

lilirika
Автор

Tem pessoas que tem a cabeça fraca e outras que tem a cabeça forte, olha a glamourização do sofrimento.

joelsondeadornobraga
Автор

A diferença do pensamento dela que mostra o rosto e fala da realidade, e do pensamento dele que esconde o rosto mas sugere que tem orgulho dessa vida miserável.

josepenha
Автор

Essa brasileira não vive na Inglaterra ela simplesmente sobrevive

leoncioluiz
Автор

Eu vivi 1 ano e meio e depois voltei outra vez a Londres faz 10 meses. Ja comprei minha passagem de volta ao Brasil para próxima semana. Voltei só para ter certeza se valeria a pena viver num pais frio, escuro, longe de todos somente para buscar algo melhor para meu futuro. Percebi que não valeu a pena. O valor da moeda não paga a realidade que vc vive... vou voltar e comer pão de queijo e café da manha no meu Brasil ensolarado que tanto amo mesmo!

DiaSemRumo
Автор

Me mudei para a Inglaterra em 2006. Primeiro, fiz a cidadania italiana, pois na época o Reino Unido fazia parte da União Europeia. Vi muitos brasileiros chegando em condição de ilegalidade; a maioria acabou indo embora depois de algum tempo ou foi deportada. Conheci pessoas que ficaram seis anos sem falar nem "hi" nem "bye". Essa situação expõe a pessoa a uma realidade difícil, porque há exploradores de todos os tipos, tanto brasileiros quanto ingleses. No começo, dividi casa com pessoas de várias nacionalidades. Por fim, aluguei uma casa para morar com minha família e fiquei estável, levando uma vida normal. Hoje, fizemos o financiamento de uma casa própria e meu filho está financiando o próprio apartamento.

A pergunta que eu não vi no vídeo, e que é crucial, é: Você tem documentação para estar no Reino Unido?
Você fala inglês fluentemente?
Você tem alguma formação que foi validada de acordo com as regras do país para exercer sua profissão?

Respondendo a essas perguntas, você entende o motivo pelo qual tantas pessoas estão nessa situação. Sejamos francos: não existe milagre. Não se trata de ser honesto ou digno, mas de seguir as regras e ter a adaptação mínima necessária. Pós-pandemia e pós-Brexit, as coisas pioraram muito. Esse mito de que basta ir lavar banheiro e viver bem, sem estudar, sem ter documentação e sem falar a língua local de forma aceitável... Sinto muito, esqueça.
Isso nunca existiu.

martinb
Автор

Cada dia me convenço mais que o Brasil é maravilhoso apesar das nossas dificuldades.

LuizGuedes-jl
Автор

Celia é uma pessoa mais realista, que expõe seus pontos de vista abertamente. Não escondeu suas angústias, decepções e sua luta. Lucas é mais introspectivo, evitou-se mostrar o rosto (talvez, vergonha de aceitar a condição em que vive). A decisão de não voltar para o Brasil pode ser devido a orgulho próprio por não ter conquistado na Inglaterra, aquilo que tanto sonhou. Morar no trailler sem direito a um banho adequado, farto, é bastante perturbador.

EdgarFerreira-odvo
Автор

"Aqui pelo menos a gente vive bem" disse o cara que mora em uma lata minuscula sem banheiro e tomando enquadro da policia o tempo todo. Grande mentalidade.

oleomarcal
Автор

Rapaz, tô muito bem aqui no Brasil trabalhando de pedreiro! Como bem, estou perto das pessoas que amo! Tenho carro, moto casa, trabalho 7h segunda a sexta ! Obrigado Deus

humbertosilva.
Автор

Respeito a coragem de todos que deixam o Brasil em busca de uma vida melhor. Mas vendo essa realidade da reportagem, percebo que vivo com muito conforto, aqui no BR. Não tenho renda de rei, mas comparado a esse "viver bem", falado aos 05:39, não troco no meu viver do BR. Espero que consigam a prosperidade e a dignidade humana nesse país. Torço pela Celia, pelo Lucas e demais emigrantes que buscam um viver melhor.

exrenato
Автор

Vivo na Inglaterra há 10 anos. Apesar de já ter chegado legalizada, enfrentei muitas dificuldades. Trabalhei entregando comida e fazendo limpeza, mas não desisti. Hoje eu falo inglês fluentemente, conquistei a cidadania britânica, estou prestes a concluir a universidade e já comecei a me especializar para trabalhar como fotógrafa criminal na polícia. Além disso, tornei-me uma atleta de Taekwondo reconhecida pela Federação Britânica. Não foi uma jornada fácil, mas acredito que cada pessoa tem seus próprios objetivos e seu próprio destino. Não deixe que o caminho dos outros defina o seu.

robertabalbino
Автор

O cara "No Brasil você não tem nada". O cara mora num trailer sem água encanada e esgoto vey. Isso é pior do que aqui no sertão do nordeste sinceramente.

eliakimbatalha
Автор

5:40 "A gente pelo menos vive bem" Deu pra ver mesmo, um luxo essa vida.

renanandrade
Автор

Vivo na Inglaterra desde 2015. Vim pra cá como Português (dupla nacionalidade) e já de início consegui um trabalho como vendedor. Depois entrei pra uma empresa muito maior onde estou até hoje, quase 10 anos. Vim pra ficar no longo prazo, comprei casa, tive família, ganho razoavelmente bem e não troco aqui por lugar nenhum. Sou obviamente empático com pessoas na situação deles, mas não se pode generalizar as coisas. "O Brasileiro" são mais de 200 milhões de pessoas. Nas palavras de um tutor do passado, "viva a sua experiência".

romulovinhas
Автор

"No Brasil nunca podia ter nada de bom" diz ele morando num trailer sem banheiro.

vitoriatrindade
Автор

Passei um mês de férias em Bournemouth UK visitando uma amiga e fiz algumas amizades por lá.
Me ofereceram um "emprego" caso eu desejasse perder meu vôo de volta pra Cabo Frio, cidade onde resido pra tentar a vida por lá...
Antes de aceitar o convite, fiz algumas pesquisas com minha amiga e outras pessoas que residem a anos fora do Brasil e cheguei a conclusão que, trocar minha casinha que resido há 5min a pé da praia no meu país, pra viver uma aventura na escuridão da Inglaterra, era uma tremenda de uma furada.
Fiz a coisa certa 🎸🎶

MolaMestra
Автор

O Lucas falou em ter "cabeça forte", mas ele nem se mostrou. De que adianta cruzar o oceano para viver tão miseravelmente? Que orgulho é esse?

sonnenscent
Автор

Que vida, gente!!
Voltem e lutem aqui, na terra de vocês, vão conseguir, com persistência e dignidade.

renatosouza-bnny