Césio 137 em Goiânia: a cronologia do maior desastre radiativo do Brasil

preview_player
Показать описание
A BBC reconstitui a linha do tempo do acidente radioativo com imagens de arquivo, entrevistas e o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica.

A versão original deste vídeo continha uma tradução errada da palavra lead, chumbo em inglês, no minuto 7:33 do vídeo.

Apresentação: Camilla Veras Mota
Reportagem: Thomas Pappon
Edição: Elisa Kriezis
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu seu argentino e não falo portugués, ainda estoy aprendiendo. A jornalista fala muito claro pra mi, e fácil entender! É muito triste esse acontecimento, eu vi na facultade essa tragedia. Beijos irmaos!

FabrizioRight
Автор

Participei diretamente desta ocorrência. Sou Bombeiro Militar da época, atualmente, juntamente com vários companheiros, alguns ja falecidos, sofro as consequências de comprometimento de saúde, provavelmente relacionadas com a ocorrência.

pascoalepascoal
Автор

Infelizmente até um argentino conhece o acidente, enquanto poucos brasileiros (até mesmo aqui em Goiânia) sabem sobre o ocorrido :/

gabrielrabelo
Автор

4:28 - como passa pela cabeça de alguém jogar uma cápsula cheia de material radioativo dentro de um rio ?! Se não fosse a intervenção desse físico, a proporção dessa catástrofe poderia ter superado a de Chernobyl.

andredudatt
Автор

Sou de Goiânia e essa foi a história que eu sempre ouvi, até o dia que conheci vítimas reais do acidente em uma manifestação. Segundo eles, a quantidade de vítimas é bem maior e muitos sofrem com várias doenças e câncer. 30 anos depois e muitos envolvidos ainda brigam na justiça para receberem ajuda médica.

luizao
Автор

Excelente vídeo. Mostra como a ignorância pode ser, literalmente, mortal. Minha professora de química orgânica na faculdade contava uma história de um conhecido que tinha um sítio com vacas e reutilizava galões que antes tinham produtos de limpeza para armazenar leite (e que ela conversou com ele e explicou que o plástico apesar de lavar inúmeras vezes é poroso e pode reter resíduos). E ela nos dizia que não estávamos ali só para pegar um canudo e fazer carreira. Que devíamos também pensar que informar é cidadania e que estaríamos de algum modo retribuindo o que recebemos "de graça" nas federais. A única coisa que me incomodou no vídeo (mas que é compreensível pela sua curta duração) é sugerir que as pessoas que apesar do contato direto com o elemento radioativo (os "pacientes zero", digamos) sobreviveram. Como se isso fosse uma vitória. Sendo que... eu já vi outros vídeos e documentários sobre esse caso, e muitas pessoas que sobreviveram entrarem em depressão, tiveram problemas para recuperar suas vidas ou morreram de causas desencadeadas pela tragédia mas não diretamente ligadas a ela (um dos parentes da menina que morreu tornou-se tabagista pesado e morreu de problemas pulmonares). Excelente vídeo!

batardnoir
Автор

Só uma sugestão, quando colocarem uma gravação de áudio, chamada telefônica, coloquem legendas, para ficar mais entendível.
Excelente vídeo!

MegaBelohorizonte
Автор

Obrigado por esta matéria BBC, sou de Goiânia, não era nascido na época, minha mãe me conta que foi uma época muito triste para Goiás, perdemos todo tipo de investimento por causa desta catástrofe.

matheusteps
Автор

Jornalismo bem feito e imparcial em sua maioria, excelente contraste com as mídias populares no Brasil. Parabéns pelo trabalho BBC Brasil.

eoln_
Автор

Eu tinha 9 anos nessa época. É um trauma enorme na minha vida. Hoje em dia, consigo entender mais o que houve, mas na época foi muito horrível!! Leide das Neves - só esse nome já me dá um nó na garganta.

Jasmintuk
Автор

Gostei da matéria. Só aponto uma questão: os nomes das vítimas foram expostos, mas dos culpados (donos da clinica) foram poupados. Porque?

brunoallstar
Автор

Foi horrível mesmo. Segundo médicos e enfermeiros, a menina Leide das Neves brilhava no escuro. A falta de informação e irresponsabilidade das autoridades causaram esse crime.

marcioassuncao
Автор

A cena do cachorro é de cortar o coração, até veio uma lágrima no olho..

TiagoYuppie
Автор

Eu amo essa menina. Ela sempre faz a reportagem com tanta intensidade, eu amo

rohde
Автор

Já ouvi bastante sobre o assunto, e até fiz um trabalho escolar, mas essa é a melhor cobertura q já vi... BBC Brasil é show, parabéns!

josis
Автор

Que conteúdo! Que trabalho! Muito obrigado BBC.

Sou goiano e sempre estamos expostos às informações relacionadas ao caso, mas no geral as informações são bem superficiais e que acabam não agregando muito. Eu por exemplo não sabia o número "real" de vítimas, ou a possibilidade do material ter ido para o Capim-Puba, etc. Muito bom

Grande abraço.

CanalAbreu
Автор

Muito simpática a Camilla. Excelente dicção e capacidade de expressão. Tem o dom da comunicação!

alexandrenognas
Автор

Essa história nunca deve ser esquecida. A irresponsabilidade de alguém sempre irá acarretar em sérios problemas pra outras pessoas, no caso, os menos favorecidos. Não foi um acidente, foi um crime cometido pelos responsáveis pela clínica.

carolinaaraujo
Автор

Sabe o que é triste ! Não ah uma estrutura de museu aqui Goiania em homenagem a essa tragédia, parece q Goiânia quer esconder isso, sei que tem o campo de abadia, mas é longe, e não é um museu !

Goiania poderia virar um ponto turístico e uma obra para relembrar os perigo das armas nucleares

gibztheking
Автор

Já visitei o local onde ficava o ferro velho, é um lote vazio com várias demarcação pelo chão pq ainda controlam e medem a radiação, tem umas artes ao fundo do lote. É uma sensação/energia muito pesada de estar lá, já faz mais de 30 anos mas impossível se sentir confortável naquele local, naquele bairro, tem gente q até sente cheiro forte de enxofre, sla é esquisito.

daniirokdaniel