Os segredos da laqueadura tubária

preview_player
Показать описание
👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
Responsáveis pelo canal:

👩‍⚕️Thanielle Simionato
Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658

👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599

👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.

====================================================================
A mulher apresenta o útero, duas trompas e dois ovários. Para ocorrer a gestação, o óvulo sai do ovário, entra pela trompa, onde ocorre o encontro com o espermatozóide masculino para formar uma célula, que se depositará no útero e formará o futuro bebe. No que consiste a laqueadura tubária? Basicamente em ligar as trompas a fim de evitar que o óvulo desça e o espermatozóide suba, com isso impedindo o encontro entre os dois e a formação do bebe.

O método da ligadura tubária é realizado no mundo inteiro e a legislação com relação a autorização do procedimento varia conforme o local em que é feito o procedimento. Falando de Brasil e, consequentemente, sobre SUS (sistema único de saúde), como a mulher pode conseguir realizar o procedimento? Bem, está parte é um pouco complexa e, da aparição do desejo pelo procedimento até a realização do mesmo, pode haver uma demora, principalmente devido a burocracia. Entretanto, está na lei que toda a mulher tem o direito a receber o procedimento, desde que dentro de certas exigências. E quais são elas?
- Basicamente a mulher deve ter mais de 18 anos e dois filhos vivos ou mais de 25 anos
Os passos para conseguir a autorização da laqueadura são:
- ir a unidade básica de saúde mais próxima da tua moradia e manifestar o desejo de realizar a laqueadura tubária
- Neste momento, a paciente será encaminhada para reuniões de planejamento familiar, onde, dentre outras informações, lhe serão apresentadas diversas outras alternativas de métodos contraceptivos
- A seguir, a paciente será encaminhada para uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e médicos. A equipe conversa com a paciente sobre diversos assuntos, dentre eles está o porque do desejo do método, além de explicar como é o método. neste momento, não é incomum a paciente desistir visto que descobrem que este método é visto como irreversível (só uma observação: no fim do vídeo respondo se realmente dá para fazer a reversão da laqueadura).
- É exigido um tempo mínimo de 60 dias, que vai desde a paciente chegar a equipe multidisciplinar até ser encaminhada ao serviço de referência.
E depois de realizada a laqueadura tubária, a paciente corre algum risco de engravidar? A resposta é sim, infelizmente o método não é 100%. Entretanto, o risco de gravidez é muito baixo, 5 em cada 1000 mulheres que realizaram o procedimento engravidam, ou seja, menos de 1%.
Existem alguns métodos sobre contracepção cirúrgica feminina. Os dois métodos abordados neste vídeo serão o método por laparotomia e o videolaparoscopia.
Na cirurgia por laparotomia, é realizada a abertura da cavidade abdominal similar ao procedimento de cesária, porém um corte menor. a anestesia normalmente é a mesma da cesária, a raquidiano, que é a anestesia nas costas da paciente, onde a mesma não sentirá nada da altura do umbigo para baixo. Já a videolaparoscopia, a popular cirurgia por laser, é realizada através de três pequenos cortes, um no umbigo, onde será introduzida uma câmera, e outros dois cortes menores ainda, para utilizar pequenas pinças para se realizar o procedimento. Nesta cirurgia a paciente recebe anestesia geral.
O tempo de recuperação tende a ser mais rápido na cirurgia por videolaparoscopia, sendo que, em média, em até duas semanas, a paciente pode retornar as atividades. Já a recuperação da cirurgia por laparotomia, a recuperação é mais lenta, em média em torno de 4 semanas.
Agora, e com relação a reversão da ligadura tubária, da para ser feita?
Bem, por mais que, na época da cirurgia o paciente afirmasse que sabia que era permanente, e que estava bem com isso, as coisas podem mudar com o passar do tempo.
O procedimento de reversão pode ser realizado. Recanalizar as trompas é muito mais complexo doque a ligadura tubária. O procedimento normalmente envolve microcirurgia para recanalização, mas é possível de se realizar. Porém é um procedimento mais caro, mais complexo e existe chance de não ser efetivo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tenho 35 anos e nenhum filho e fiz minha cirurgia há 18 días, definitivamente foi meu presente. No dia da cirurgia eu estava radiante, feliz e tudo correu bem. Não senti nenhuma dor, minha recuperação foi perfeita. Fiz pelo plano e estou muito bem.❤

titilalima
Автор

Fiz a minha laqueadura hoje pelo sus, tenho 26 e dois partos normais! Foi feito corte de cesária, cortada e amarrada . Me mostraram o pedaço que tiraram ainda 🙌🏼 tava morrendo de medo da dor da anestesia, mais não senti nada o que realmente dói é quando anestesia passa e vc volta a sentir o útero e o corte 😢

edilenelopesdias
Автор

Fiz minha cirurgia a algumas horas aqui nos Estados Unidos! Estou muito feliz com minha decisão, minha médica muito compreensiva quando fui na consulta ginecológica que falei que queria fazer, tirei todas minhas dúvidas. E era uma cirurgia que eu queria muito fazer. Tenho três filhos. Aqui eles não precisaram de permissão do meu marido ou assinatura de outra pessoa para que possamos fazer a cirurgia( Eles respeitam a decisão da pessoa) ( não passei por consulta psicóloga) ela conversou comigo, perguntou se era isso que eu queria, claro que ela pensou que eu já Tinha tido essa conversa com meu marido, então me explicou tudo como seria, passei por outras consultas com as enfermeiras e anestesista e a médica novamente para assinar os termos, para elas me explicar tudo e orientar sobre cuidados e medicações. Até na farmácia quando vamos buscar os remédios e o sabonete antibacteriano que tomamos banho na noite anterior e na manhã seguinte da cirurgia eles explicam tudo com muito cuidado. Eu tenho ovário policístico, resistência à insulina, hipotireoidismo e com tanta enfermidades e obesidade depressão eu não tinha condições de ter mais filhos. Meu marido me ajuda muito com nossos filhos. Cuida muito bem de nós. Eu agradeço a Deus pelo homem de honra que ele é. Então agora estou em casa de repouso feliz com essa cirurgia. Eu não tinha mais condições de cuidar de bebê por conta da minha saúde.Tenho 29 anos. Queria dizer que você Dr explica tudo muito bem e estou muito contente em achar esse vídeo. Eu vim ver porque é no meu idioma e em inglês foge algumas falas muito obrigada!!!

kellygbr
Автор

Eu fiz a cirurgia ontem laqueadura tubária tenho 24 anos e 3 filhos de parto cesária eu fiz pelo SUS graças a Deus deu tudo certo

fabioliveira
Автор

Tenho 27 anos, mãe de 4 filhos . Todos de parto NATURAL .
Dia 17/05/2024 realizei minha tão sonhada laqueadura tubária.. feita de corte cesariana , hoje faz 2 dois de pós operação, sinto poucas dores, e confesso que foi a melhor escolha da minha vida !!!!
Laqueadura realizada pelo SUS ❤🙏🏻

aliinefelix
Автор

Eu a minha laqueadura tem 5 dias .
Tenho 3 filhos e não vejo a hora de volta fazer minhas atividades diárias.
Mas estou muito feliz, pois tento fazer esse procedimento muitos anos .😊

luanasantos
Автор

Eu fiz a minha laqueadura por videolaparoscopia há 4 anos, na época tinha 32 anos e tenho 1 filho de 6. Não tive nenhuma complicação e foi uma das melhores escolhas que fiz.

dryka
Автор

Eu fiz o planejamento familiar grávida da minha 3 bb

renatapeitl
Автор

Fiz a minha tem dois dias, estou muito feliz, pela nova lei, tenho um filho, tenho 26 anos!

rosianesilveira
Автор

Estou a 4 dia que fiz minha cirugia estou passando muito bem graças a Deus

renatasilva
Автор

Bom dia doutor pelas informações tirou às minhas dúvidas min arrependo muito dê te feito lagueadura quero engravidar e não posso mais maís creio que sim Deus quese Eli pôde reverter a minha estória

MariaCicera-whnh
Автор

Eu ganhei minha bb dia 5 de março parto normal e dia 6 eu fiz a laquiadura tubária ocorreu tudo bem graças a Deus

renatapeitl
Автор

Fis a minha laquiadura tem 14 dia hj graças a deus deu tudo certo, eu hj com 29 anos 2 filhos e fico feliz q conseguir ❤

Naruto-ky
Автор

Tenho 42, já tive um infarto e AVC. Uso DIU mas tenho muita cólica e muito fluxo durante o período menstrual. Estou cogitando fazer laqueadura. Minha médica solicitou vários exames…. Muito obrigada pelos esclarecimentos

larissaoliveira
Автор

Fiz a minha vai fazer uma semana amanhã, estou em processo de recuperação, e tiraram as minhas tropas, estou.muito feliz é o que eu mais queria nessa minha vida . Já tenho um filho e está ótimo assim .

julianawobetostrada
Автор

Já estou com 4 dias que fiz a cirurgia de laqueadura 03/11/24 ocorreu tudo bem tô bem.tenho 3 filhos de forma cesariana e graças a Deus mesmo foi feito 2 anos depois que meu filho nasceu

carinecm
Автор

Excelente vídeo! Tenho 26 anos e 2 filhos. Já estou correndo atrás pra realizar a laqueadura pelo SUS, sonhando com esse dia 🙏🏻

erikaaanm
Автор

Fiz minha laqueadura. Fizeram a remoção das trompasde falopio.
Estou me recuperando, estou no pós operatório.Profissionais
exemplares, uma filha e tenho 35 anos.
Fiz pelo SUS, ViVa o SUS!
Anestesia geral, profissionais humanizados e acolhedores. ❤❤❤❤

annapaulamoura
Автор

Tenho 26 anos
2 filhos
Fiz laqueadura pelo sus a 20 dias graças a deus correu tudo bem tô ótima,
Apenas repouso

ThaliaMiranda-vl
Автор

26 anos dois filhos e 5 dias de operada melhor coisa da minha vida 👏🏼👏🏼

BeatrizFernandez-xo