COMO MONTAR OU EXPANDIR UM PROVEDOR DE INTERNET | PLANO DE NEGÓCIOS PARA ISP | VEJA O PASSO A PASSO

preview_player
Показать описание
COMO MONTAR UM PROVEDOR DE INTERNET | PLANO DE NEGÓCIOS PARA ISP | VEJA O PASSO A PASSO

Montar um provedor de internet tem sido uma área muito explorada por empreendedores em razão de seu amplo crescimento. Além de promissora, a demanda por esses serviços coloca a internet em destaque como uma das principais alternativas de negócio da atualidade.

O provedor de internet, e o provedor regional (em amplo crescimento), é um dos principais fatores de influência na transformação no conceito de comunicação - e também geração de oportunidade de negócios.

Os provedores regionais - também chamados ISPs - têm propulsionado o crescimento da banda larga no país. Os provedores regionais estão conquistando seu espaço, sendo responsáveis por propiciar o acesso em localidades onde as grandes empresas não têm interesse em investir. Além disso, provedores regionais têm investido em fibra óptica, aspecto que tem conquistado a preferência de usuários rurais e de regiões distantes das capitais.

Apresentamos alguns passos necessários para investir e montar um provedor de internet maximizando o seu faturamento, acompanhe:

1. Analise a região

Conhecer bem a região é fundamental para avaliar a potencialidade comercial de onde você vai iniciar o seu empreendimento. Analise também a concorrência para descobrir os pontos que precisam de investimentos maiores para superar a concorrência e se destacar no seu município.

2. Obter a licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

O empreendedor que não deseja ter problemas no futuro deve providenciar uma licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Essa licença é emitida pela ANATEL e é somente direcionada à Pessoas Jurídicas.

O provedor regional possui mais facilidade no manejamento de taxas (aqueles que possuem menos de 5 mil assinantes), mas é preciso comunicar à Anatel o tipo de serviço que será prestado.
3. Invista em logística

Garantir a excelência na qualidade dos serviços é o primeiro dos vários passos para aumentar a satisfação dos seus clientes e também fortalecer a imagem do seu negócio. Para isso, invista o tipo de serviço que você irá prestar - fibra óptica, via rádio ou linha telefônica - uma vez que a constituição da estrutura varia conforme a classificação e o tipo de cobertura oferecida.

Outra questão a ser considerada é o número de clientes e também a distância que eles estão em relação ao seu provedor, isso porque a quantidade de suprimentos necessários à ativação dos serviços será estipulada de acordo com essa análise.

4. Invista em um atendimento de qualidade

Uma das maiores queixas presentes entre clientes de grandes provedores é o atendimento oferecido em call centers que são terceirizados. Para estabelecer uma qualidade padrão no atendimento e se diferenciar no mercado é importante investir em cursos de capacitação, buscando assegurar mais eficiência e eficácia nos trabalhos oferecidos.

E não se engane, ser regional não é uma deficiência, é sua maior qualidade!
Plano de negócios para provedor regional, como montar um provedor de internet

Disputar espaço com uma grande operadora pode parecer um grande desafio para o provedor regional, mas a briga não é desleal. Há muito espaço para disputa de mercado e brechas que podem ser exploradas pelos provedores regionais.

Além da possibilidade de levar acesso à internet a locais que muitas vezes não são atendidos pelas operadoras nacionais o empreendedor regional conhece melhor que ninguém as demandas do cliente ao seu redor e deve explorá-la.

Uma dessas situações diz respeito ao atendimento prestado pelos “peixes grandes”. De acordo com a Anatel, consumidores de serviços de produtores regionais tendem a ficar mais satisfeitos em relação a clientes de grandes operadoras.

Muitas vezes, quando um cliente procura um provedor de internet, ele pode ter a impressão que será melhor atendido pelas grandes empresas e marcas consolidadas, o que não é bem verdade. Marcadas por terem seus call centers terceirizados e equipe pouco qualificada - além de mensagens gravadas infindáveis, onde o cliente precisa inserir muitos dados antes de chegar ao atendimento com uma pessoa - o cliente não passa de um número, e não recebe a devida atenção.

Com o provedor regional o atendimento é mais humanizado, diferenciado e personalizado. Isso acontece porque, se o cliente não conhece o provedor regional pessoalmente, a empresa conhece bem a região e está ciente dos problemas e demandas da clientela. Além disso, os processos de organização são mais práticos e possuem pouca burocracia, o que permite ao cliente estar mais perto, aumentando a eficiência do serviço.

O suporte técnico do provedor regional também é mais ágil. Enquanto o grande provedor oferece um atendimento técnico em que a clientela precisa esperar por dias, os processos burocráticos para esse tipo de serviço também são mais simples e ágeis quando se trata do provedor regional.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nunca falam algo que realmente interessa, é só um papo nada com nada e a publicidade do entrevistado. UMA BOMBA.

oscarrenan
Автор

Podcast telecom em BH em Felipe oque acha da ideia,

gutembergCDBTELECOM
Автор

Minha duvida é em relação a quem/qual empresa entrega o link dedicado.
Vamos supor que eu queira oferecer planos de 500Mbps a partir de um link dedicado de 10Gbps por exemplo. Quem me entrega esses 10Gbps? Qual nome de mercado que posso googlar sobre?

jonathanduarte
Автор

Boa tarde meu garoto
Estou querendo montar um provedor
Mas não sei por onde começar
A minha pergunta é
Quanto de internet que eu preciso para abastecer 350 cliente residencial
Muito obrigado

nelsonsantos