O real e as estruturas clínicas | Christian Dunker | Falando nIsso 84

preview_player
Показать описание
Nesta série, Christian Dunker pretende responder a algumas dúvidas frequentes relacionadas à psicanálise. No vídeo-pílula de hoje, ele termina de responder a uma pergunta que levou 3 vídeos para chegar ao fim. Hoje, a relação do real com as estruturas clínicas.

--
Bibliografia
Seminário V. As formações do inconsciente
Seminário VI. O desejo e sua interpretação
Seminário IV. A relação de objeto
Seminário VII. A ética da psicanálise
Jacques Lacan

Lacan and the concept of the "real"
Tom Eyers

Por que Lacan?
Christian Ingo Lenz Dunker

Links

--
Captação e tratamento de som e vídeo, iluminação, direção e edição são feitas por lucas buli

A trilha sonora é de autoria de Thommaz Kauffmann.

--
2017
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"a gente vai encontrar uma boa síntese..." kkkk ótimo, professor! só ler os livros 4, 5 e 6 do seminário

sohrafo
Автор

Descobri o canal há pouco, assistia suas aulas na USP, mas me mudei de cidade....caramba....que bom encontrar suas ótimas explicações por aqui.

rToshioSato
Автор

Poderia fazer um vídeo explicando a neurose fóbica (placa giratória, etc), a diferença entre um medo obsessivo e uma fobia de fato (exemplo: pavor de barata ser comum a obsessivos)?

blackmoons
Автор

Olá Professor! Tudo bem ? Você poderia falar um pouquinho sobre " a coisa " ( das ding ) contida no Seminário 7 ? Qual seria a relação de das Ding com " O Projeto " de Freud e se há alguma relação com o Neurônio A ( contido no Projeto ). Sigo sempre acompanhando o canal. Já pude assisti-lo ao vivo na " Sedes Sapientiae" em SP e quando descobri o canal achei a inciativa ótima. Parabéns pelo canal. Um abraço do SUL.

demetriuslocks
Автор

Professor Dunker, o senhor poderia fazer um Falando Nisso sobre o conceito de Reconhecimento em Lacan ?

humbertoborges
Автор

Christian. Sou um psicanalista em formação, acompanho seus vídeos que são um complemento importantíssimo em minha formação.
Gostaria de ouvi-lo falar sobre a construção da figura/função paterna, quando este homem esteve ausente fisicamente para o filho, mas é nomeado como tal em sua ausência.
Grato pelas contribuições

valdemirfranciscopsicologo
Автор

Oĺa! Professor, suas aulas tem sido muito instrutivas. Gostaria de pedir que o senhor apresentasse a diferenciação entre vínculo e transferência.

roqueveloso
Автор

Professor, gostaria de saber mais sobre a relação entre os estudos de predisposição genética e a teoria psicanalítica. Uma conjunção é possível?

pedroteixeiradealmeida
Автор

professor pode desenvolver mais sobre o que é a castração para Lacan?

Abello
Автор

Dunker, na sua leitura sobre o tema, a Bejahung é característica apenas da neurose, entao? Qual seria a diferenca entre a Austossung e a Verwerfung nesse caso? Obrigada desde já!

deborahl.k.
Автор

Caro Christian, o que é demanda, alienação e desejo, em Lacan ?

ricardoa.
Автор

Prezado Prof. Christian qual a sua opinião sobre a "Clínica do Real" elaborada por Jorge Forbes e os demais integrantes do Instituto de Psicanálise Lacaniana (IPLA)?

claudiotorquato
Автор

Professor, por onde começar a estudar Lacan? Obrigada!

Anninhasjdr
Автор

Professor, você falou sobre Psicanálise e medicamentos, ou seja, psicanálise em conjunto com a Psiquiatria, e me surgiu uma outra dúvida. Sou estudante de Psicologia e ando tendo contato com crianças autistas, em estágio. Porém, percebo uma resistência no uso da psicanálise para o tratamento destes sujeitos, tendo outras linhas teóricas da Psicologia maior aceitação. Minha dúvida é: É possível tratar um mesmo sujeito (no caso, o meu questionamento é sobre os sujeitos autistas, mas se o senhor quiser abranger...) com dois psicólogos de abordagens diferentes? Um poderia influenciar o trabalho do outro? Se sim, positivamente ou negativamente?

Obrigado!

lucasa.
Автор

A resolução do complexo de Edipo vai indicar se s pessoa tem que fazer tratamento ou não. A forma da resolução do Edipo é que vai dar origem a neurose, ou a psicose e suas variantes. Querido Dunker, eu acho que eu me identifiquei com meu pai e não com minha mãe. Nunca na minha vida me identifiquei com uma mulher eu me identifico com os homens que admiro. Eu sou heterossexual.

aidapaiva
Автор

Matéria muito complexa, pra uma exposição tão rápida em tão pouco tempo. A não ser que o seu público é seleto.

mauriciopereiraalves
Автор

Teoria emaranhada defuni apenas uma minima parte da realidade..E forma pisiquiatras doentes.

dionimezan
join shbcf.ru