TAU é bom? - Vale Crítica

preview_player
Показать описание

TAU (Tau, 2018), novo filme original Netflix de ficção científica, dirigida por Federico D'Alessandra, conta a história de uma moça raptada (Maika Monroe) que descobre ter caído nas garras de um cientista megalomaníaco (Ed Skrein) que está desenvolvendo uma inteligência artificial (voz de Gary Oldman) e usa cobaias humanas pra extrair delas o máximo de experiência e conhecimento. Agora se é bom ou não, dá uma olhadinha nesta visão do Super Oito com mais um quadro de review.

OTAVIO UGÁ:
Redes sociais: @otaviouga

CONTATO COMERCIAL:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O único original Netflix que gostei até hoje foi "Onde está Segunda?"

julianacristinadeoliveira
Автор

Eu gostei muito de TAU, senti muita empatia pela inteligência artificial.

RobsondeAAlves
Автор

A Netflix deveria focar nas séries originais, até porque é seu ponto forte

ojoao
Автор

Eu ameiii TAU. Pra mim foi um dos melhores filmes que assisti atualmente. Só o fato da principal n ser idiota como na maioria dos filmes, e não demorar pra trama começar. Eu Mostra que o avanço é tão grande da inteligência, que é capaz de desenvolver certos sentimentos semelhantes ao humano. O time é melhor do que ELA. Mas... óbvio q é suas falhas como TODO filme tem.

alanacardoso
Автор

Os originais Netflix tentam, mas não emplacam....
Editando: Ela e Ex Machina são perfeitos, não tem nem chance para o tal do Tau.

mailsonsilva
Автор

" *Tau, onde está a chave da porta?
Eu não posso dizer!

Tá em cima da cômoda!
Tau, o que é que ele esconde no quarto?
Eu não estou autorizado a responder!!

Uma cuelçinha amarela que ele adora vestir nas noites de quinta! "

... )



*(Otávio Uga imitando as vozes do robô e da paciente!)

martinsouza
Автор

Eu acabei de assistir o filme e gostei demais, mas teve algumas coisas que ficaram meio perdidas. Esse projeto do Alex, no caso esse chip que ele estava tirando as informações da Julia, iria criar uma IA? Nao gostei também do personagem do Alex, aquelas reuniões soltas e quase nenhum andamento nesse tal projeto, só se via testes e testes. Eu gostei bastante do TAU e como a Julia conseguiu criar esse vínculo com ele, tanto que começou a ter sentimentos por ela. A curiosidade dele, visto que ele disse que tudo que ele sabe foi o criador dele que deu o conhecimento, ele não sabe o que tem fora, não sabia o que era pessoa, e a Julia começou a ajudar muito ele nisso, e isso mostra que tem como sim uma máquina ou uma IA não ter conhecimento nenhum e ir adquirindo aos poucos. Enfim, qualquer filme de IA eu gosto e acho que não tenho muito o que reclamar.

AmandaSantosBlog
Автор

Eu gostei do filme. Ele me fez refletir sobre alguns pontos:

1- a informação como ponte para o conhecimento
2- o livro enquanto transmissor do conhecimento
3 - o poder do conhecimento para libertação do indivíduo

Em uma cena, Alex, o cientista, diz: “se controlar o fluxo de informação, controla-se, portanto, o comportamento. Seguindo essa citação percebemos, desde o início da trama, que “Tau”, uma robo de inteligência avançada, é dominada por ele, a qual necessita fazer tudo que ele ordenar. Para isso, Alex restringe a entrada de informações para Tau, logo, seu conhecimento de mundo fica limitado. A Júlia, proibida de conversar com a Tau, rompe esse protocolo e começa a dialogar com ela. Devido à isso, notamos, ao longo do filme, a evolução de Tau no que concerne ao seu conhecimento. Logo, ela pode ser vista como uma metáfora para aqueles que não têm autonomia, dependência, que não têm acesso ou não procuram por conhecimento, aqueles que obedecem regras/padrões sem questionar, ou seja, assim como Tau, ser uma marionete nas mãos daqueles que detém algum poder. Podemos observar a relação de conhecimento + libertação do sujeito quando Alex, por perceber que Tau não quer mais obedecê-lo, limpa a sua memória, apagando, assim, o seu conhecimento obtido. Após isso, a Tau volta novamente a obedecê-lo. Além disso, o filme nos mostra a importância do livro para obter informação e, assim, construir o conhecimento. Julia ensina Tau através de livros, embora ela estivesse em uma era tecnológica, ela faz uso do livro para obter respostas às indagações de Tau. Em uma cena Tau questiona: - os homens da caverna não comiam dinossauros? - Júlia diz: não. - Tau: e porque você disse que eles comiam?. - Júlia: como eu falei antes, tem coisas que eu não sei. - Tau: como não sabe? Se você pode ler livros?. Assim, percebe-se que os livros, ainda que estejamos em um mundo tecnológico, são fontes indispensáveis para o conhecimento. Enfim...
“Todo filme/série que provoque uma reflexão já é digno de ser assistido” :)

marianemonteiroduarte
Автор

Esse filme se achou o TAL e não deu certo

maumonteiro
Автор

Sou fã de ficção científica e discordo com você em algumas partes. Não levei em consideração outros filmes "melhores" para curti-lo unicamente e, tirando algumas cenas em que eu esperava mais, acabei gostando bastante. :)

mah
Автор

Sinceramente a Netflix acerta mais nas séries que nos filmes!

photosintesya
Автор

Otávio, amo seus vídeos. Eu queria muito que você fizesse os seu top 10 filmes favoritos de sempre (ou top 8, ou 16, ou 32 ou etc... :P) Se você conseguisse fazer esse vídeo, ficaria agradecido :D

TmasterinoYT
Автор

Achei previsível, de certa forma vazio, um pouco absurdo, nao a inteligência artificial, mas sim o fato dela cortar a mão do Alex e ele aparecer como se nada tivesse acontecido😂😂😂

ellhyg
Автор

" é continuação daquele TAU pai TAU filho " essas perguntas do começo

Jack-pkpx
Автор

Otávio, poderia fazer a crítica sobre o filme "Crooked House" ? (Agatha Christie).
Fiquei quebrando os pedaços de encéfalo nesse filme! Comecei a me interessar mais depois do "Assassinato no expresso do Oriente" (simplesmente maravilhoso).
Abraços!

joaovelho
Автор

O filme é Assistível
🔴Spoiler🔴

Achei tosca quando o "cientista" morreu, casualmente o teto caiu só em cima dele 2 vez . E na mina que tava a centímetos de distância dele NADA nem poeira.

adelianneteixeira
Автор

Fala sobre O FILME EXTINÇÃO, , ,,QUE ESTREOU RECENTEMENTE NA NETFLIX, , , , FODA

sensacao
Автор

Eu vejo muito coerência na sua crítica, o filme pode ser pobre no roteiro, mas no meu ponto de vista o roteiro quis passar uma mensagem da qual depende da sua percepção, no caso seria a evolução absurdamente rápida da tecnologia, onde nós seres humanos somos submissos a elas e em muitas vezes substituídos pelas mesmas. Os Smartphone são é perfeito exemplo disso, então eu acredito que por mais defeitos que tenha o roteiro, a mensagem é válida!

Mas isso também vai da sensibilidade de cada um.

tarexendius
Автор

Eu amo as críticas do Otávio, mas quando se refere as produções da Netflix ele já analisa com um "pré-julgamento". Incorre no erro que ele mesmo tanto critica que é o de "não assistir uma produção já cheio de expectativas e ver cada filme como uma obra singular", chegando a comparar com outros filmes que tratam sobre IA's no minuto 05:23.
No caso de TAU, dá pra notar essa "implicância" com a produção da Netflix, pq, cara, É UM FILME MUITO, MUITO BOM!
Em nenhum momento o filme promete entregar isso que ele tava esperando. Em parte alguma o criador do projeto demonstrou que precisava omitir as informações para as cobaias, pelo contrário, quando percebeu que entendendo o que precisava fazer a cobaia o ajudaria no projeto, passou a ajudá-las também.
Outro ponto, é equivocado dizer que a segurança da IA era pífia e revelava segredos simplesmente pela "insistência", na verdade, a protagonista consegue extrair informações do TAU pelo vínculo que criaram entre eles, uma "amizade", a IA estava desenvolvendo sentimentos pela Júlia, pq era fascinado por conhecimento e ela lhe ensinava coisas do mundo externo, coisas que o TAU desconhecia, o que fez que ganhasse sua confiança.
Pra mim, o filme é bom do começo ao fim, não chega a ser perfeito, aliás, quais filmes são, né?
Mas com certeza é uma obra que quem assistir não vai sentir aquela sensação de "PERDI MEU TEMPO".
É intrigante, instigante, causa tensão e sentimentos bons ao assistir.

Me desculpa, Otávio, mas nessa vc não foi bem não 😬

Ocorretordecomentarios
Автор

Acho q o grande problema da Netflix é a originalidade do seus produtos.... sempre são inspirados em obras q emplacam no cinema... bird box = quiet place, tal = ex machina e assim vai... vc consegue pegar vários originais netflix q são parecidos com filmes de sucesso podem dizer o quão diferente é os filmes mas a lembrança é a msm...

TecCarlosxdx