COMO UTILIZAR TEXTOS MOTIVADORES NA REDAÇÃO DO ENEM

preview_player
Показать описание

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS

/// SOBRE O VÍDEO
Ao elaborar a redação, seu ponto de partida serão as informações que a própria prova te dá: o nome dessas informações é coletânea de apoio. Ela pode te ajudar nos parágrafos de desenvolvimento e também pode servir como base para a elaboração do título da redação. Mas não basta repetir os dados e citações ao longo do seu texto: você deve saber utilizar essas informações adequadamente. Nesse post, te ensinamos como usar a coletânea de apoio!

Quando se trabalha com vários textos, geralmente, há um tema em comum, apesar de cada um ter a sua própria tese. O tema sairá dos pontos em comum entre essas teses.

Se há várias teses na coletânea, é interessante que você as discuta para que não haja redução do tema. O ideal é resumir cada texto com suas próprias palavras. Criará, com isso, a intertextualidade com a coletânea. Esses resumos mesclados às questões de cultura pessoal é o que se convencionou chamar de uso da coletânea.

Neste vídeo, a professora Dani te dá dicas de como melhorar o uso da Coletânea de Apoio e como pode relacioná-la à elaboração do título de sua Redação do Enem. Dúvidas? Deixa nos comentários! ;)

⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:47 - A grande questão é: não devemos copiar, na íntegra, o que está nos textos motivadores. Uma dica é mostrar como o nosso repertório sócio-cultural faz com que a gente interprete a realidade. Os textos que estão na proposta mostram a realidade para que a gente interprete.

01:47 - A forma mais interessante é partir dos textos motivadores, interpretá-los e usar nosso repertório para desenvolvê-los ainda mais.

01:59 - Em 2016, a proposta de redação do Enem falava sobre o combate à intolerância religiosa no Brasil. Um dos textos motivadores era um gráfico que mostrava que, entre 2011 e 2014, houve 75 denúncias de seguidores de religiões de matriz africana que sofreram algum tipo de preconceito.

02:23 - Uma dica seria colocar esse dado no meu texto, com a fonte (não se esqueça da fonte!), e interpretaria esse dado com base no meu conhecimento de mundo. Poderia relacionar esses dados com a colonização do Brasil, por exemplo. Desse modo, você relaciona o que o texto motivador traz com o que eu sei.

🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ Como planejar a redação do Enem?

Baixe nosso e-book!

❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/

/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM

Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound
Рекомендации по теме