Resenha: A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante

preview_player
Показать описание
Vídeo-resenha do romance "A vida mentirosa dos adultos", de Elena Ferrante

Encontre-me em:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Line, que vídeo! Já é um dos meus favoritos do canal e olha que a competição é muito acirrada pois muitos vídeos maravilhosos hahahaha que ideia interessante essa do ensaio ficcional sobre o desejo e o que há de repulsivo e atrativo nas descobertas sexuais. Eu sempre acho que os livros de ficção de Ferrante estão fazendo teoria e você delineou bem demais esse caminho. Não tinha feito essa associação antes de ver seu vídeo, mas lembrei da Convidada do Casamento da Carson, como é difícil ver essa fase da vida bem retratada no que tem de descoberta do mundo e de horror. É uma narrativa que me interessa muito nesse sentido porque acho que a gente tem tão poucas que dão conta dessa estranheza. Eu gostei muito do que Ferrante faz com a pulseira nesse livro. Parece que ela retoma o movimento da pulseira de Lenù na tetralogia, esse objeto valioso que ela ganha da mãe, que os Solara quebram, a filha rouba, até que depois da morte da mãe a pulseira volta para ela. Só que enquanto na tetralogia isso tá um pouco nos bastidores porque não diz respeito à relação dela com Lila, aqui ela tá no centro, fazendo essa teia que você menciona. E é sempre um objeto que os homens estão roubando das mulheres, algo que diz de uma transmissão que é interrompida e retomada várias vezes de vários jeitos, como estratégias que as mulheres encontram para não deixar sua herança se perder. Eu gostei muito da marcação geracional também, Giovanna é de uma geração diferente das outras narradoras de Ferrante e isso fica bem óbvio!
Um beijo, querida, obrigada por esse vídeo incrível!

tatiannedantas
Автор

Spoiler: No final ela se castra através da perda da virgindade pra fugir do desejo.. esse desejo que constroi a vida mentirosa dos adultos. Livro muito inteligente e bem escrito.

nenomengo
Автор

Sua leitura é perspicaz e precisa! Adorei! Entendi que a entrada de Giovanna na vida adulta se dá a partir do momento que ela aceita, conscientemente, entrar no jogo de submissão e poder dos desejos - e, a partir dessa inserção, saber tirar algum proveito, como faz na cena final.

ProfessorGabrielNascimento
Автор

Acabei de ler esse livro, e vim assistir suas impressões sobre. Maravilhosa a sua interpretação sobre a pulseira. Tudo fez sentido, inclusive nas bonecas na tetralogia. Mudou muito minha avaliação da estória. Amei, como sempre!❤️

Jessicalibranumo
Автор

Inicialmente, achei a narrativa superficial e até infantil ... depois de alguns dias, as fichas foram caindo. À medida que Giovanna amadurece, passa a praticar comportamentos que são por ela mesma, criticados, porém sem percebe- los. Além disso, percebo que talvez haja uma homossexualidade submersa, mas não escondida, pois nem a própria Giovanna se dá conta.

Liz-pkss
Автор

A capa brasileira é, realmente, um desastre da diagramação. Também amo os escritos da autora. Ótima resenha!

JessicaSindra
Автор

Aline, estou encantada com este vídeo! Eu amei este livro e vendo o seu vídeo fui entendendo exatamente todos os motivos, até os que eu não tinha me dado conta! Um beijo e parabéns!

anaclaudiasantosneto
Автор

Que análise interessante sobre o livro!! Adorei!!!

angis
Автор

Me arrependi de não ter comprado essa edição do Clube Intrinsícos. Você foi muito elegante, como sempre, no seu comentário sobre a capa do livro que vai ser lançado. É pavorosa! Vou comprar, claro, mas, depois, vou esconder na minha estante. 🙄

carlapoppe
Автор

Amei sua resenha! A vida mentirosa dos adultos foi o livro da Ferrante que eu menos gostei, mas agora vi o livro com outros olhos. Costumo me identificar muito com alguma personagem nos livros dela (o que é sempre doloroso) e neste livro isso não aconteceu, talvez seja o motivo de não ter gostado tanto.
Bjs

BiaG
Автор

A série Minha amiga brilhante de HF é maravilhosa. Vejo na sua narrativa algumas semelhanças com a série .

marienirb
Автор

Oi, Aline, obrigada pelo vídeo. Você me fez pensar muito, como sempre. Eu quando li o romance pensei ele muito em comparação com o filme Para Minha Irmã, da Catherine Breillat, em que ela também fala muito dessa descoberta do sexo e das relações de poder em torno da sexualidade. Por isso vi muito a cena em que ela se decepciona com o Roberto, aquele protótipo de Nino, e resolve ter uma relação completamente sem romance, para se livrar da virgindade, com um camorrista, como ela entendendo que os homens são todos iguais, e que pelo menos esse não se esconde por trás de um verniz de boa educação para depois agir do mesmo jeito.Também achei que o comentário de classe é muito forte, o pai escondendo as origens dele em um bairro pobre, a própria pulseira, que todo mundo vê não só como algo caro, mas algo de extremo bom gosto, o prazer dela em falar o dialeto, que ainda é associado com pobreza por muita gente, inclusive pelo pai dela. Em resumo, achei outro livro fantástico da Ferrante, fiquei muito impressionada com ele.

juliaboechat
Автор

Nossa, que capacidade síntese e análise, muito bom!

vanessadomingues
Автор

Também amo a escrita dela. Estou Como sempre, sua leitura está à altura da HF.

mariliaarnaud
Автор

Você é muito criteriosa e elucidativa...nunca tive vontade de ler Ferrante...sempre deixava para depois, mas agora vou providenciar essa obra...sua abordagem me fascinou...beijão, Aline!!

irangagomesdearaujoflores
Автор

Eu amo capa lisa.
Dá vontade de assinar só pelas capas.

polly_
Автор

Adorei, mas acho q vc poderia ter dado mais spolers

giovanamazer
Автор

Li todos os livros da Ferrante, ate o Frantumaglia.Falta esse . Depois da sua excelente resenha, entao, fiquei ainda mais motivada.

marilialopesdacosta
Автор

Adorei a resenha!! Já queria ler, agora quero ler agora mesmo!!! haha Adoro suas resenas Aline! bjs

priscilafelix
Автор

Adorei a tia Vittoria...tia louca da p* amei. Eu amo personagens de tias também! Já a personagem da Giovanna me incomodou bastante. Eu adorei a construção que ela fez da Giovanna, mas o final brusco e aberto me incomodou demais. Gostei do livro, mas não amei. Expectativas, neah? Criei e agora tô tentando saber lidar com elas. Achei que a personagem da tia Vittoria se perdeu um pouco da página 300 pra lá...e eu queria que ela tivesse mais presente no final. Achei que a linha entre Giovanna - tia Vittoria - sexualidade estaria mais conectada no final. Considero o livro, mas com certeza gosto bem mais dos outros da Ferrante

carolinarosinelli